Como escolher o melhor curso de Direito Como escolher o melhor curso de Direito

Como escolher o melhor curso de Direito

O curso de Direito tem um fator extra de dedicação. Um dos mais concorridos cursos nos vestibulares, aquele que decidir seguir o caminho da prática advocatícia terá pela frente cinco anos de estudos, além da preparação para as duas fases do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que autoriza o recém-formado a exercer a profissão e defender causas jurídicas.

É um período de dedicação e descobertas, e para isso é necessário escolher uma boa instituição de ensino em Direito, reconhecida no mercado, que busque não somente quantidade, mas qualidade, apresentando formas que capacitem os alunos a desenvolverem as práticas jurídicas, bem como se certificar que esta conta com laboratórios especializados, matriz curricular atualizada, núcleos de pesquisa e atividades extracurriculares.

OAB e MEC

Vale observar que muitas instituições de ensino não preparam seus alunos para o exame da OAB, que resulta em um índice de reprovação de até 80%. Há cerca de 897 instituições de ensino que ofertam cursos de Direito no país, sendo que apenas 51 aprovam mais de 50% de seus alunos no exame da Ordem, segundo pesquisa divulgada no final de 2019 pelo Ranking Universitário Folha.

A OAB e o Ministério da Educação (MEC) possuem critérios específicos para ranquear as melhores instituições de ensino jurídico, que avaliam em conjunto titulação do corpo docente, organização didático-pedagógica, plano de ensino, resultado de avaliações feitas pelos seus alunos etc.

Recentemente, o site da revista Você S/A divulgou ranking dos melhores cursos de Direito do país, segundo o MEC, por meio do Inep. Os melhores avaliados seguiram o indicador do Conceito Preliminar de Curso (CPC), baseado no último resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Nessa seleção foi avaliado o conceito do Exame, Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), seu corpo docente e a percepção dos estudantes sobre seu processo formativo. Vale destacar que a Universidade São Judas e o Centro Universitário São Judas – campus Unimonte fazem parte da seleção das instituições com conceito de excelência. Clique aqui e veja a matéria completa.

Tendo em vista esses fatores, saiba escolher a instituição ideal para fazer seu curso de Direito. Com isso, você terá sucesso na profissão desejada.