Formas de acesso à faculdade através da nota do Enem

Bora simplificar os processos?

O Enem foi uma revolução no sistema de vestibulares e de avaliação para aprovação e ingresso de estudantes nas instituições de ensino superior. O método vem ajudando a mensurar a qualidade da educação brasileira. É devido ao seu sucesso que surgiram a maioria dos programas do Governo que facilitam o acesso à educação superior gratuita ou com algumas facilidades.

 

Se você passou a quarentena se preparando para esse grande passo na sua vida, que é o início da sua jornada acadêmica, está na hora de escolher a faculdade certa para aplicar a sua nota do Enem de janeiro de 2021 ou até mesmo de anos anteriores.

 

Enem vale bolsa?

As universidades privadas podem ter vestibular separado do Enem. Mas, na prática, também usufruem dele para aprovar e até reconhecer o seu mérito. Normalmente, usam o seguinte critério: quanto maior a sua nota no Enem, maior a chance de conseguir uma bolsa de estudo.

Então, se a busca pelo curso dos seus sonhos, numa faculdade que passe nos seus critérios, chegou a hora de começar a priorizar o que realmente é melhor pra você. Bora listar alguns pontos que podem ajudar a sua reflexão?

 

Boas instituições de ensino precisam ter:

  • Reconhecimento e ótima classificação no MEC;
  • Professores mestres e doutores;
  • Laboratórios e infraestrutura de ponta, preparada para todos os cenários;
  • Projeto com foco na empregabilidade e empresarialidade;
  • Histórico com dezenas de milhares ex-alunos inseridos no mundo do trabalho;
  • Unidades com acesso fácil para facilitar o dia a dia nas grandes cidades;
  • Melhores condições de financiamento e bolsas.

 

Se escolher uma faculdade com tudo isso e estiver com a sua nota do Enem, você está a um passo de iniciar o melhor projeto de Vida & Carreira que tem em São Paulo nos dias de hoje: a Universidade São Judas – com 11 unidades físicas e com o São Judas Live (você estuda de onde quiser com a qualidade do presencial). Viu como é importante conquistar uma boa nota?

 

Agora, se fez o Enem e está com uma nota considerável, dá uma conferida abaixo em algumas das opções de ingresso para aproveitar já a sua pontuação.

 

Ingressar com bolsa de estudos do Prouni

O conhecido Prouni, Programa Universidade para Todos, do Governo Federal, oferece bolsas de estudo integrais ou parciais para estudantes de baixa renda. Se você quer participar da seleção cheque o que é necessário:

  • ter realizado a prova o Enem mais recente, no caso a de janeiro 2021;
  • ter alcançado no mínimo 450 pontos;
  • ter pontuado na redação.

 

A seleção do Prouni acontece 2 vezes por ano, sempre antes do início do próximo semestre letivo. Atenção à agenda! Não vai marcar bobeira, se esse é o seu objetivo. Beleza?

 

Ingressar com financiamento estudantil

O Fies, Fundo de Financiamento Estudantil, é outro reconhecido programa do Governo. Os métodos pra participar são parecidos com o Prouni, mas como tem algumas diferenças, vale a pena listar. Bora anotar?

  • ter realizado a prova o Enem a partir de 2010;
  • ter alcançado no mínimo 450 pontos;
  • ter pontuado na redação.

 

Mais fácil, né? Veja na próxima informação: você deve comprovar renda familiar bruta mensal de no máximo dois salários mínimos e meio por pessoa. As inscrições acontecem 2 vezes / ano.

 

Ingressar com vestibular próprio ou composto

Na Universidade São Judas, o estudante pode ter acesso à graduação também por outras formas de ingresso além da que utiliza a nota do Enem, tais como:

  1. Vestibular Tradicional da Instituição;
  2. Vestibular Agendado;
  3. Avaliação de Histórico Escolar.

 

Se liga!

A instituição de ensino superior é livre para criar suas normas de uso da nota do Enem. Claro que na São Judas seu mérito é sempre reconhecido. Quanto a isso, você nem precisa se preocupar. Só corre no site e sem perder tempo escolha um dos nossos cursos.

 

Nesse mar de notícias que foi 2020 e que será 2021, quem merece ser trending topics na linha do tempo do conhecimento e do mundo do trabalho é você.

 

De posse da sua nota do Enem, garanta seu posto de vencedor na 2ª Melhor Universidade Privada do Estado de São Paulo, pelo MEC. Na São Judas, você é o profissional e líder do futuro.

 

Estamos aqui construindo seu sonho com você e do seu jeito.