Curso de Pedagogia: como saber se é o ideal para mim?

Quando chegamos ao final da adolescência, nos é exigida uma das decisões mais importantes de nossas vidas: escolher uma profissão. As opções de curso não param de aumentar, e nem sempre temos a oportunidade de nos informar e conhecer realmente as possibilidades de trabalho oferecidas por cada um, o que só dificulta esse momento.

Por esse motivo, é muito comum errar nessa escolha e, com isso, há uma troca de cursos até o jovem encontrar um curso de que realmente gosta e com que se identifica. Essa prática acaba atrasando os planos de vida de várias pessoas, ou mesmo tendo como consequência profissionais frustrados, futuramente.

Pensando nisso, no post de hoje, falaremos, de maneira detalhada, a respeito do curso de Pedagogia, para que você possa saber se ele se encaixa no seu perfil e se ele deve fazer parte das suas opções de escolha consciente. Vamos lá?

A Pedagogia

Apesar de muitas pessoas pensarem sempre no trabalho em salas de aula quando ouvem falar de pedagogia, a verdade é que essa área está relacionada à educação e formação do indivíduo de um modo geral. Ou seja, a pedagogia trata da transmissão de conhecimento realizada por meio do uso de certa didática, e pode acontecer tanto em ambiente escolar quanto não escolar.

Essa é uma profissão que, infelizmente, não tem muito prestígio ou reconhecimento social, além de o salário não ser justo ou atrativo. Apesar disso, o mercado de trabalho de pedagogia está se tornando cada vez mais amplo e cada vez mais carente de profissionais.

O pedagogo

Para trabalhar com pedagogia, o profissional precisa ser paciente e ter o que chamamos de vocação para ensinar e criar formas de transmissão do conhecimento. Além disso, é preciso saber se relacionar com pessoas, principalmente crianças e alunos com pouco estudo ou informação.

Compreensão e dedicação também fazem parte do pacote essencial ao pedagogo. É importante, também, gostar de ler e de estudar, pois essa é uma profissão que exige constante atualização e renovação.

Dentre as atividades a serem desenvolvidas estão organizar, planejar e desenvolver materiais e métodos voltados à educação; aplicar diferentes métodos de ensino de acordo com o contexto e a situação, além de ser preciso ter sensibilidade para associar o aprendizado à realidade do aluno e às questões sociais, contribuindo para uma construção do conhecimento mais sólida e de qualidade.

As áreas de atuação do pedagogo

Ambiente escolar

O trabalho mais comum ao pedagogo é a educação infantil, mas esse profissional também pode atuar nos ensinos fundamental e médio; na gestão, orientação e coordenação pedagógica em escolas; escolas de idiomas ou absolutamente qualquer outro curso oferecido ao público, presencial ou online. Inclusive, vagas para profissionais especializados em ensino a distância aumentam a cada ano, assim como as oportunidades de emprego para quem trabalha com a inclusão de pessoas com necessidades especiais.

Ambiente não escolar

Mas não para por aí, não! Como dissemos anteriormente, o espaço de trabalho do pedagogo não se delimita ao espaço escolar. Esse profissional pode trabalhar, também:

  • em museus, bibliotecas, brinquedotecas e até mesmo hospitais;

  • ONGs;

  • editoras de livros didáticos ou produção de material pedagógico;

  • mídias educativas;

  • órgãos públicos ligados à educação;

  • orientação vocacional;

  • RH de empresas, na tarefa de treinamento e consultorias; e

  • em qualquer espaço ou trabalho que envolva qualquer relação de aprendizagem.

O curso de pedagogia

Habilitação

É mais comum que a habilitação do estudante de Pedagogia seja em licenciatura, pois com isso as opções de atuação ficam mais amplas, já que essa é a formação exigida para que o pedagogo atue dentro de sala de aula. No final do curso, o estudante passa por um período de estágio supervisionado para que tenha, ainda antes de se formar, o contato e experiência com a rotina do trabalho.

É possível também que o aluno se forme com grau de bacharelado, o que significa que ele provavelmente se dedicará à pesquisa e análise de teorias e de práticas pedagógicas. No entanto, muitas faculdades procuram mesclar aulas teóricas e práticas, uma vez que esse é um daqueles cursos em que a prática é mais que essencial para o trabalho possa ser executado com sucesso no futuro.

Grade curricular

A grade curricular do curso de Pedagogia conta com matérias relacionadas a História, Psicologia, Sociologia e Filosofia, e também com noções básicas de Economia e Administração, além, claro, das matérias básicas e específicas voltadas à educação, como Didática e Gramática, por exemplo. Normalmente, a grade básica tem 4 metodologias mais comuns, sendo elas: Ciências Sociais, Matemática, Língua Portuguesa e Ciências Naturais, de modo que todo pedagogo possa trabalhar em qualquer uma dessas áreas.

Duração do curso

A duração do curso varia entre 4 e 5 anos. No entanto, algumas áreas de atuação exigirão qualificações complementares, como cursos de extensão e até mesmo pós-graduação, o que adiciona algum tempo de estudo. Porém, lembre-se de que, como já dissemos, esse é um tipo de curso que exigirá estudo e atualização frequentes, uma vez que é preciso lidar com pessoa e sociedade, e o ser humano está sempre em constante evolução.

O reconhecimento da profissão ideal

Se informar é sempre o segredo para uma escolha consciente. No entanto, a profissão da pedagogia é repleta de novidades e contratempos quando praticada, por isso o estágio supervisionado é tão importante. Logo, é imprescindível que você não se incomode com imprevistos e desafios!

Se você tem ainda alguma dúvida e não pretende chegar até o final do curso para descobrir que escolheu o curso errado, converse com profissionais ligados à área e procure saber como é a rotina de trabalho, quais são os pontos positivos e negativos de atuar como pedagogo e tire todas as dúvidas que você ainda possa ter. Nesse momento, informação e experiências de terceiros nunca é demais.

Como você pôde ver, as possibilidades para um profissional de pedagogia são muitas. Se você chegou até aqui e acredita que esse será um bom curso e uma profissão ideal para você, mãos à obra para se qualificar e estudar para que possa dar início a essa jornada o quanto antes! Boa sorte!

O que achou do nosso apanhado sobre o curso de Pedagogia? Você tem experiência com o curso ou sabe mais algumas características da área? Compartilhe com a gente nos comentários!



Deixe uma resposta