Coordenação de Enfermagem inaugura Laboratório de Simulação Realística em Saúde

A partir de agora, os alunos de cursos da área da Saúde poderão simular situações reais em um laboratório de alta fidedignidade.

O Laboratório de Simulação Realística, inaugurado na última sexta-feira (17/08), conta com equipamentos modernos que permitem reproduzir experiências reais de um paciente submetido aos cuidados de média e alta complexidade, possibilitando que os estudantes vivenciem situações comuns da profissão e aprimorem habilidades técnicas e comportamentais.

De acordo com Profª. Drª. Teresa Cristina Gioia Schimidt, coordenadora do curso de graduação em Enfermagem, o espaço foi pensado para ser inclusivo e consciente com questões raciais e de gênero.

Segundo Teresa Cristina, os alunos foram incentivados a escolherem um nome não-binário para o manequim, uma vez que a identidade de gênero não está circunscrita no boneco – assim como os corpos não se limitam às definições biológicas na vida real. O nome escolhido foi Cris Mooca, visto que nasceu dentro do Projeto Pedagógico do curso, na unidade de mesmo nome.

Além disto, o laboratório conta com outros equipamentos inclusivos, como é o caso de estetoscópio específico para pessoas com déficit auditivo, permitindo que alunos com  limitação possam auscultar ruídos advindos do coração, pulmões, intestinos e realizar outros procedimentos como o caso da aferição da pressão arterial.

 

Confira abaixo imagens da inauguração:

       

Inscreva-se