06 dez

Seminário A Afinação do Mundo: Homenagem a Murray Schafer – de 06 a 08/12

O compositor, autor e musicólogo canadense Raymond Murray Schafer foi responsável por disseminar em várias escolas pelo mundo o conceito de soundscape. Cursos de música, comunicações, artes, arquitetura e psicologia se apropriam do termo para refletir sobre o papel social, psicológico e político das paisagens sonoras no bem-estar e na constituição das cidades e comunidades. Em agosto de 2021, aos 88 anos de idade, Schafer nos deixou, legando quase três dezenas de livros teóricos, experienciais e pedagógicos que seguirão dando continuidade crítica a seu trabalho.

O projeto de extensão universitária “Paisagem Sonora para Bem-estar Psíquico e Social no Butantã”, da Universidade São Judas, iniciado em 2020, foi sustentado pelo pensamento schaferiano e sua influência na Comunicação, Urbanismo e Musicoterapia.

Por isso, este evento apresenta os primeiros resultados do projeto, em um site com o mapa sonoro da região em que está localizado o campus da USJT no Butantã, com discussões em honra à memória de Schafer no Brasil.

Além disso, abordando dois grandes eixos temáticos, a Comunicação Sonora e Cultura do Ouvir, e as Trilhas sonoras e Desenho de Som, o Seminário “A Afinação do Mundo” reúne os professores de som e áudio da casa e os convidados externos Marcelo Kischinhevsky, da UFRJ, Eduardo Vicente, da USP, e Chiquinho Rota, compositor e professor da Unirio.

Ao final do evento, que ocorre em plataforma online, os alunos do projeto, coordenados pelo Professor Doutor Marcello Monteiro Gabbay, apresentam uma performance sonora para encerramento dos trabalhos.

ProgramaçãoAcompanhe


 

Receba os melhores conteúdos e fique por dentro de tudo