O que se aprende no curso de Arquitetura? O que se aprende no curso de Arquitetura?

O que se aprende no curso de Arquitetura?

O arquiteto é um profissional flexível e o seu mercado de trabalho é bem vasto. A sua formação acadêmica mistura matérias das Ciências Exatas, das Ciências Humanas e disciplinas técnicas específicas da área. Talvez por causa dessa diversidade e de alguns mitos que existem sobre o curso de Arquitetura, muitos vestibulandos interessados em seguir essa carreira acabam ficando em dúvida sobre se levam ou não jeito para a coisa.

Foi pensando nisso é que preparamos este texto, no qual vamos contar como funciona essa graduação e, de quebra, ainda acabar com alguns mitos e preocupações que tiram o sono de quem pensa em optar por essa carreira.

Fizemos uma lista com algumas das disciplinas desse curso e uma breve explicação sobre o que se estuda em cada uma delas. Pronto para entrar no mundo das pranchetas, réguas e AutoCAD? Então vamos lá:

Desenho Técnico e Desenho Artístico

Neste tópico, já elucidamos uma das maiores dúvidas dos aspirantes a arquitetos: é preciso saber desenhar para fazer faculdade de Arquitetura? Não, você não precisa ter essas habilidades para fazer o curso. Tudo que você precisar saber sobre desenho será ensinado em duas disciplinas, uma chamada Desenho Técnico e a outra, Desenho Artístico.

E se você acha que não leva mesmo o menor jeito para a coisa, também não tem problema: o que é ensinado nessas disciplinas são aspectos mais básicos do desenho e a ideia é que o aluno se familiarize apenas com algumas questões técnicas importantes. A maioria dos projetos do curso é criada num software chamado AutoCAD.

Se você perguntar para quem trabalha nessa área, todo mundo vai te responder, ainda, que muitos dos melhores profissionais da área não são bons em desenho. E outra boa notícia é que, justamente por essa habilidade não ser fundamental para o curso, os vestibulares não costumam exigi-la nem mesmo como prova específica na segunda etapa.

Planejamento Urbano

Uma das atribuições de um arquiteto — talvez a mais nobre delas — é interferir no ambiente das cidades, tornando-as mais confortáveis, funcionais e ambientalmente sustentáveis. E é justamente disso que trata a disciplina de Planejamento Urbano. Essa é uma matéria muito ligada à área do Urbanismo e que prepara os estudantes para compreenderem questões como loteamento urbano, melhoria na qualidade de vida das cidades e sustentabilidade.

Sustentabilidade, por sinal, é um tema que tende a se tornar permanente em qualquer discussão sobre planejamento urbano. Portanto, você deve ouvir muito sobre esse assunto no seu curso de Arquitetura.

Gestão de Projetos

Para que um projeto arquitetônico seja concebido, vá para o papel e dele para o mundo real, há um longo caminho. Pense em quantas coisas são atribuições do arquiteto: desenvolver um estudo para saber se o projeto é viável, convencer os responsáveis pelo financiamento do projeto de que ele é bom, avaliar os riscos, escolher o material mais adequado, acompanhar as obras… Isso só para citar alguns passos mais básicos.

A função dessa disciplina é exatamente ensinar aos alunos as linhas gerais do que seria realizar um projeto, certificando-se de que etapas não sejam puladas e que a execução fique dentro do orçamento e agrade à pessoa que contratou o serviço. A importância desse assunto é tão grande que essa disciplina é uma das poucas que estão presentes nos quatro anos de formação do curso.

Se formos avaliar bem, o arquiteto é mesmo um tipo de gestor e, como tal, não pode sair da faculdade sem aprender alguns conceitos básicos da área de administração. Mas, nesse caso, a abordagem desses conceitos não é excessivamente teórica e sim bem aplicada ao dia a dia de um escritório de arquitetura.

Infraestrutura urbana

Pare e pense um pouco sobre como pode ser complexo um projeto arquitetônico. Há várias questões de infraestrutura envolvidas, como os sistemas de energia que serão utilizados (gás encanado ou comum? Como serão as instalações elétricas?), como será o acesso às ruas, o saneamento de todo o edifício, a parte das comunicações, onde serão instalados cabos de internet e telefone, entre muitos outros aspectos.

É claro que uma boa parte disso é tarefa do engenheiro e não do arquiteto, mas, como a arquitetura trata sempre da parte de comodidade, conforto e da beleza das construções, você deve aprender um bocado disso se quiser se dar bem nessa profissão.

Cálculo

Essa disciplina também é uma das que mais preocupam os vestibulandos que pretendem fazer um curso de Arquitetura. Houve uma época em que o Cálculo que se ensinava para esses estudantes era tão aprofundado quanto o que se ensina para os engenheiros.

Com o tempo, porém, foram sendo realizadas mudanças na grade curricular desses cursos e essa disciplina passou por um crivo. Hoje, ensina-se na faculdade de arquitetura só a parte mais prática e aplicável do Cálculo.

Mas isso nem de longe significa que você não vai estudar um bocado de matemática no seu curso de graduação. Mesmo sendo mais aplicável, o Cálculo que os arquitetos estudam, se não for levado a sério desde o início, pode atrasar o seu curso e te dar uma boa dor de cabeça. Esteja preparado para a ele!

Na maior parte dos cursos de Arquitetura, as disciplinas teóricas estão nos primeiros semestres e, conforme o curso transcorre, elas dão lugar a outras mais práticas, nas quais são criadas as famosas maquetes, de que os estudantes tanto gostam.

É um curso que envolve uma carga horária técnica grande, mas tem também muitas disciplinas da área de Ciências Humanas e das Artes. Os arquitetos costumam ser pessoas criativas, sensíveis e que aliam muito senso prático a uma visão plástica do mundo ao redor. Você gosta da ideia de reunir tantas qualidades legais? As matérias que mencionamos aqui te parecem interessantes? Então quem sabe o curso de Arquitetura seja ideal para você!

Tire um tempo aí nas suas pesquisas sobre o que se aprende nessa graduação e assine a nossa newsletter. Assim, você vai receber um e-mail toda vez que aparecer um novo texto sobre a Arquitetura ou outras profissões tão incríveis quanto!


Inscreva-se