Como ter sucesso na carreira de Jornalismo?

A carreira de Jornalismo é um caminho atraente para quem vive ligado em tudo o que acontece ao seu redor e gosta de estar por dentro das últimas notícias. É um curso versátil, que prepara o estudante para atuar em veículos de comunicação como a internet, o rádio, a TV, jornais e revistas, além de capacitar o profissional para assessoria de imprensa, comunicação empresarial e outros segmentos.

Se você tem interesse em conhecer melhor o caminho para o sucesso na carreira de Jornalismo, confira as dicas que preparamos:

Seja bem informado

O primeiro hábito que todo aspirante a jornalista ou estudante de Jornalismo deve adquirir é o de acompanhar as notícias diariamente. Estar ligado no que acontece na sua cidade, no estado, no país e no mundo é fundamental para se tornar um bom jornalista.

Como nem sempre é possível ler profundamente todas as notícias, concentre-se nos acontecimentos principais e faça uma leitura crítica dos assuntos mais importantes do dia.

Acompanhe o jornalismo de opinião

Na faculdade, aprende-se que as notícias devem seguir o princípio da isenção e apresentar todos os lados de um determinado caso. Na prática, isso não acontece sempre.

Para desenvolver a sua capacidade crítica, acompanhe as colunas de opinião de jornalistas conceituados e veja como os fatos são interpretados por especialistas. Com esse hábito, você vai aprender a ir além da mera leitura dos fatos na hora de interpretar as notícias do cotidiano.

Ler para escrever bem

Quem se interessa pela carreira de Jornalismo, em geral, tende a gostar de ler e de acompanhar o que acontece ao seu redor. O hábito da leitura é indispensável para esse profissional: ela enriquece o vocabulário e é fundamental para que você aprenda a escrever melhor. Para diversificar, alterne livros de literatura com os jornais para ter contato com estilos de escrita e vocabulários variados.

Desperte sua curiosidade

O jornalista é, antes de mais nada, um curioso. É ele quem deve investigar e reportar os fatos que são de interesse público. Para despertar o seu faro jornalístico, confira como foram feitas investigações jornalísticas importantes lendo os chamados livros-reportagens.

Nesse tipo de publicação, os jornalistas vão além da notícia para contar todo o processo de apuração e investigação que estão por trás de uma grande reportagem. Entre os mais atuais, a dica é o best-seller Holocausto Brasileiro, da jornalista mineira Daniela Arbex, que traz um retrato da luta manicomial no Brasil a partir de uma série de reportagens investigativas sobre o Hospital Colônia, de Barbacena.

Não pare de estudar

A formação do jornalista é contínua e vai muito além da faculdade. Fique sempre atento a cursos de pós-graduação e especialização que possam te capacitar para exercer melhor o seu trabalho e que abram novas portas na sua carreira.

Atualmente, cursos para aprender a escrever para mídias sociais, aprender a editar e criar vídeos para a web, análise de dados de redes sociais e gestão de crise estão entre os mais procurados pelos jornalistas recém-formados.

Mantenha-se 24 horas no ar

Quem opta pela carreira de Jornalismo deve saber que o trabalho vai te acompanhar 24 horas por dia. O jornalista não consegue passar em frente a um fato e deixar pra lá:  é preciso estar sempre vigilante e antenado a tudo o que acontece ao seu redor. Os “furos” de reportagem podem aparecer onde você nem imagina!

Tenha compromisso com a sociedade

O Jornalismo é uma carreira de utilidade pública, que exerce um papel fundamental na sociedade. Ele é vigilante e atua para fiscalizar os poderes públicos e para dar visibilidade a fatos e acontecimentos de interesse da sociedade.

Por isso, ser jornalista é assinar este contrato com o mundo: ser o porta-voz de informações de qualidade e defender o direito da liberdade de expressão, agindo sempre com ética e visando o bem-estar da sociedade.

Seja comunicativo e sociável

O trabalho do jornalista não é uma atividade solitária. No dia a dia, você vai conversar com muitas pessoas, apurar notícias com fontes, debater pautas com seus editores e produtores e trocar informações com outros repórteres.

Independentemente da sua área ou veículo de atuação, a atividade jornalística é sempre social e depende muito do cultivo de relacionamentos, tanto com as suas fontes, para que elas forneçam informações confiáveis, quanto com os colegas de trabalho.

Saiba trabalhar em equipe

Como falamos no tópico anterior, o jornalista nunca está sozinho. Por isso, saber trabalhar em equipe é fundamental. Cultive o seu relacionamento com o seu editor, com o chefe, o fotógrafo, o produtor e com todos os envolvidos no seu trabalho cotidiano. Assim, os seus dias de trabalho serão mais prazerosos e produtivos.

Invista em um segundo idioma

Saber falar, ler e escrever em uma segunda língua é uma habilidade muito valorizada na carreira de Jornalismo. Invista em um bom curso de inglês ou espanhol para incrementar o seu currículo e dê prioridade à conversação.

Além de ser uma forma de se capacitar para fazer contatos internacionais, a proficiência em uma língua estrangeira é pré-requisito para diversas oportunidades de trabalho e pode ser o seu diferencial para uma carreira de sucesso.

Seja multimídia

Cada vez mais a carreira de Jornalismo se transforma para se adequar às necessidades do mercado e ao desenvolvimento das novas tecnologias. Isso significa que o jornalista de hoje não pode mais querer ficar parado em uma só mídia: o mercado precisa de profissionais capazes de atuar em diferentes ambientes e veículos.

Por isso, fique antenado e aprenda a lidar com os diversos veículos do mercado. Durante a faculdade, reserve um tempo para fazer estágios e, se possível, passe por mais de um veículo para aprender mais e para encontrar o seu campo preferido de trabalho.

Seguir a carreira em Jornalismo é sinônimo de muito trabalho, mas também de muita diversão e realização profissional. O mercado de trabalho é amplo e está em plena transformação.

E aí, ficou interessado na carreira de Jornalismo? Saiba tudo sobre o curso de graduação na área da Universidade São Judas Tadeu e comece já a se preparar para o futuro!



Deixe uma resposta