Vida de universitário: como conciliar o lazer e a vida acadêmica?

Vida de universitário não é fácil. Aulas, provas e seminários exigem muito dos alunos, ainda mais se, junto a tudo isso, a pessoa ainda trabalha fora. A rotina acadêmica, muitas vezes atribulada e estressante, acaba fazendo com que muitas pessoas se afastem dos amigos e do convívio social, imaginando que, assim, conseguirão dar conta de todos os compromissos da faculdade. Mas será que ser tão radical assim funciona?

Dedicar-se somente aos estudos pode, por incrível que pareça, ser muito contraproducente para seu desempenho acadêmico. Não usufruir de momentos de lazer, ainda mais se você é daquele tipo de pessoa muito sociável, pode levar você a ficar extremamente estressado e até mesmo a desenvolver algum distúrbio físico. Dores de cabeça, enxaqueca, mau humor crônico e até mesmo depressão podem aparecer, frutos de uma vida somente focada nos estudos. E seu desempenho na faculdade ainda pode ser muito prejudicado por tudo isso.

A chave para tudo na vida é o equilíbrio, e isso também se aplica na hora de conciliar o lazer com a vida acadêmica. Com bastante disciplina, foco e planejamento você será capaz, sim, de usufruir de momentos agradáveis, fazendo o que gosta e ao lado de quem você quer bem, sem que isso prejudique sua vida universitária.

Você tem dificuldades de conciliar lazer com as tarefas da faculdade? Confira nosso artigo de hoje e aprenda como equilibrar todos os aspectos de sua vida!

Aproveite bem o período em sala de aula

Muitas pessoas reclamam que o período livre de que dispõem é totalmente consumido com estudos para a faculdade e que não sobra nenhum tempinho sequer para o lazer. Mas você já parou para pensar que, se você aproveitar bem o período das aulas, isso significará, no mínimo, 4 horas de estudos de segunda a sexta?

Frequentar todas as aulas, fazer silêncio e prestar atenção total ao que o professor está dizendo são uma ótimas maneiras de fixar os conteúdos. Além disso, durante as aulas você ainda pode sanar todas as dúvidas que surgirem, fazer anotações valiosas que lhe pouparão tempo na hora de estudar em casa, e ainda participar de discussões com os colegas que podem abrir os seus horizontes!

Aproveite a hora do intervalo e os momentos antes e depois das aulas para bater papo com seus colegas, com a consciência tranquila de que você foi até a faculdade para realmente aprender.

Monte um cronograma de estudos

Outra dica muito valiosa na hora de conciliar estudos e lazer durante a vida universitária é montar um cronograma detalhado de estudos. Organize seu tempo cuidadosamente, montando uma planilha no computador ou uma tabela em uma cartolina, e distribuindo todas as suas tarefas nela.

O que você vai estudar? Qual trabalho vai fazer? Por quanto tempo? Em qual dia? Anote tudo minuciosamente, nunca se esquecendo de deixar, pelo menos, 25% do seu tempo disponível para o lazer. Pode ser um churrasco com os amigos, uma balada ou um cinema: o importante é que você faça o cronograma e siga-o com disciplina — lembrando-se sempre de ser flexível quando for necessário. Dessa maneira, você nunca terá trabalhos ou conteúdos acumulados e poderá desfrutar de seus momentos de ócio plenamente e sem culpas.

Foque no que está acontecendo agora

Imagine que você tem uma prova muito difícil e, por isso, está perdendo o aniversário de seu primo para poder estudar. Você acaba não rendendo nada nos estudos se ficar todo o tempo pensando no quanto poderia estar se divertindo.

Do mesmo modo, de nada adianta você ir para a balada com um trabalho acadêmico pendente. Você não se divertirá plenamente, pois ficará se sentindo culpado por estar em uma festa em vez de ter ficado em casa para fazer o trabalho.

Para que você não precise mais passar por esse tipo de angústia, siga seu cronograma e, principalmente, tenha atenção plena ao que está fazendo nesse momento. Se o período é de estudo, esqueça o lazer! Foque nos conteúdos a serem estudados e faça seu precioso tempo render.

Entretanto, se o momento é de relaxar, esqueça a faculdade e aproveite! Sem essa de ficar se sentindo culpado ou angustiado por não estar estudando. Se você for organizado com seu tempo, o que importa sempre será o momento presente.

Não abra mão de seu hobby

Diversas pessoas têm um hobby: ler, escrever, ver filmes e séries, tocar um instrumento, dançar, fazer artesanato, cuidar de uma horta caseira… Não importa qual for, se você tem um hobby, nunca abra mão dele por completo em função de seus estudos na faculdade, sob o risco de ficar bem estressado.

Organize sua agenda e reserve, no mínimo, dois períodos por semana para praticar o seu hobby e ficar a sós com você mesmo. Isso tem um impacto muito positivo em sua saúde mental, pois deixa você relaxado e de bem com a vida. Assim, você vai conseguir render muito mais nos estudos!

Saiba reconhecer seus limites

A vida é muito imprevisível e, muitas vezes, não temos controle sobre o que acontece em nosso cotidiano. Problemas pessoais ou no trabalho, doenças ou outros tipos de imprevistos são percalços a que até mesmo as pessoas mais organizadas e dedicadas estão sujeitas. E, com a cabeça cheia, fica muito difícil se concentrar nos estudos.

Se isso acontecer com você, não hesite em parar tudo e dar um tempo para si mesmo. Uma caminhada, um bate papo com um grande amigo ou mesmo ficar deitado sem fazer absolutamente nada podem ser atitudes de grande ajuda nesses casos.

Não se cobre demais e aprenda a reconhecer suas limitações. Se o momento era para ser de estudo, mas as coisas não estiverem fluindo como o esperado, pare tudo e vá fazer outra coisa, que lhe dê prazer e paz de espírito. Depois, em outro momento, com a mente descansada e relaxada, você poderá refazer seu cronograma de estudos e seguir em frente!

Como você concilia lazer e vida universitária? Tem alguma outra dica para engrandecer essa discussão? Compartilhe com a gente nos comentários! Sua opinião pode ajudar outras pessoas!



Deixe uma resposta