Saiba como se decidir entre dois cursos de graduação Saiba como se decidir entre dois cursos de graduação

Saiba como se decidir entre dois cursos de graduação

Escolher qual curso de graduação seguir é uma das mais importantes decisões na vida de qualquer estudante. É a escolha da faculdade a ser cursada que definirá a futura profissão do aluno e também o tipo de vida que ele levará no futuro. Nessas horas, é comum que surjam muitos questionamentos, ainda mais caso o estudante esteja em dúvida a respeito de duas áreas específicas, com as quais tem certa afinidade.

Não há uma receita exclusiva para ajudar nessa decisão. Porém, existem formas de facilitar o processo de escolha.

Selecionamos alguns passos que você deve tomar caso esteja na difícil situação de optar entre dois cursos de graduação. Confira as dicas abaixo e descubra de vez qual caminho seguir1

Aprimore o autoconhecimento

Pensamos que nos conhecemos perfeitamente, mas nem sempre isso é verdade. Muitas vezes, descobrir características essenciais de nós mesmos não é algo tão fácil e acaba fazendo com que encontremos obstáculos na hora de buscar a resposta a alguns problemas.

Investir no autoconhecimento é uma das maneiras mais eficientes de fazer qualquer escolha, em todas as áreas da vida. E, sem dúvida, quando o assunto é optar por um curso de graduação, essa regra também é válida.

Para que você descubra qual faculdade deve fazer, o primeiro passo é conhecer bem a si mesmo. Reflita sobre seu próprio perfil e descubra que tipo de pessoa você é. Inicialmente, analise quais são as áreas do conhecimento com as quais você tem mais afinidade e, se estiver em dúvida entre dois ou mais cursos, tente perceber qual deles está mais alinhado com aquilo que você deseja.

A reflexão pode dar pistas valiosas a respeito da escolha a ser feita, mas é preciso estar atento aos sinais.

Informe-se sobre o funcionamento dos cursos

Muitos alunos, antes de ingressarem na faculdade, costumam ter uma ideia ilusória a respeito do funcionamento dos cursos de graduação na prática e, quando as aulas começam e as disciplinas vão sendo apresentadas, acabam se frustrando e até mesmo se arrependendo da escolha que fizeram.

Para não ter surpresas depois que já tiver escolhido o seu curso, informe-se com antecedência sobre seu funcionamento. Há diversos portais na internet nos quais é possível conhecer muitos detalhes do curso, como sua duração, estrutura curricular e exigências como estágios obrigatórios. Se já tiver determinada instituição de ensino superior em vista, acesse o site dela e pesquise sobre como é ofertado o curso por lá.

Se possível, converse também com estudantes que já frequentam os cursos que você pretende fazer e compare as diversas opiniões que você conseguir.

Analise o futuro que cada carreira pode reservar

Antes de ingressar no ensino superior, é muito comum que os estudantes se esqueçam de que os próximos anos de estudo definirão o tipo de carreira que eles terão em um futuro não muito distante.

Porém, para não fazer uma escolha que vai gerar arrependimentos, é importante que você obtenha informações a respeito do tipo de futuro que cada carreira por reservar. Alguns cursos levam a profissões que oferecem remunerações mais altas do que outras. Outras graduações permitem aos formados uma liberdade de trabalho sem igual.

É preciso pesquisar a fundo como poderá funcionar sua vida depois de formado, para que você não invista preciosos anos da sua vida estudando para uma carreira que não vai realizá-lo e nem trazer os frutos desejados.

Descubra quais são seus objetivos

Quem sabe exatamente onde quer chegar consegue encontrar o caminho certo com mais facilidade. Para que você consiga tomar a decisão mais acertada, você precisa saber com clareza quais são os seus objetivos.

Você quer altos salários? Estabilidade? Prefere uma profissão que o permita fugir da rotina? Gosta de trabalhar todos os dias mais ou menos da mesma forma? De nada adiantará conhecer o funcionamento do curso e da profissão para a qual ele prepara o estudante se não se souber o que se espera do futuro.

Por isso, analise com calma todas as opções possíveis e reflita sobre qual delas poderá levar você até os objetivos de médio e longo prazo que você estabeleceu.

Mais uma vez, vale a dica de conversar com pessoas que já estudam e atuam na área para fugir de impressões superficiais e descobrir detalhes da vida de quem já se formou. Isso pode oferecer a você um novo panorama, que vai ajudá-lo muito no momento da grande escolha.

Descubra o tipo de rotina que cada carreira proporciona

Quando pensamos no futuro, costumamos muitas vezes ter uma visão estática na cabeça. Porém, o futuro profissional é composto por vários e vários dias que comporão a rotina própria da profissão que você definiu para si mesmo quando escolheu qual curso de graduação seguir. Assim, se fizer uma escolha errada, se verá obrigado a trabalhar diariamente, por tempo indefinido, em uma carreira que não o faz feliz, o que pode gerar frustração e arrependimento.

Frequentemente, ao pensar em vida profissional, visualizamos apenas os detalhes relacionados à carreira em si. Porém, o trabalho assume uma importância muito grande na vida de qualquer pessoa, e é ele que define como serão muitos outros aspectos da sua vida. Seu trabalho definirá a quantidade de tempo livre que você terá, determinará seu padrão de vida, seu círculo de convivência, dentre outras coisas.

Por isso, ainda que esteja em dúvida entre dois cursos aparentemente relacionados, busque conhecer as rotinas que eles poderão lhe proporcionar. Isso pode fazer muita diferença no futuro e deve guiar a sua escolha no presente.

Como você viu, cursos de graduação existem em grande quantidade, mas descobrir qual é o perfeito para você pode ser uma árdua tarefa. Porém, não é algo impossível. Invista em autoconhecimento, informe-se muito bem sobre o funcionamento dos cursos que você acredita se identificarem com aquilo que você quer e descubra como funcionam na vida real as profissões relacionadas a tais faculdades. Isso ajudará você a tomar a decisão mais acertada e evitará que você faça uma escolha da qual possa se arrepender.

Gostou desse texto? Então baixe nosso Guia de profissões em alta até 2020 e escolha uma carreira promissora!