#Graduação

Conheça as matérias da faculdade de Direito

Neste post, saiba o que esperar do curso superior em Direito e entenda a importância de contar com uma boa faculdade na jornada acadêmica!
Conheça as matérias da faculdade de Direito
6 min de leitura - há 18 dias

Pesquisar sobre a grade curricular dos cursos é um cuidado que todo estudante deve ter antes de iniciar uma graduação. Assim, é possível se preparar para o que está por vir e ter um melhor desempenho acadêmico.

As matérias da faculdade de Direito, por exemplo, são fundamentais para o aprendizado dos princípios, legislações e jurisprudências que norteiam a área.

Se você tem interesse em se graduar, mas quer entender se essa é a melhor formação , vale a pena conhecer os conteúdos abordados nas aulas para esclarecer essa dúvida. Então, que tal ter uma visão geral das matérias abordadas nessa graduação?

Neste post, saiba o que esperar do curso superior em Direito e entenda a importância de contar com uma boa faculdade na jornada acadêmica!

Por que é importante conhecer as matérias do curso de Direito?

Ao saber quais são os conteúdos explorados ao longo de uma graduação, é possível compreender, de fato, do que se trata a faculdade de interesse. Afinal, muitas formações ficam bem conhecidas pelo nome, mas nem todo mundo sabe em detalhes o que os profissionais da área fazem ou estudam.

Quando você se dedica a pesquisar sobre a grade curricular de um curso, consegue ler os nomes das matérias e ter uma noção de quais conhecimentos será possível adquirir em cada conteúdo. Desse modo, fica mais fácil saber se essa é a opção que realmente oferece o que você procura para a vida acadêmica profissional.

No caso do bacharelado em Direito, os estudantes assimilam conceitos essenciais para zelar pela harmonia social. Sendo assim, trabalham com assuntos como legislações, princípios jurídicos e jurisprudências. O curso apresenta as informações considerando os papéis de diversos profissionais, como promotores, advogados, consultores e juízes.

A faculdade vai preparar os alunos para resolver conflitos com ética, interpretar e aplicar noções de Direito , além de argumentar e debater. Ao todo, são 5 anos de dedicação aos conteúdos obrigatórios, estágios e atividades complementares.

Quais são as matérias da faculdade de Direito?

Por se tratar de um curso com conceitos complexos, é importante ter em mente que os temas tratados nas aulas são extensos . Além disso, a formação abrange diversas formas de estudo, que incluem muita leitura, exercício do pensamento crítico, debates e redação.

Vale a pena lembrar também que o Direito conta com diversas ramificações, como Civil, Trabalhista, Administrativo , Penal, Tributário, Previdenciário, entre outras. Quem se forma em Direito precisa compreender os principais fundamentos de cada uma das áreas .

Para saber melhor o que esperar dessa formação, confira algumas Unidades Curriculares do curso de Direito :

  • Teoria Geral do Direito;
  • Bens, Posse e Propriedade;
  • Teoria Geral do Direito Constitucional;
  • Direito Individual do Trabalho;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Processual Civil;
  • Direito Processual Penal;
  • Controle Social e Direito Penal
  • Relações Estatais, Meio Ambiente e Sustentabilidade;
  • Direito Processual do Trabalho e Seguridade Social;
  • Relações Trabalhistas;
  • Sistema Tributário Nacional e Atividade Empresarial;
  • Negócios e Contratos Jurídicos;
  • Direito Digital.

O que considerar ao escolher cursar Direito?

Ao decidir seguir esse curso e construir uma carreira no Direito, é possível desfrutar de uma série de vantagens para o crescimento profissional.

Para começar, a graduação permite o desenvolvimento de diversas habilidades comportamentais essenciais para o mercado de trabalho , que conhecemos como soft skills. Alguns exemplos são:

  • inteligência emocional;
  • pensamento crítico;
  • visão analítica;
  • capacidade de comunicação interpessoal.

A faculdade de Direito também proporciona várias hard skills , que são as competências técnicas , como:

  • domínio de conceitos e instrumentos jurídicos e sociais;
  • conhecimento de legislações e terminologias da área.

Além disso, é importante ter em mente que se tornar bacharel em Direito dá acesso a várias oportunidades profissionais. Saiba mais sobre a relevância de escolher essa faculdade!

Variedade de áreas de atuação

Não faltam opções para trabalhar com Direito. Após se formar, você pode, por exemplo, seguir carreira como advogado, promotor, juiz, entre outras profissões correlatas.

Aliás, não para por aí! Existem também diferentes segmentos para se especializar, como o Direito Previdenciário, Criminal, Penal, Trabalhista e outros . Afinal, falamos de uma profissão importante para os cidadãos e para manter a ordem social, o que abrange muitos cargos na área do Direito.

Da mesma maneira, existem muitas alternativas de ambientes de trabalho para escolher. Isso porque um bacharel em Direito pode exercer atividades em empresas públicas ou privadas, tabelionatos, escritórios de advocacia e até mesmo empreender. Desse modo, é possível encontrar a carreira que mais se alinha aos seus objetivos de vida e profissionais.

Qualificação para a OAB

Passar por um curso com qualidade de ensino também vai preparar os profissionais formados para a realização do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) . A partir da pontuação obtida, é possível atestar a capacitação, os conhecimentos e as práticas indispensáveis para o exercício da advocacia.

Quanto melhor for a preparação que a faculdade oferece aos alunos e maior a dedicação aos estudos, mais fácil será para conseguir a aprovação no exame da OAB. Com isso, é possível entrar no mercado rapidamente e construir uma carreira de sucesso.

Melhor compreensão dos direitos e da sociedade

Conhecer seus deveres como pessoa e o que o Governo tem que proporcionar à população é muito importante para entender o exercício da cidadania. O curso superior permite se aprofundar nessa área, o que pode ser muito útil para evitar prejuízos e garantir o cumprimento das leis nas diversas esferas da sua vida.

Outro ponto importante é que essa formação ajuda a compreender melhor a organização da sociedade. Dessa forma, dá para identificar os limites sociais, as normas do país e os motivos de essas regulamentações existirem .

As matérias da faculdade de Direito aprofundam conceitos relevantes para desenvolver noções de harmonia e ordem social. No decorrer do curso, você vai aprender mais sobre as leis, normas, jurisprudências e acordos essenciais para garantir os direitos e deveres das pessoas.

Você também vai entender melhor como a lei é aplicada e quais são as consequências do descumprimento das legislações de um ponto de vista processual. Além disso, você abre um leque profissional para atuar em áreas variadas do Direito.

Bateu curiosidade para saber mais sobre esse curso e os conteúdos estudados? Então, saiba mais sobre o bacharelado em Direito da Universidade São Judas !

Posts relacionados