Vai prestar o ENADE em 2018?

Aqui você encontra todas as informações que precisa para mandar bem no Exame!

 

Criamos esta página para que você, estudante da São Judas, encontre todas as principais e mais relevantes informações sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). As informações estão no formato ‘Perguntas e Respostas’.

Para auxiliar os alunos na compreensão dos tipos de questões que são trabalhadas na prova do ENADE, temos 4 vídeos explicativos:
Resposta Única Interpretação Complementação Asserção-Razão

Abaixo você pode acessar e fazer o download de outros materiais de apoio referentes ao ENADE:

 

Edital de Premiação – Anual

Edital de Premiação – Semestral

Guia de Orientações

Cartilha – Tire suas dúvidas

Lista de Inscritos – Enade 2018

Manual de acesso ao questionário do estudante

Edital – Enade 2018

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, mais conhecido como ENADE, tem como objetivo avaliar e acompanhar o processo de desempenho acadêmico dos estudantes, tendo em vista as diretrizes curriculares do curso de graduação.

O Enade é obrigatório para os alunos selecionados, de acordo com a Lei N. 10.861/2004. O estudante que realizar a prova, terá a mesma registrada em seu histórico escolar. O aluno concluinte, habilitado e convocado que não realizar a prova não poderá receber seu diploma.

A regularização da situação de estudantes que ficarem irregulares perante o Enade 2018 ocorrerá por ato do Inep, a partir de edição subsequente do Exame conforme edital do Edital nº 40, de 19 de junho de 2018.

Formados em cursos com nota 5 no ENADE são reconhecidos pelo mercado de trabalho por sua excelência acadêmica, aumentando suas chances de ingressar em empresas referência na área estudada.

A nota e conceito do seu curso também são influenciados pela nota individual conquistada no exame.

É por meio do ENADE que você demonstra tudo que aprendeu durante o curso e comprova para o mercado a excelência da sua formação. É a oportunidade que você tem para aprimorar seus conhecimentos e dar um up na sua carreira.

Conforme a Portaria Normativa nº 19, de 13 de dezembro de 2017 e o Edital nº 49, de 19 de junho de 2018, serão avaliados pelo ENADE 2018 os cursos que:

I – conferem diploma de bacharel nas áreas de: Administração, Administração pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Design, Direito, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social; Teologia e Turismo.

II – conferem diploma de tecnólogo nas áreas de: Tecnologia em Comércio Exterior, Tecnologia em Design de Interiores, Tecnologia em Design de Moda, Tecnologia em Design Gráfico, Tecnologia em Gastronomia; f) Tecnologia em Gestão Comercial; g) Tecnologia em Gestão da Qualidade, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Gestão Pública, Tecnologia em Logística, Tecnologia em Marketing e Tecnologia em Processos Gerenciais.

O ENADE 2018 está marcado para o dia 25 de novembro, com início às 13h30 (horário de Brasília), com 4 horas de duração. A participação será atestada mediante a assinatura do estudante na lista de presença de sala e no cartão de respostas da prova.

Estão habilitados a realizar a prova alunos concluintes dos cursos avaliados no ano de 2018. Entende-se por ‘concluintes dos cursos de Bacharelado’, os alunos que têm previsão de formatura até julho de 2019 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso.

Entende-se por ‘estudantes concluintes dos cursos superiores de Tecnologia’, alunos que tenham expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2018 ou que tenham cumprido 75% por cento ou mais da carga horária mínima do currículo do curso.

Por meio do portal INEP, o estudante deverá responder o questionário do aluno, de acordo com os termos do § 1º do artigo 33-J da Portaria Normativa nº 40, de 2007, em sua atual redação e do Edital nº 40, de 19 de junho de 2018. O questionário é um dos instrumentos avaliadores do ENADE, sendo obrigatório o seu preenchimento.

A inscrição é feita pela própria faculdade, e o local da prova é divulgado através do Cartão de Informação do Estudante que será disponibilizado no perfil do aluno no portal INEP. Todos os inscritos devem acessar o site do INEP para preencher algumas informações pessoais e solicitar, caso necessário, atendimento especializado e/ou específico.

A prova é composta de 40 questões, divididas entre questões discursivas e questões múltipla escolha.

São 10 questões de conhecimento geral (8 questões de múltipla escolha e 2 discursivas) e 30 questões de conhecimentos específicos (27 questões de múltipla escolha e 3 discursivas).

O aluno deve, ainda, reservar um tempinho para preencher o Questionário de Percepção da Prova, que vai indagar sobre as facilidades ou dificuldades encontradas durante a aplicação e a resolução da prova em si.

Inscreva-se