Com UCs Duais, alunos de Engenharia da São Judas participam de projetos de multinacionais

Companhias renomadas se transformam em espaços de aprendizagem e permitem vivência real da profissão 

Desenvolver o projeto de canalização de uma cidade ou criar uma peça de moto. As Unidades Curriculares (UC) Duais dos cursos de Engenharia da Universidade São Judas desafiam os alunos a executarem projetos reais do mundo do trabalho. 

Nas UCs Duais, os estudantes aprendem parte do conteúdo dentro de empresas parceiras da São Judas, como se fossem seus colaboradores. Ao final, os estudantes são avaliados nas duas esferas, a profissional e a acadêmica, e recebem uma certificação dual, assinada pela São Judas e pela companhia parceira. 

Para Bruno Utiyama da Silva, professor e coordenador regional dos cursos de Engenharia da São Judas, as UC Duais são um dos grandes diferenciais do projeto pedagógico. “Enriquecemos a vivência acadêmica dos alunos, colocando-os em contato com o mundo do trabalho antes do estágio. É uma forma até para o aluno ver se é a área que ele gosta, para ter uma base sólida, antes do estágio. Também permite criar um relacionamento especial do aluno com a empresa, e da empresa com o aluno.” 

Neste semestre, os cursos de graduação em Engenharia da São Judas têm à disposição no portfólio 12 UCs Duais. Uma delas é a UC Saneamento Básico, realizada em parceria com a empresa Saint-Gobain Brasil, que projeta, fabrica e distribui materiais de construção. No semestre passado, o desafio dos alunos do curso de Engenharia Civil era criar um projeto de canalização para a cidade de Avaré (interior de SP), fazendo cálculos reais do sistema que levaria a água da represa até o município. 

“Foram avaliados os 50 primeiros projetos, e quem se inscreveu no programa de estágio da Saint-Gobain já entrou na segunda fase da seleção, que é uma entrevista com o gestor. Os primeiros colocados puderam passar um dia na empresa”, explica Utiyama, lembrando que neste semestre haverá um novo projeto de canalização como desafio.  

‘Mini empresa’ e mentoria

Outra Dual oferecida aos alunos do curso de Engenharia Mecânica e que volta neste semestre é a ministrada em parceria com a FPT Industrial, empresa que fabrica motores diesel para caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e de construção. 

Utiyama conta que a UC trouxe o desafio de os alunos desenvolverem um projeto todo baseado no trabalho remoto. “Os alunos foram divididos em grupos e departamentos e tiveram de desenvolver o projeto de uma peça de moto, considerando o trabalho remoto. Precisaram entregar desenho, cronograma do projeto, etapas de fabricação, estudo de materiais, validação, como se fosse uma miniempresa”, afirma. 

Ao final, a empresa escolheu três grupos para passar por uma mentoria com os diretores da FPT Industrial. Além disso, os estudantes tiveram acesso a uma plataforma de cursos sobre a tecnologia da empresa que é disponibilizada aos novos colaboradores, no período da integração. 

Filhos de dono de construtora farão encontros 

Uma novidade entre as UC Duais para este semestre é a UC Estrutura das Fundações e Contenções, promovida em parceria com a MBigucci Construtora. A programação inclui um encontro dos alunos com os filhos do fundador da empresa, a advogada e arquiteta Roberta Bigucci e o engenheiro civil e advogado Milton Bigucci Jr.

“Eles vão abordar do ponto de vista da construtora como é o processo de construção de um edifício, desde a escolha de local, passando pela obra, até a venda. Haverá também um tour virtual em uma obra em andamento”, adianta o professor Utiyama. Ele lembra que a MBigucci Construtora é uma empresa preocupada com seu papel social e por isso possui diversos projetos ligados à preservação do meio ambiente, educação e com fins sociais.