Como me preparar para a redação do Enem?

A preocupação com a redação do Enem é algo que tira o sono de muitos candidatos. O estudante, na redação, pode alcançar de zero a 1000 pontos, e a pontuação obtida nessa prova corresponde a 20% da nota final no exame. Portanto, para quem quer ter sucesso no exame, preparar-se bem para a prova de redação é fundamental.

Para ajudá-lo nessa missão, hoje vamos compartilhar com você 5 ótimas dicas para se preparar bem para a redação do Enem. Confira!

Tenha clareza quanto às competências avaliadas na prova de redação

Você sabia que há cinco competências que os avaliadores levam em consideração na hora de corrigir a prova do Enem?

De modo resumido, pode-se dizer que os examinadores querem saber se o candidato:

  • domina a norma padrão da língua portuguesa na modalidade escrita;

  • consegue entender bem a proposta da redação e é capaz de elaborar um texto dissertativo-argumentativo fazendo uso de conceitos relacionados a várias áreas do conhecimento;

  • é capaz de argumentar em defesa de um ponto de vista, estabelecendo relações entre informações, fatos e opiniões;

  • tem o conhecimento linguístico necessário para argumentar no desenvolvimento do texto; e

  • está apto a desenvolver uma proposta de intervenção para o problema exposto, mostrando respeito aos direitos humanos.

Conhecer e interpretar corretamente as competências esperadas do candidato na prova de redação pode te ajudar a criar uma estratégia de preparação mais adequada ao seu perfil e às suas necessidades, garantindo a você maiores chances de sucesso na hora da prova.

Identifique seus pontos fortes e fracos e foque sua preparação nas competências que você ainda não domina muito bem.

Leia muito

Pode ter certeza de que ler aumentará significativamente suas chances de fazer uma ótima redação do Enem. A leitura, dentre outros benefícios, amplia sua visão de mundo, fornece bom repertório para construir uma argumentação coerente e coesa na hora da prova e de quebra ainda aumenta seu conhecimento sobre a norma padrão da língua escrita.

Por isso, leia livros, artigos confiáveis na internet, revistas, jornais, e não tenha preconceito na hora de escolher o que você lerá. Quanto mais diversificados forem seus materiais de leitura, maior será seu conhecimento sobre vários assuntos, e isso pode, sem dúvida, salvá-lo na hora da prova, caso o tema da redação seja um assunto inusitado.

Aprenda com as provas anteriores

As provas de redação aplicadas nas edições anteriores do Enem representam uma valiosa fonte de conhecimento. Por esse motivo, faça ótimo proveito delas. Na internet é bastante fácil encontrar os temas das redações anteriores do exame. Isso irá te ajudar a ter uma noção dos tipos de assuntos cobrados na hora da prova e é uma excelente maneira de treinar suas habilidades.

Elabore tantas redações quantas puder e, se possível, peça que algum professor as avalie para você. Acostume-se a escrever de acordo com o gênero dissertativo-argumentativo para, no dia da prova, estar familiarizado com aquilo que se espera de você!

Treine seu poder de argumentação

Na redação do Enem, você irá se deparar com uma proposta e deverá defender um ponto de vista de maneira coerente e coesa. Ao final do seu texto, será cobrado que você proponha uma intervenção, uma espécie de solução ao problema apresentado pelo examinador.

O que os avaliadores esperam é que você seja capaz de argumentar de maneira convincente, baseando-se em fatos e informações para fundamentar suas opiniões de maneira clara, conexa e racional.

Trate de treinar bastante o seu poder de argumentação. O ideal, conforme você viu no tópico anterior, é treinar suas habilidades argumentativas escrevendo muito, fazendo várias redações para que, no dia da prova, você já tenha a técnica e o conhecimento necessários para desenvolver sua redação.

Contudo, você pode praticar a argumentação também utilizando a língua falada, e para isso pode contar com a ajuda de um parente ou amigo. Escolha um tópico e decida qual ponto de vista pretende defender. Aí, como em um debate, treine sua capacidade de argumentar, tendo como objetivo convencer o interlocutor a respeito da validade de suas afirmações.

Depois, na hora da prova, é só aplicar essa técnica no papel, no desenvolvimento de suas ideias — só que dessa vez seu objetivo será convencer os avaliadores.

Fique antenado nas atualidades

É praticamente impossível prever com exatidão qual será a proposta de redação para a próxima edição do Enem. Porém, de uma coisa você pode ter certeza: ela estará relacionada a assuntos atuais, com bastante repercussão social.

Assim, para se preparar o melhor possível, estando apto a desenvolver qualquer assunto no dia da prova, fique antenado nas atualidades! Ficar por dentro do que acontece no Brasil e no mundo, conhecer e entender os assuntos mais polêmicos da atualidade e estar a par de diferentes pontos de vista a respeito de diversos temas veiculados repetidamente na mídia são atitudes importantes para fazer uma ótima redação.

O caminho mais seguro para saber um pouco a respeito de tudo o que acontece por aí, seja na política, economia, cultura, esportes ou em outras esferas significativas da sociedade, é acompanhar jornais, revistas e tentar fazer uma análise de tudo o que vira notícia. Isso ajudará você a construir suas próprias opiniões e pode ser um recurso valioso para aplicar na hora da prova de redação!

Sabemos que você tem muito o que estudar para fazer uma boa prova. Porém, diariamente, reserve um tempo em seu cronograma de estudos para ler sobre atualidades, pois isso fará total diferença em sua preparação.

Percebeu como se preparar para a redação do Enem pode ser mais simples do que você imaginou? É evidente que você precisará colocar uma boa dose de dedicação, esforço e disciplina em seus estudos, mas, se seu objetivo é conseguir uma ótima nota no exame, toda luta valerá a pena!

Gostou do nosso texto? Então temos a certeza de que você vai adorar o nosso “Guia prático: como ser aprovado no vestibular”. Baixe agora o arquivo, gratuitamente, e turbine de vez os seus estudos!



Deixe uma resposta