Como ter uma alimentação saudável mesmo com a rotina corrida Como ter uma alimentação saudável mesmo com a rotina corrida

Como ter uma alimentação saudável mesmo com a rotina corrida

Ter uma rotina corrida, repleta de afazeres, compromissos e responsabilidades, é uma realidade na vida de muitas pessoas. Faculdade, trabalho, família, afazeres domésticos e vida social preenchem todo o nosso tempo. Dentro desse contexto atarefado, ter uma alimentação saudável e balanceada se torna um grande desafio.

Quem nunca saiu do trabalho morrendo de fome e no caminho para a faculdade devorou um salgado frito acompanhado de um refrigerante? Ou então almoçou um enorme sanduíche gorduroso na mesa de trabalho, em frente ao computador? Essas atitudes, tão comuns na rotina de muita gente, são extremamente prejudiciais a longo prazo.

Alimentar-se mal faz com que seu corpo trabalhe sobrecarregado e sem todos os nutrientes de que necessita para funcionar corretamente. Cansaço, falta de energia, irritação, dificuldade de concentração e baixa imunidade tendem a aparecer com o tempo, afetando bastante seu desempenho e produtividade.

Porém, mesmo com a rotina corrida, é possível sim ter uma alimentação saudável e equilibrada. Para isso, é necessário saber fazer escolhas corretas e dedicar alguns minutinhos de seu dia para programar suas refeições.

Quer saber como ter uma alimentação saudável mesmo com a correria do dia a dia? Confira nosso artigo de hoje!

Faça compras de maneira consciente

Principalmente se você mora sozinho, fazer compras no supermercado deve ser uma tarefa consciente e focada em sua boa alimentação. Priorize a compra de alimentos saudáveis e práticos, como iogurtes, frutas, cereais, barrinhas e frutas secas.

Evite ao máximo a compra de alimentos processados e industrializados, como macarrão instantâneo, nuggets e lasanhas congeladas, por exemplo. Apesar de serem gostosos e práticos de fazer, eles estão cheios de conservantes e gorduras prejudiciais. Se você mantiver em sua geladeira e despensa apenas alimentos saudáveis, ficará muito mais fácil manter uma alimentação balanceada, não é mesmo?

Não pule o café da manhã

Por mais atribulada que seja sua rotina, acostume-se a não sair de casa em jejum. Acorde alguns minutinhos mais cedo e prepare um bom café da manhã. Ingerir alimentos saudáveis logo após acordar “desperta” seu corpo, pois ativa o seu metabolismo, e lhe dá energia para enfrentar a correria do dia. Não é à toa que o café da manhã é considerado a refeição mais importante do dia!

Mas atenção: ser a refeição mais importante não significa que você pode comer o que quiser em quantidades cavalares. Dê preferência a sucos espremidos na hora, torradas integrais, queijos magros, frutas e leite desnatado.

Programe seus lanches com antecedência

A alimentação saudável baseia-se na premissa de não ficar longos períodos em jejum. Acostume-se a comer algo de três em três horas, aproximadamente.

Adquira o hábito de preparar lanches saudáveis para o dia seguinte antes de dormir para não perder tempo pela manhã. Sanduíches com pão integral, ricota e cenoura ralada, ou frutas lavadas e embaladas, são ótimas opções para levar na mochila e comer durante o dia. Isso evita que você fique morrendo de fome e desconte na próxima refeição, comendo mais do que o necessário e fazendo escolhas menos saudáveis.

Cuidado com a hora do almoço

Se você trabalha durante todo o dia e tem que almoçar na rua, sempre dê preferência para os restaurantes a quilo. Geralmente, eles disponibilizam uma maior quantidade de opções de pratos e saladas, o que permite que você faça escolhas mais conscientes.

Na hora de montar seu prato, lembre-se sempre de escolher alimentos de todos os grupos alimentares: carboidratos (arroz e macarrão), que dão energia ; proteínas (carnes e feijão), que constroem e regeneram os tecidos; e verduras e saladas, fontes de fibras, vitaminas e minerais. A regra geral é que quanto mais colorido for o seu prato, maior diversidade de nutrientes ele conterá, o que contribui para o funcionamento correto de seu metabolismo.

Se a empresa em que você trabalha tem um local específico onde os funcionários podem fazer suas refeições, aposte sem medo na boa e velha marmita. Além de economizar um bom dinheiro no final do mês, levar comida de casa ajuda você a comer de maneira mais saudável e em quantidades corretas.

Caso você tenha uma rotina muito corrida e não tenha tempo para cozinhar e preparar sua marmita todas as noites, experimente cozinhar durante o final de semana e deixar pequenas porções congeladas, suficientes para toda a semana. Lavar e cortar verduras e saladas assim que chegar do supermercado, acondicionando-as em potes plásticos com tampa na geladeira, também agiliza na hora de montar sua refeição.

Não se esqueça da hidratação

Ter uma alimentação saudável também significa ser cuidadoso quanto à hidratação. Durante o dia, nosso corpo perde bastante água, que precisa ser reposta corretamente. Um corpo desidratado fica mais lento e sem energia, o que pode afetar seu desempenho no trabalho e na faculdade.

Por isso, acostume-se a ter sempre à mão uma garrafinha de água para manter-se hidratado durante todo o dia. Se você não gosta de água pura, pode saborizá-la, adicionando ervas como erva-doce, hortelã ou limão, ou ainda investir em chás de cor clara, como o chá verde, que, além de hidratarem, ainda têm antioxidantes e previnem doenças.

Pegue leve no jantar

Quem passa o dia todo fora, com uma rotina corrida, geralmente chega em casa à noite faminto, com vontade de devorar o que vê pela frente. Porém, comer exageradamente à noite, principalmente alimentos gordurosos ou processados, é extremamente prejudicial. Como logo após a refeição você vai dormir, as calorias ingeridas não são gastas e sim acumuladas. Além disso, comer demais no jantar pode fazer com que você tenha pesadelos e insônia, prejudicando seu descanso.

Por isso, adquira o hábito de fazer refeições leves à noite. Saladas, sanduíches magros, carnes grelhadas e caldos não cremosos são ótimas opções. Esses alimentos saciam a fome, provendo energia de maneira equilibrada e saudável para seu corpo.

Seguindo essas dicas simples de alimentação saudável, você conseguirá manter seu organismo equilibrado e com energia para realizar suas atividades e compromissos durante todo o dia, mesmo com a correria do dia a dia!

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