Engenharia: 10 motivos definitivos para escolher essa carreira

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o mercado de trabalho para os engenheiros encontra-se em um bom momento no nosso país. O número de vagas a serem abertas para os profissionais de engenharia vão de 600 mil a 1,15 milhão até o ano de 2020. Entre as áreas tidas como as mais promissoras, têm destaque a logística, a energia e a construção civil: os salários dos profissionais que trabalham nessas áreas pode chegar a R$ 25 mil por mês.

As vagas destinadas para os engenheiros recém-formados também podem ser encontradas em outros países, melhorando as chances de quem iniciar uma carreira de engenharia. Com o diferencial de aplicar a tecnologia na resolução de diferentes problemas, esse profissional adquire ao longo da carreira as qualidades para se tornar um bom líder de equipe, algo extremamente necessário atualmente.

Se você ainda tem dúvidas em relação a cursar ou não Engenharia, acompanhe o nosso post e confira 10 motivos definitivos para escolher essa carreira!

Remuneração

Não é segredo para ninguém que os engenheiros figuram entre os profissionais com melhor remuneração. Receber um bom salário é um fator motivante, uma vez que você tem estabilidade financeira e pode colocar em prática a realização de muitos sonhos e desejos. Se você busca uma carreira que te proporcionará estabilidade financeira, a engenharia é uma excelente opção.

Reconhecimento

É fato que algumas profissões proporcionam mais reconhecimento que outras, seja por sua visibilidade no mercado ou mesmo pelo tipo de função que exercem. Aqui no Brasil, a engenharia figura ao lado da medicina e do direito como as profissões mais reconhecidas e valorizadas pelas instituições, familiares e pelos próprios alunos.

Grade curricular do curso

As grades curriculares dos cursos de Engenharia são completas, ensinando ao aluno um conjunto de disciplinas essenciais não somente para a sua profissão, mas para a vida: administração, fundamentos da economia e empreendedorismo. O profissional formado em Engenharia sai da universidade pronto para encarar o mercado de trabalho, que está sempre aquecido nessa área e necessita de formandos constantemente.

Ampla possibilidade de atuação

Outra razão para que você escolha a engenharia como a sua profissão é a flexibilidade, pois existem diversas áreas em que você pode escolher, incluindo:

  • civil;

  • computação;

  • controle e automação;

  • elétrica;

  • mecânica;

  • metalúrgica; e

  • produção, dentre muitas outras.

Ao todo, são 34 áreas dentro da engenharia, nas quais você pode se especializar e trabalhar.

Desenvolvimento intelectual

Tanto as disciplinas quanto a profissão em si ajudam o aluno a desenvolver o seu raciocínio, pois o engenheiro precisa desenvolver diversas competências. O raciocínio rápido e lógico é uma das mais conhecidas habilidades dos engenheiros, pois é exigido diante de situações que necessitam a resolução de problemas e de críticas.

Com a grande variedade de temas que são estudados na universidade, que vão das disciplinas da engenharia até algumas artes, passando por ciências e conhecimentos em línguas estrangeiras, o estudante fica diante de uma excelente possibilidade de absorver mais conteúdo e trabalhar melhor o seu desenvolvimento intelectual.

Empreendedorismo

A engenharia ajuda você a se tornar um empreendedor de duas maneiras. A primeira é por meio das disciplinas que são ensinadas em sala de aula. Com elas, você absorve os conhecimentos necessários para desenvolver habilidades que vão ajudar muito na hora de abrir seu próprio negócio e se tornar chefe de si mesmo.

A segunda maneira é por meio das experiências profissionais que você vai ter, principalmente nas grandes empresas. Uma vez dentro delas, você fica mais familiarizado com o funcionamento dos recursos humanos, das finanças e do marketing. Entendendo esse conjunto, você se sente mais seguro para abrir o seu próprio negócio. Ainda, o conhecimento técnico absorvido no período em que você estará trabalhando para as grandes empresas permitirá que você tenha insights para criar e desenvolver o seu próprio produto.

Desafio

Sem desafios, o profissional se sente desmotivado, mas isso não acontece em uma carreira de engenharia. Já começa pelo vestibular, que é extremamente concorrido e exige um esforço a mais do estudante.

Durante o curso, as disciplinas vão exigir de você que aplique raciocínio lógico e criatividade na resolução dos problemas. No mundo real, após estar formado, você vai se deparar com problemas que precisam de soluções viáveis, rápidas e eficazes. Por vezes, você ainda terá um trabalho de convencimento a ser feito para que as ideias sejam adotadas sem resistência.

Criatividade

A engenharia permite que você seja criativo. Diante de problemas fascinantes, você será capaz de usar os seus conhecimentos lógicos aprendidos em sala de aula e também as suas próprias soluções para conseguir desenvolver projetos completamente originais. Por isso, essa área de atuação é encarada como uma arte da ciência.

Descobertas sobre o mundo

A engenharia permite que você entenda o funcionamento do mundo, do que está ao seu redor. Durante a sua atuação como engenheiro, você vai se deparar tanto com questões atuais como futuras, que podem envolver reatores nucleares, fontes alternativas de energia, carros elétricos, produção de alimentos e muitos outros.

Diante dessas questões, você pode descobrir respostas para problemas que afetam a humanidade, além de trabalhar nas tecnologias que vão ajudar a dar um passo adiante. A engenharia está diretamente ligada com a ciência e a investigação, abrindo as portas para a descoberta de um mundo de conhecimento.

Papel social

Ao longo do texto, você notou que, como engenheiro, terá uma enorme responsabilidade com a sociedade? A engenharia permite que você desenvolva todo o seu potencial cerebral, podendo usar as soluções encontradas para o bem de todos.

Não é de hoje que os engenheiros atuam em benefício da sociedade, desenvolvendo soluções que melhoram o nosso dia a dia e a qualidade de vida de todos, desde modais de transporte até dispositivos e novas tecnologias. Com as tendências da engenharia, você pode trabalhar em prol da solução de problemas relacionados à poluição, falta de energia, fome e até mesmo doenças. Ser engenheiro é fazer a diferença.

Agora que você já conhece os 10 motivos definitivos para escolher a carreira de engenharia, prepare-se para ingressar na universidade. E para não enfrentar dificuldades até que o primeiro salário chegue, confira nosso e-book Manual Financeiro do Universitário: saiba como não passar aperto na faculdade clicando aqui!



Deixe uma resposta