Pós-graduação: qual o seu peso na carreira de um profissional? Pós-graduação: qual o seu peso na carreira de um profissional?

Pós-graduação: qual o seu peso na carreira de um profissional?

A graduação é um momento decisivo de nossa vida. Passamos por um longo período de tempo pensando em qual carreira devemos seguir, qual curso devemos fazer, em qual faculdade entrar e, enfim, depois de alguns anos, nos formamos. Nesse momento, para alguns, a vida profissional já começou ou está começando. No entanto, para outras pessoas, a vida acadêmica continua a todo vapor.

Continuar estudando é uma decisão, à primeira vista, difícil de ser tomada. É possível que você sinta que está perdendo seu tempo de alguma forma. Mas não pense assim! Uma pós-graduação, por exemplo, pode ser um grande diferencial na sua carreira e mudar totalmente o rumo de sua vida — e para melhor!

Quer saber por quê? Continue acompanhando para entender qual é o real peso de uma pós!

O que é uma pós-graduação?

Uma pós-graduação, como o próprio nome dá a entender, é um curso de especialização disponível para aqueles que já têm um diploma. Ele é oferecido em diversos formatos, como especialização e MBA (Master in Business Administration), e costuma durar de 1 a 2 anos.

Em suma, a pós-graduação dá um foco maior para a sua carreira, pois te especializa dentro da área exata em que você deseja atuar dentro de sua formação. Graduações de licenciatura e bacharelado costumam ser muito abrangentes e é normal que, mesmo formado, você se sinta perdido. Esse outro curso é, portanto, um auxílio e tanto para sua vida profissional!

As pós são oferecidas por faculdades que têm graduações, mas você não precisa necessariamente fazer continuar seus estudos no mesmo local em que se formou. Existem provas de seleção e você pode, inclusive, ir para outro estado caso queira.

Qual é a diferença entre uma pós-graduação e um mestrado ou doutorado?

Mestrados e doutorados são especializações conhecidas como strictu sensu, ou seja, são voltadas para o lado acadêmico e científico. Assim, estão mais ligadas à pesquisa e às grandes universidades.

A pós-graduação, por outro lado, é englobada pela vertente lato sensu e está relacionada à atuação profissional e focada totalmente no mercado de trabalho. Se o seu perfil, portanto, é o da prática, botando a mão na massa e se distanciando um pouco da teoria (mesmo dando a ela o devido valor), uma pós é o aperfeiçoamento ideal para a sua carreira.

Quais são os benefícios de uma pós-graduação para a minha carreira?

Fazer uma pós-graduação fará toda a diferença para a sua formação como pessoa, para a sua carreira e, além disso, dará um peso a mais no seu currículo, fazendo de você um profissional de destaque ao ingressar de vez no mercado de trabalho. Veja por quê:

Ter um currículo de peso em um mercado de trabalho competitivo

Estamos formando mais profissionais do que nunca. Por esse motivo, e pelo grande aumento das exigências das empresas em relação à seleção desses profissionais, ter um currículo diferenciado é um grande passo para começar bem no mercado.

A pós-graduação mostra que você é um profissional que correu atrás de outros meios para se especializar em seu ramo, além da faculdade por si só. Um pós-graduado, além disso, se atualiza constantemente dentro deste ritmo acelerado do mundo em que vivemos, afinal, ele não parou de estudar e de procurar por novidades. Este é outro aspecto que o coloca à frente em meio a toda essa competitividade.

Adquirir novos conhecimentos em sua área

Como já dito, vivemos em um mundo em ritmo acelerado. A necessidade de nos atualizarmos e de nos mantermos informados é real, e isso será cobrado de você constantemente em qualquer nicho que você esteja atuando ou pretenda atuar. Por isso, além de ser um peso a mais em seu currículo, a pós-graduação te fará ser uma pessoa diferente do restante dos profissionais de forma geral.

Caso você esteja trabalhando sem uma pós, por exemplo, é certo que sentirá rapidamente a necessidade de adquirir mais competências e estudar mais para poder lidar com os desafios da rotina do mercado de trabalho. É aí que a pós entra com força total para fazer toda a diferença em sua vida nos mais diversos âmbitos possíveis.

Fazer novos contatos para a vida profissional

Essa acaba sendo uma consequência de realizar uma pós-graduação. Ao ingressar nesse novo curso, você estará convivendo regularmente com pessoas do mesmo nicho que você e, além disso, com os mesmos interesses específicos.

Dessa forma, você conseguirá facilmente ampliar a rede de contatos de sua carreira e fará networking com muito mais facilidade e naturalidade. Essa é uma ótima maneira de descobrir novas oportunidades de emprego e, mais do que isso, de tornar o seu nome mais conhecido dentro do campo no qual você atua ou deseja atuar. Isso é maravilhoso para sua vida como profissional.

Trilhar diferentes rumos em sua carreira

Caso você já tenha iniciado sua vida profissional há algum tempo e até concretizado sua atuação no mercado de trabalho, mas, por algum motivo, não esteja satisfeito, a pós-graduação pode ser um excelente auxílio para que você encontre outros rumos.

Você pode escolher um curso dentro de sua área de formação, mas que se distancie um pouco do que você está fazendo agora. Além disso, caso você vá mudar de posição dentro da empresa que ocupa, por exemplo, a pós pode te ajudar a adquirir novos conhecimentos que podem ser essenciais para essa transição. Por isso, não deixe de considerar essa possibilidade.

Como escolher minha pós-graduação?

Assim como você passou por dúvidas ao tentar escolher sua graduação, a pós também trará alguns questionamentos em relação à sua vida acadêmica e profissional. Não se preocupe, afinal, isso é normal. Basta você se ater a algumas dicas!

Antes de tudo, determine seus objetivos profissionais, ou seja, entenda o que você realmente procura e deseja com uma pós-graduação. Quando conseguir estabelecer isso (o que é um grande exercício de autoconhecimento e busca), basta procurar o curso que melhor se encaixa às suas expectativas.

Não se esqueça de pesquisar bastante para descobrir qual a melhor instituição possível para se ingressar: use e abuse da internet e tente manter contato com algumas pessoas que você conhece que já passaram por isso (amigos, familiares, colegas de trabalho e professores).

Viu só como uma pós-graduação pode fazer toda a diferença em sua carreira? Temos certeza de que esses motivos devem ter te feito pensar um pouquinho. Agora conte para a gente nos comentários: já escolheu sua pós-graduação?