Inauguração do Dojo Shimahara marca o Dia do Aikido na Universidade São Judas
 

Matéria

Inauguração do Dojo Shimahara marca o Dia do Aikido na Universidade São Judas

29 / Abril / 2025

Evento reuniu seis instituições e destacou a importância da prática marcial para a saúde física e mental

Em comemoração ao Dia do Aikido, a Unidade Mooca da São Judas inaugurou o Dojo Shimahara unidade Mooca, um novo espaço dedicado à prática e ao ensino das artes marciais.

A cerimônia de inauguração foi realizada no último sábado, dia 26, e reuniu praticantes, mestres e representantes de seis instituições de Aikido do Brasil: Instituto Maruyama, Takemussu Aikido, APA (Associação Pesquisa de Aikido), FEBRAI (Federação Brasileira de Aikido), Federação Aikido Paraná e Dojo Shimahara.

O evento contou com a presença de Guilherme Daflon, diretor da marca São Judas, acompanhado pelas professoras Thiciane Lins (diretora adjunta) e Renata Fiore (gerente do campus Mooca). Em sua fala, Daflon destacou que o novo espaço foi idealizado não apenas para os estudantes, mas também para atender à comunidade do entorno, promovendo o autoconhecimento, a saúde física e mental. “É um orgulho enorme poder inaugurar esse dojo, que se propõe a contribuir com o sucesso pessoal e social dos nossos alunos e da comunidade”, afirmou.

Marcelo Bueno, conselheiro da Ânima Educação e fundador da instituição, também esteve presente e ressaltou o valor simbólico da inauguração. “Ter um dojo no coração de uma universidade representa uma educação moderna, que valoriza o humano em tempos de inteligência artificial e automação. Soft skills, como a disciplina e o respeito ensinados pelo Aikido, serão cada vez mais importantes para transformar sonhos em realidade”, declarou.
O evento também homenageou o sensei Eduardo Shimahara, que inspirou a criação do espaço e cujo legado foi lembrado por senseis e convidados. Sensei Roberto Maruyama emocionou o público ao relembrar a trajetória de Shimahara no Aikido, enfatizando os valores de harmonia e respeito promovidos pela prática. “O Aikido não prega a competição, mas a sintonia humana, o respeito ao próximo e a administração das diferenças”, pontuou.

Sensei Wagner José Bull reforçou a importância do Dojo como um centro de formação de cidadãos mais conscientes e harmoniosos. “O Aikido ensina a fazer o bem e por ser o bem, ele se torna também o fim. Temos aqui uma referência nacional que certamente será um exemplo para futuras gerações.”

A inauguração do Dojo Shimahara na Universidade São Judas simboliza a união entre tradição e modernidade, fortalecendo o compromisso da instituição com a formação integral de seus alunos e o desenvolvimento humano através da prática marcial.