Quer estudar Engenharia? Então não deixe de ver esses 8 filmes Quer estudar Engenharia? Então não deixe de ver esses 8 filmes

Quer estudar Engenharia? Então não deixe de ver esses 8 filmes

Imagem: Ex-Machina (Universal Pictures, 2015). Fonte:bit.ly/567.ref

O curso de Engenharia prepara seus alunos para atuar em diversos setores importantes da sociedade. Dentre as muitas áreas de formação e atuação desse profissional, existem algumas temáticas e questões em comum ao dia a dia de todas elas — e nós preparamos uma lista com alguns filmes que as abordam.

Então, se você quer estudar Engenharia, coloque já em sua lista esses 8 incríveis filmes para aprender assistindo!

Perdido em Marte (2015)

O filme retrata o drama vivido por Mark Watney (Matt Damon), um astronauta que é dado como morto por sua equipe em uma missão espacial a Marte após uma tempestade no planeta vermelho que acabou separando-o de toda a sua equipe. Mas o que ninguém imagina é que Mark sobreviveu e precisa encontrar uma forma de voltar para casa.

Além do lado humano, do controle emocional e da liderança — qualidades que todo profissional precisa ter em sua carreira —, o filme mostra aos aspirantes a engenheiro, principalmente da área aeronáutica, que precisam ser bons em cálculos, ter noções de química, física, sistemas elétricos e várias outras coisas que envolvem a manutenção e gerenciamento de equipamentos e atividades espaciais.

Wall-E (2008)

A animação Wall-E retrata o planeta Terra daqui a 700 anos, em um cenário em que os humanos partiram em uma nave gigante devido à poluição, deixando para trás o simpático robozinho Wall-E com a tarefa de limpar e compactar o lixo do planeta.

É nesse contexto que, em um belo dia, surge Eva, uma robô mais sofisticada. Juntas, essas pequenas máquinas com personalidade vão provocar eventos capazes de mudar o rumo da história humana.

De forma lúdica, o filme faz um alerta para a quantidade de lixo, resíduos e outras coisas que estão destruindo e contaminando a natureza. Principalmente para quem é da área de Engenharia Ambiental, o desenvolvimento de tecnologias e suas aplicações de forma sustentável, que respeitem o meio ambiente em meio as atividades humanas, são algumas lições que podem ser extraídas desse filme.

O Jogo da Imitação (2014)

Desvendar o segredo de uma máquina de codificação chamada Enigma, utilizada pelos nazistas na 2ª Guerra Mundial para comunicações sigilosas, e descobrir os seus segredos para vencer a guerra. Esse é o papel que Alan Turing (Benedict Cumberbatch) e sua equipe de mentes brilhantes têm pela frente.

O filme é baseado em uma história real passada na Inglaterra e pode mostrar ao aspirantes a engenheiro um pouco do que viria a ser o futuro da computação e da linguagem em algoritmos.

Ex-machina (2015)

Em Ex-Machina, Nathan (Oscar Isaac) vive um excêntrico milionário que finalmente descobriu como criar inteligência artificial. É então que decide convidar Caleb (Domhnall Gleeson), funcionário da empresa em que é CEO, para uma estadia temporária em sua isolada casa nas montanhas. A proposta é a de que Caleb avalie e teste a inteligência artificial de uma robô chamada Ava (Alicia Vikander) por meio do teste de Turing. O que Nathan não sabe é que existem muitos segredos e mistérios envolvidos em sua tarefa.

O enredo é muito fértil, principalmente para algumas áreas da Engenharia, como a da computação, especialidade na qual o profissional é responsável pelo desenvolvimento de partes de hardware e software de computadores. O filme mostra o possível futuro dessa especialidade da Engenharia e suas aplicações práticas.

Tempos modernos (1936)

O clássico Tempos Modernos, de Charles Chaplin, retrata a vida do trabalhador que tenta sobreviver à crise de 1929 nos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que as fábricas começam a introduzir novas técnicas para modernizar o processo de fabricação industrial.

Importante para todo o engenheiro, sobretudo aquele que estuda Engenharia de Produção, o filme irá mostrar o inicio de conceitos como o da automação industrial, acidentes de trabalho causados pela inaptidão de alguns funcionários em tarefas desempenhadas, e muitos outros temas pertinentes a essa área.

Ponte do rio Kwai (1957)

Baseado no romance de Pierre Boule, o filme de 1957 narra a história dos prisioneiros de guerra ingleses, que em meio a segunda guerra mundial são forçados a construir uma ponte para o transporte ferroviário sobre o rio Kwai, na Tailândia. Tudo isso acontece ao mesmo tempo em que forças aliadas planejam a destruição da ponte.

Mesmo em meio a um enredo de guerra, é possível que um bom estudante de Engenharia se beneficie dos ensinamentos desse filme. Tarefas como elaboração de projetos, gerenciamento e execução de obras como pontes, edifícios e estradas são algumas atribuições de um engenheiro civil, por exemplo.

Titanic (1997)

Dirigido por James Cameron, o filme narra os fatos e acontecimentos a bordo de um dos maiores navios já construídos, o Titanic. O enredo mostra o romance e desventuras até os últimos instantes de Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet).

O longa, que retrata o romance de dois jovens em meio a um dos naufrágios mais famosos do cinema, pode elucidar alguns conceitos de Engenharia, principalmente para quem se interessa pela Engenharia Naval, responsável pelo projeto de embarcações e de peças utilizadas em seu funcionamento, além da manutenção de suas estruturas.

Amor Impossível (2011)

O filme conta como Harriet (Emily Blunt), funcionária de um xeique visionário, pretende conseguir levar a pesca do salmão para o Iêmem. Para essa tarefa ela pede ajuda do Dr. Alfred (Ewan Mcgregor), que, apesar de não ver muito sucesso nessa missão, decide ajudá-la. Juntos eles irão passar por vários desafios para concluir a tarefa nessa mistura de comédia e romance.

O filme é bem esclarecedor quanto a algumas questões que áreas como a Engenharia Hídrica e a Engenharia de Pesca precisam ter para desempenhar suas funções. Alguns exemplos são a gestão e exploração sustentável dos recursos hídricos, prevenindo impactos negativos ao meio ambiente, e a aplicação de métodos e tecnologias para cultivar e capturar várias espécies de peixes, crustáceos e outros frutos do mar.

Esses são alguns filmes que podem despertar ainda mais o seu interesse por essa área. que conta com mais de 30 especialidades. Então, se você quer estudar Engenharia, já sabe: corra para assistir esses e outros excelentes filmes que irão deixá-lo mais antenado e apaixonado por essa maravilhosa profissão.

E se você gostou do post, deixe um comentário em nossa página e fique ligado em várias outras dicas sobre educação!



Inscreva-se