
Já avaliou o conteúdo programático e a grade curricular da graduação que deseja cursar? Bacharelados em Gestão, por exemplo, podem gerar dúvidas sobre o assunto por serem abrangentes. Assim, se está se perguntando: “faculdade de Administração, o que estudar?”, siga com a leitura. Afinal, este artigo vai responder exatamente isso.
Buscar esse tipo de informação se justifica à medida que os elementos que compõem a matriz são uma peça-chave no processo de formação no ensino superior. Isto é, são a base teórica e técnica da profissão . Portanto, é algo a ser avaliado para escolher uma carreira.
Vamos te contar sobre cada componente e muito mais a seguir. Topa vir com a gente nessa?
Por que compreender a grade curricular da faculdade de Administração é importante?
A ideia por trás de uma análise do conteúdo programático de um curso é, em primeiro lugar, saber se a carreira se alinha com as habilidades , interesses e objetivos do estudante . Além disso, compreender a grade curricular permite descobrir o que a rotina de trabalho deve envolver. Logo, é algo muito importante já na escolha da profissão .
Pense no impacto disso para uma pessoa mais propensa às exatas, por exemplo. Algumas opções, como a Gestão, misturam essa área com humanas, podendo não ser ideais se fugirem do perfil do aluno.
Nesse caso, a ponderação é ainda mais útil, uma vez que se trata de um bacharelado amplo, que oferece a possibilidade de o aluno seguir diversos caminhos. Entretanto, essa variedade tende a gerar dúvidas e confusões sobre o escopo. Afinal, nem sempre se tem clareza do que realmente essa graduação propõe até tal avaliação.
Vale entender também que cada formação tem particularidades e direcionamentos. Na faculdade de Administração, o que se estuda depende da linha adotada. Assim, existe a chance de se voltar a empresas familiares, grandes negócios, empreendimentos públicos, negociações internacionais e por aí vai.
O que se estuda na faculdade de Administração?
Um curso que visa preparar os futuros gestores precisa cobrir diversas áreas. Na São Judas, a organização dos componentes em Unidades Curriculares (UCs) ajuda nisso, dando dimensão e integrando conhecimentos. Que tal entender melhor como isso funciona?
Operações, Logística e Qualidade
Na faculdade de Administração, o que se estuda sobre essa área pode ser dividido em duas Unidades Curriculares:
- Administração e Integração de Operações e Qualidade, que visa instrumentalizar os futuros gestores para planejar, organizar, controlar e otimizar os processos produtivos. Isto é, o foco é aumentar a eficiência e a qualificação das entregas, utilizando desde técnicas até ferramentas adequadas;
- Administração e Integração Logística, cuja abordagem inclui todo o fluxo de materiais, da compra de insumos à armazenagem, embalagem, transporte e entrega. Ainda, cobre tanto a implementação de tecnologias quanto a interação entre setores.
Gestão de Pessoas
Os Recursos Humanos são essenciais para um negócio funcionar. Não à toa, na matriz da São Judas, há a UC Aspectos Humanos e Socioculturais, com 160 horas voltadas a abordar o assunto. Que tal saber o que essa Unidade Curricular compreende?
Para começar, elementos da individualidade — como personalidade, formas de se comunicar, de se relacionar e de aprender — são tratados no contexto do mundo do trabalho, considerando a diversidade cultural.
Mais que isso, o âmbito psicológico, emocional e comportamental é visto em perspectiva sociológica, dando condições aos futuros gestores para:
- promover qualidade de vida no trabalho;
- engajar e reter talentos;
- construir uma cultura organizacional positiva.
Ademais, questões práticas que vão desde o planejamento estratégico até as bases legais para as relações trabalhistas são ensinadas. Dessa forma, ações como selecionar funcionários, calcular folha de pagamento, resolver conflitos, entre muitas outras são exemplos do que é abordado.
Compliance
Entre o que se estuda na faculdade de Administração , um dos elementos que tem se renovado é a questão da governança corporativa. Isso porque na sociedade atual é preciso ter responsabilidade e agir corretamente, não valendo tudo na busca pelo lucro. Vamos às UCs que tratam disso na São Judas?
- Estruturas e Ambientes das Organizações — oferece a base para a formação do negócio, englobando o Direito Empresarial, as políticas corporativas, a organização societária, a escrituração e as propriedades industriais;
- Ética, Valores e Cultura Organizacional — aprofunda aspectos das relações institucionais, das normas e da maneira como conduzir negociações ou outras interações dentro do que é lícito.
Finanças
Aqui está o que vem à mente quando se questiona: “faculdade de Administração, o que estudar?, não é mesmo? Até porque os resultados monetários e o lucro são os objetivos dos empreendimentos. Para tanto, a São Judas tem quatro Unidade Curriculares:
- Fundamentos Econômicos, para amparar a leitura e a avaliação do mercado em que o empreendimento está inserido;
- Gestão Estratégica de Finanças, a fim de dar visibilidade a métodos de análise, modelos de financiamento, precificação e custos, formas de estruturar o orçamento etc.;
- Mercado Financeiro e Valuation, cujo recorte é totalmente voltado a esse segmento econômico;
- Registros e Demonstrações Contábeis, que embasa as questões técnicas acerca de impostos, taxas, patrimônio e escrituração fiscal.
Estratégia
Essa é a área mais abrangente da Administração, sendo o cerne do que significa gerir um negócio. Entre suas atribuições estão a definição dos objetivos, da forma de trabalhar, dos meios, dos investimentos, o direcionamento das atividades-fim, entre muitos outros exemplos. Na São Judas, as UCs que estão ligadas ao estratégico são:
- Cenários e Desenvolvimento Socioeconômico — voltada a tratar das mudanças que o pensamento e a realidade mercadológica sofrem ao longo do tempo;
- Globalização e Estratégia — aborda os elementos da gestão em um contexto mundial;
- Inovação, Sustentabilidade e Competitividade Empresarial — cujo enfoque são as demandas atuais do empreendedorismo e o equilíbrio com o meio;
- Tomada de Decisão — busca dar aos futuros administradores recursos para embasar as escolhas e reduzir os erros nesse momento.
Marketing
Essa área da Administração também está ligada a outras formações, como Publicidade e Propaganda ou Relações Públicas . Todavia, o recorte que se encaixa nesse curso envolve processos, estratégias e ações para:
- posicionamento de marca;
- promoção de produtos e serviços;
- reconhecimento mercadológico;
- construção de uma relação com o cliente.
Assim, a Unidade Curricular Marketing, Branding e Prospecção de Mercados conta com 160 horas na São Judas para preparar os estudantes para essas atividades.
Como analisar o conteúdo programático na hora de escolher uma faculdade?
Aspectos como abrangência, profundidade, foco e atualização da proposta curricular são os pontos a se considerar ao avaliar a matriz do curso de Administração. Esses elementos indicam se a Instituição de Ensino Superior está alinhada com o que o mercado espera de uma profissão tão ampla e que precisa estar sempre na vanguarda.
Isso é importante, uma vez que ingressar em uma formação que responde às demandas mercadológicas aumenta as chances na hora de se empregar, viu? Nesse cenário, a São Judas busca oferecer um conteúdo programático amplo e completo, abordando o que há de mais inovador.
A pergunta: “faculdade de Administração, o que estudar?” já não está sem resposta. Com base no que foi apresentado, ainda é viável conhecer a proposta da São Judas para o curso e o quanto nosso conteúdo programático se volta para as demandas do mercado atual, não acha?
Para saber mais, não deixe de conhecer a página do curso!