Conheça 8 benefícios de fazer trabalho voluntário Conheça 8 benefícios de fazer trabalho voluntário

Conheça 8 benefícios de fazer trabalho voluntário

Você já pensou o quanto pode ser gratificante doar algumas horas de dedicação para ajudar os outros? E se você conseguisse um lugar para praticar suas habilidades? Ou já imaginou poder se destacar num processo seletivo por ter ricas experiências? Essas ideias podem ser verificadas por você caso se aventure em fazer trabalho voluntário. 

Esse tipo de atividade garante diversos benefícios. Muitos deles serão incorporados ao currículo e também ao desenvolvimento pessoal.

Quer saber quais são essas vantagens? Acompanhe este texto e conheça oito benefícios que um trabalho voluntário pode trazer para sua vida pessoal e profissional.

1. Oportunidade de aprender com os outros

Quem disse que tudo que você vai aprender na vida serão seus pais e professores que vão ensinar? No trabalho voluntário você tem a chance de aprender com outras pessoas, inclusive fora do seu meio social.

Por exemplo, você está cursando Arquitetura e no local onde você faz trabalho voluntário existe um profissional de Ciências Contábeis que vai dar a você noções de finanças.

Desta forma, será possível ter a oportunidade de conhecer algum assunto que provavelmente você nunca na vida teria a chance de aprender.

2. Obter experiência dentro da área de atuação

Muitos estudantes que estão quase terminando a faculdade ou que já não sabem lidar somente com a teoria, deveriam pensar em procurar um trabalho voluntário. Isso porque durante este serviço você pode encontrar algum trabalho dentro da sua área de atuação.

Geralmente, a estrutura dos trabalhos voluntários são divididos em setores de interesse e formação. Por exemplo, se você faz algum curso em que gostar de animais ou de crianças seja determinante, é bem provável que você encontre alguma oportunidade de trabalho voluntário. 

Sendo assim, você pode escolher algo no seu ramo. Praticando os conceitos que você aprende em sala de aula vai ser bastante compensador para sua carreira.

3. Aumentar as chances de arrumar um emprego

O mercado de trabalho cada vez mais competitivo faz com que qualquer experiência a mais seja decisiva para a contratação. No caso do trabalho voluntário essa experiência é de grande peso.

O motivo é que as empresas têm dado preferência a candidatos engajados em um projeto voluntário. Pois, as corporações sabem que voluntários têm mais desenvoltura para lidar com imprevistos, conseguem ser proativos e são mais determinados.

Essas características enchem os olhos das empresas. Desse jeito, ter uma experiência de trabalho voluntário no currículo ajuda a se destacar diante dos demais concorrentes.

4. Possibilidade de desenvolver ideias inovadoras

Muitas vezes as empresas, durante seus programas de estágio, possuem uma política organizacional rígida que pouco privilegia inovações experimentais desenvolvidas por seus estagiários. Algo diferente disso pode ser encontrado no trabalho voluntário.

Geralmente as instituições e organizações apresentam uma postura mais aberta para novas ideias. Afinal, elas têm como objetivo melhorar a prestação de serviços sociais e sendo assim, as práticas inovadoras são bem-vindas.

Então, aproveite uma maior liberdade que o trabalho voluntário proporciona e coloque suas ideias geniais em prática para ajudar outras pessoas.

5. Maior bem-estar

Já está comprovado: quem faz trabalho voluntário é mais feliz! Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos mostrou que voluntários apresentam uma carga de stress muito menor em relação a outros não voluntários. Além disso, eles manifestam maior equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

Outra pesquisa norte-americana vai mais além. Ela conseguiu comprovar que quem faz trabalho voluntário vive por mais tempo. Segundo esse estudo da Universidade de Michigan as pessoas que se dedicam ao voluntariado vivem em média quatro anos a mais.

Os fatores de felicidade e bem-estar que os voluntários sentem são explicados biologicamente. Quando se dedicam a ajudar os outros, ocorre a liberação de endorfinas que são neurotransmissores que provocam em todo o corpo a sensação de prazer. Aliás, essa energia positiva pode ser constatada no sorriso de quem faz um trabalho voluntário.

6. Afastar-se do tédio

Sabe aquele dia de domingo, nada para fazer, preguiça no sofá e uma tremenda sensação de tédio? Que tal mudar esse comportamento e fazer parte do voluntariado? Quem se dedica a esse tipo de ocupação se torna uma pessoa mais ativa.

Os compromissos do trabalho voluntário vão fazer com que a sua agenda não fique vazia. Você vai preencher suas horas vagas ajudando as pessoas, distraindo-se e tendo um passatempo estimulante.

7. Melhorar o networking

O trabalho voluntário também pode ampliar a sua rede de contatos. Isso ocorre porque os locais de voluntariado trabalham com pessoas que atuam em diversos setores.

São fornecedores de produtos, gerentes de empresas e trabalhadores em geral. Esses e outros indivíduos estão comumente envolvidos com instituições de trabalho voluntário. 

Aproveitando desta estrutura, você pode conhecer muitas dessas pessoas, firmando novos contatos. Já pensou encontrar novas parcerias para seus projetos pessoais e profissionais durante um evento promovido por sua equipe de voluntariado? Isso pode acontecer. 

Além do mais, não tem como não fazer um trabalho voluntário sem conquistar novos amigos. Com tanta gente que você vai lidar, é impossível não ter alguém que vá se identificar contigo.

8. Aprimorar a sensibilidade e empatia

Quando se é um voluntário a maneira de sentir o mundo não é mais a mesma. Isso porque o indivíduo nesta condição começa a reparar o entorno e as demandas das pessoas. Com isso, ele consegue aprimorar sua sensibilidade para entender os problemas sociais.

Neste processo de sensibilização, ocorre a prática de empatia. Você consegue melhorar a sua capacidade de escutar as dores dos outros e poder se colocar no lugar das pessoas. O desenvolvimento pessoal vai ser algo realmente enriquecedor durante essa experiência.

Esses foram alguns do benefícios que você pode obter ao fazer trabalho voluntário. Não é difícil encontrar alguém que precisa de ajuda. Existem diversas organizações não-governamentais e instituições que precisam de apoio voluntário que podem estar perto do você. Então, não comece a vida acadêmica com o pé esquerdo, procure por um trabalho voluntário!

Gostou das vantagens de fazer um trabalho voluntário? Se você quiser saber de outras informações tão interessantes quanto estas, siga a gente no Facebook, Twitter e Instagram