Trabalho acadêmico: como preparar suas apresentações Trabalho acadêmico: como preparar suas apresentações

Trabalho acadêmico: como preparar suas apresentações

Apresentar um trabalho acadêmico não é tarefa simples: a pesquisa deve ser aprofundada; as referências devem conter todas as fontes das informações levantadas; é preciso fazer uma boa revisão de português, além de elaborar um formato de apresentação instigante e apropriado. Como colocar isso em prática? Confira nossas dicas sobre como preparar suas apresentações acadêmicas:

Compreenda bem a proposta de trabalho

Independentemente da disciplina em que você irá apresentar seu trabalho, ou do professor que designou essa tarefa, é imprescindível que você e seu grupo de colegas compreendam bem a proposta formulada.

Quais são os objetivos do trabalho? Quais questões precisam ser respondidas? Há um formato específico de apresentação, como oral ou escrita? Saber minuciosamente as respostas para essas perguntas é o primeiro passo de um trabalho bem feito. Se ainda há dúvidas em algum ponto, certifique-se de que elas serão esclarecidas com o professor.

Não deixe nada para a última hora

Deixar para realizar um trabalho na última hora é um dos piores erros que um aluno pode cometer. Isso é garantia de apresentações malfeitas, erros de ortografia e gramática, entre outros problemas que podem prejudicar seu desempenho. Quanto mais cedo você e seu grupo começarem a trabalhar nessa apresentação, maiores as chances de sucesso. Se o trabalho for individual, esse é mais um motivo para você não procrastinar!

Cuidado com referências e citações ao elaborar materiais escritos

Se houver necessidade de entregar materiais escritos, como relatórios, monografias e outros tipos de componentes das apresentações, tome especial cuidado com referências e citações. Além de ser uma violação de direitos autorais, plágio é crime e razão de jubilamento em muitas instituições de ensino superior. Independentemente de qual for sua fonte (artigos, revistas, sites, livros, seminários, aulas, etc.), certifique-se de que todas as ideias, teses e citações literais estão acompanhadas de suas respectivas referências bibliográficas.

Existem várias maneiras e formatos para incluir referências bibliográficas em um trabalho escrito, mas é importante verificar qual sistema sua instituição de ensino adota. Normalmente, há um manual ou guia de redação acadêmica da instituição. Caso contrário, siga algumas das principais normas de citação da ABNT.

Como montar um roteiro de apresentação?

Agora que você já tem um material escrito com o qual trabalhar, está na hora de editar as principais informações e elaborar um roteiro de apresentação. Lembre-se de que deve haver uma lógica coerente de argumentação, com começo, meio e fim.

É importante também fazer uma boa seleção das informações essenciais. Informações meramente acessórias podem atrasar seu desenvolvimento e diminuir a qualidade de sua exposição. Quanto mais objetiva e incisiva for a apresentação de seu grupo, melhor será sua avaliação. Por isso, concentre-se no que realmente importa sobre o tema apresentado.

Utilize recursos visuais

Recursos visuais como slides, vídeos, transparências e até mesmo anotações no quadro podem ser ótimas ferramentas auxiliares para o trabalho apresentado, principalmente se você tiver que apresentar dados, tabelas, gráficos e outras informações de difícil tradução por meio da fala.

O importante é que esses recursos não tomem por si só a atenção dos colegas e professores, que deve estar focada no conteúdo, e não na forma. Elementos visuais são apenas o formato de apresentação, por isso não são garantia de uma apresentação bem-feita. O conteúdo ainda é o que mais importa.

Aproveite as melhores habilidades de cada membro do grupo

Se o trabalho não for individual, você tem a vantagem de poder contar com as melhores habilidades de cada integrante do grupo. Pode ser que um membro tenha ótima desenvoltura para falar em público, enquanto outro é um expert em computadores. Essas qualidades podem ser combinadas de forma a potencializar os resultados de sua apresentação. Não tenha receio de dividir o trabalho e deixar que cada colega contribua com o que saber fazer melhor.

Evite decorar o conteúdo da apresentação

É essencial que quem for apresentar não decore letra por letra o conteúdo do trabalho. Ao fazer isso, as apresentações ficam maçantes, a fala perde a naturalidade e a pessoa corre o risco de esquecer o texto, comprometendo toda a estrutura da apresentação.

Em vez disso, procure efetivamente entender o conteúdo apresentado, inclusive aquelas partes do trabalho que ficaram de fora da apresentação. Afinal, elas podem ser justamente a resposta de perguntas dos colegas e do professor. Em vez de um texto decorado, utilize um roteiro de pontos-chave (sucintos, objetivos e reduzidos) que devem ser tratados durante a apresentação.

Desenvoltura ao apresentar trabalhos acadêmicos

Por mais que você não seja a pessoa mais extrovertida da sala de aula, ainda assim é possível treinar para realizar boas apresentações. Para isso, o primeiro passo é relaxar: evite colocar muita pressão sobre sua performance, pois isso só aumenta o nervosismo.

Além disso, evite tiques nervosos durante a apresentação. Eles passam a ideia de insegurança e despreparo. Fale olhando nos olhos de colegas e professores e certifique-se de ter internalizado bem o conteúdo até a véspera da apresentação.

Aprenda por meio de exemplos: observe!

Não sabe a melhor forma de apresentar oralmente um trabalho? Aprenda por meio de observação! Professores são uma ótima fonte de aprendizado. Você provavelmente vai perceber que eles fazem muitas perguntas retóricas para engajar os alunos, dão maior ênfase à pronúncia de palavras mais importantes do conteúdo, organizam suas apresentações em pontos lógicos e coerentes, entre outras coisas. Utilize essas mesmas técnicas!

Ensaie com antecedência

Sempre é bom ensaiar a apresentação com alguns dias de antecedência. Por mais que você tenha o conteúdo todo do trabalho em mente, é importante falar em voz alta o texto que pretende apresentar. Além de familiarizar o cérebro com as informações tratadas, isso contribui para a memorização dos principais pontos do trabalho.

Controle o tempo de apresentação

Todo professor costuma estabelecer um tempo máximo de apresentação para cada trabalho. É essencial que você e seu grupo sigam essa orientação, já que os trabalhos costumam ser penalizados por exceder o tempo. Além disso, terminar a apresentação dentro do tempo indicado demonstra para o professor que vocês efetivamente planejaram a exposição e treinaram como ela seria  apresentada à turma.

O que achou de nossas dicas sobre como apresentar um trabalho acadêmico? Que tal curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de outras publicações e dicas como essas? Participe!


Inscreva-se