O que é preciso para ser um contador de sucesso? O que é preciso para ser um contador de sucesso?

O que é preciso para ser um contador de sucesso?

A imagem do contador sisudo, atrás de uma mesa cheia de formulários e relatórios e munido de uma calculadora científica nada mais é do que um grande estereótipo, que não corresponde em mais nada à realidade. Mas então o que se espera de um bom profissional de contabilidade?

A profissão certamente envolve estar alinhado a novas tecnologias, ter pensamento estratégico, entender muito bem a realidade da empresa do cliente, dos modelos de negócio, além de dominar idiomas estrangeiros e estar sempre se atualizando.

Numa entrevista ao portal de notícias G1, Antoninho Trevisan, presidente das 2 maiores empresas de contabilidade do Brasil disse: “É um mito pensar que para ser um bom contador tem que gostar de matemática. No ginásio até fui reprovado em matemática. Não sou apaixonado por equações. O que gostava era de correlacionar dados, interpretar fatos e comparar números.”

Hoje, a figura do contador é protagonista nas tomadas de decisão das empresas. Por isso, conhecer a realidade da empresa na sua totalidade é da maior importância. Confira no post de hoje tudo o que um contador de sucesso tem que saber desde o início da sua carreira:

O mercado está em franca expansão

Profissional obrigatório para qualquer empresa, no Brasil hoje o contador tem um mercado de trabalho que abrange 5,1 milhões de empresas — desse número, a maioria esmagadora é de pequenas e médias empresas.

É uma área na qual as possibilidades de emprego são grandes, pois os 200 mil bacharéis em Ciências Contábeis com que a categoria conta atualmente são insuficientes para a demanda. As possibilidades na área contábil chegam a ser maiores do que áreas correlatas, como administração e economia.

A universidade é o pontapé inicial para a carreira de um contador de sucesso

Tenha certeza: uma das primeiras coisas que o cliente vai verificar ao contratar um contador é onde se deu a sua formação. A escolha de uma boa universidade, reconhecida pelo MEC, consolidada enquanto instituição de ensino de excelência, com um corpo docente comprometido com a qualidade e uma grade curricular abrangente, atualizada e diversificada será o melhor cartão de visitas.

Isso inclui não somente a graduação, mas também especializações e pós-graduações. Estar sempre em contato com os estudos é fundamental não somente para atualizações, aprofundamentos e novos títulos, mas também para que o cliente esteja seguro de que contratou um profissional comprometido com o que faz.

A participação brasileira no mercado internacional está crescendo

A participação brasileira no mercado internacional cresceu bastante nos últimos anos. Isso fez com que houvesse impactos no mundo da contabilidade e demandou adaptações dos profissionais.

Com a competição acirrada e a constante pressão sob quais as empresas vivem submetidas,os profissionais de contabilidade têm novas expectativas. Hoje, o contador é muito menos tecnicista e precisa ter um perfil muito mais estratégico, pois será requisitado sempre que a empresa precisar tomar decisões importantes.

A mudança no perfil de quem trabalha das ciências contábeis também faz parte de um fenômeno mundial. Desde 2007, o Brasil passou a adotar o conjunto de regras contábeis estabelecido pela International Financial Reporting Standards (IFRS) e definidas pela International Accounting Standards Board (IASB).

Antes disso, o exercício das ciências contábeis era muito mais formal e tudo era previsto em lei. A adoção das regras da IFRS demandou uma atuação bem mais alinhada à realidade da empresa e exige que o contador entenda muito bem do negócio do cliente.

Dominar o inglês faz parte das expectativas das grandes empresas

Lidar com o mercado internacional é a realidade de boa parte das empresas brasileiras e isso por si só já é um grande motivo para dominar o inglês. Mas a demanda pelo conhecimento do idioma ainda vai mais além, pois é a única forma de se ter acesso aos assuntos relevantes ao mundo contábil (principalmente relacionados ao mercado estrangeiro) e ainda a referências bibliográficas em inglês, comumente presentes em cursos de pós-graduação.

Mesmo que a base do trabalho seja a legislação tributária brasileira, é preciso saber que os conhecimentos do mundo contábil abrangem todas as áreas da empresa; portanto, há muito material importante elaborado em inglês.

A gestão de recursos humanos deve ter lugar de destaque para o contador de sucesso

As demandas do trabalho do contador contemporâneo incluem estar sempre atualizado em relação a questões trabalhistas. Seu papel é o de orientar seus clientes quanto à melhor maneira de contratar ou desligar colaboradores, de acordo com as regras estabelecidas pela legislação e com o correto recolhimento de impostos. Isso evita a exposição dos clientes a multas e penalidades.

Como a legislação tributária brasileira é sempre passível de mudanças, bem como o cenário econômico e o mercado sempre apresentam novas perspectivas, atualizar-se nessa área é imprescindível. As entidades de classe como os Conselhos Regionais de Contabilidade ou Conselho Federal de Contabilidade sempre oferecem cursos e seminários que por muitas vezes suprem com mais rapidez as novas demandas que o mercado apresenta, mudanças que por muitas vezes demoram mais a chegar às universidades.

Habilidades de atendimento e negociação são fundamentais

O desafio de lidar com clientes exige bastante jogo de cintura. Para conseguir bons resultados com sua equipe e exercer uma gestão ao mesmo tempo leve e profissional, há diversos cursos que trabalham aspectos técnicos e comportamentais. Cursos oferecidos por entidades como o Sebrae ensinam desde como alcançar a satisfação do cliente, passando por planejamento de ações, procedimentos internos, até como negociar valores de honorários.

A contabilidade é protagonista na tomada de decisões

Toda essa nova realidade exigiu que o profissional da contabilidade entendesse o contexto existente por trás de cada dado que precisa analisar. Com isso, passou a não ser suficiente que ele compreendesse somente sobre a lógica da linguagem das transações e surgiu a necessidade de que ele detivesse conhecimentos sobre a lógica do negócio.

Assim sendo, numa realidade na qual as empresas precisam de toda a cautela na tomada de decisões, o contador de sucesso tem condições de exercer o papel fundamental de apresentar o contexto de negócios da empresa, numa visão ampla e interpretativa, dando condições seguras para que o cliente possa fazer suas escolhas.

O contador de agora não necessariamente está atrás de uma mesa abarrotada de formulários, mas definitivamente cumpre um papel extenso e fundamental para as empresas e precisa estar sempre atualizado sobre a área e sobre a companhia em que trabalha.

Quer conferir mais conteúdos como esse e se manter sempre atualizado? Então assine nossa newsletter!



Inscreva-se