Veja cinco dicas que vão te ajudar a definir seu curso de graduação

Mecanismos utilizados para o ingresso, possibilidades de financiamento e reputação da instituição são alguns dos itens que devem ser avaliados

Chegou o momento de pensar em fazer uma graduação? Não sabe por onde começar? Fique atento aos cinco tópicos, listados abaixo, que vão te guiar nesta escolha.

Forma de ingresso

O primeiro passo é entender como funciona o acesso na universidade que você pretende estudar. Além do vestibular tradicional e agendado, muitas instituições utilizam formas diferenciadas para selecionar novos alunos.

Na Universidade São Judas, o aluno que fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode tanto utilizá-lo para o ingresso quanto para solicitar uma bolsa de estudo de até 100% do valor das mensalidades.

Outra forma possível é por meio da análise do histórico escolar do ensino médio. Há ainda a possibilidade de transferir o curso de graduação, caso já tenha iniciado em outra instituição, para a São Judas sem perder nada do que você já cursou.

Possibilidades de pagamento, financiamento e bolsa

Outro ponto importante para esta decisão é o custo do curso e as possibilidades de pagamento. Se os valores das mensalidades não cabem no seu orçamento, vale checar as alternativas que a universidade oferece.

Para estudar na São Judas, o aluno tem como opções os programas do governo federal Prouni e Fies. Ambos selecionam os estudantes a partir do desempenho na prova do Enem. O Prouni concede bolsas integrais e parciais de 50%. Já o Fies oferece linhas de financiamento, umas delas inclusive a juro zero.

Há ainda a opção de acionar empresas privadas que oferecem financiamento, como a PRAVALER, parceira da São Judas. O contrato é feito a cada semestre, com prazo de pagamento em até um ano. Desse modo, um curso de quatro anos, pode ser pago em até oito.

Além dessas soluções, a São Judas oferece um seguro educacional que garante a quitação de até três mensalidades, em caso de perda de emprego do responsável financeiro. A medida permite que o aluno e sua família se reorganizem durante esse período sem ter de interromper os estudos.

Localização

Também é importante avaliar a localização do campus da universidade onde você pretende estudar. Se for na mesma cidade onde você mora ou mesmo próxima dela, é só verificar as opções de transporte público ou, ainda, cogitar a possibilidade de caronas entre colegas. De qualquer forma, calcule o tempo de deslocamento.

Caso a instituição fique longe de casa e uma mudança seja necessária, vale a pena pesquisar por repúblicas estudantis, cujo custo de vida costuma ser mais barato.

Modalidade de ensino

A tecnologia invadiu o ensino superior – ainda bem! – e hoje há muitas opções de cursos oferecidos 100% no ambiente digital, ou no modelo híbrido que mescla as potencialidades do mundo online com o presencial. Além, é claro, do formato integralmente presencial.

Na São Judas há 24 opções de cursos de graduação nas áreas de gestão, tecnologia e educação da modalidade São Judas Live que são oferecidos no ambiente digital, com aulas ao vivo e todas as vantagens de um curso presencial. (leia mais aqui)

É importante pesquisar os prós de cada um dos modelos, entender qual a disponibilidade de tempo que eles exigem e avaliar em qual deles você se encaixa melhor.

Reputação da instituição de ensino

Outra dica importante muito importante na hora de definir seu curso de graduação é a reputação da instituição de ensino e dos cursos.

Uma das formas é consultar os resultados do sistema de avaliação do Ministério da Educação (MEC) que é composto pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Os indicadores são produzidos a partir dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Mas saiba que o Enade 2018 apontou que a São Judas manteve o IGC no nível 4 (a nota máxima é 5), e conquistou o posto de segunda melhor instituição particular de ensino superior em São Paulo.