Cinco diferenciais do projeto pedagógico da São Judas

Estudantes aprendem com situações reais em um currículo inovador que inclui, ainda, oportunidade de interagir e impactar a sociedade

A Universidade São Judas, presente em 11 unidades em São Paulo, é reconhecida pela qualidade do ensino. Professores com sólida formação acadêmica contam com uma infraestrutura diferenciada para executar um inovador projeto pedagógico.

Nos cursos de graduação, os estudantes aprendem com situações reais da carreira, seja por meio de projetos, casos clínicos, pesquisa e extensão ou oportunidades de internacionalização. Confira, abaixo, cinco diferenciais acadêmicos da São Judas:

Ensino por Unidades Curriculares

No currículo dos cursos não existem disciplinas. Elas foram substituídas pelas Unidades Curriculares (UCs) que trabalham os conteúdos de forma mais integral, já que o conhecimento não se constrói de maneira fragmentada.

Cada UC pode ser ministrada por mais de um docente que possuem diferentes expertises, mas trabalham de maneira complementar e estimulam a reflexão entre os alunos.

Empresas se tornam espaços de aprendizagem

Outro diferencial do currículo é a total conexão com o mundo do trabalho. Tanto que os alunos têm a opção de cursar algumas UCs dentro de companhias e empresas de grande porte cuja área de atuação está relacionada à sua formação, nas chamadas UCs Duais. Entre os exemplos de instituições parceiras da São Judas estão Nestlé, Google e a DrogaVet, a farmácia líder em medicamentos veterinários.

Nas UCs Duais, as empresas se tornam espaços de aprendizagem e os estudantes têm oportunidade de vivenciar os desafios reais da carreira, propor soluções criativas e expandir o networking. Ao final, o aluno é avaliado nas duas esferas, a acadêmica e profissional, e recebe uma certificação.

Oportunidade de ter uma experiência internacional

Na São Judas o aluno tem a possibilidade de enriquecer o currículo com experiências internacionais. Há diversas modalidades de intercâmbio, desde as que concedem bolsa de estudo para que o aluno consiga manter as despesas fora do Brasil, até os programas de curta duração ou cursos de idiomas.

Ainda dentro do pilar de internacionalização, a São Judas oferece os nanodegrees internacionais que são curtos online de 40h, ministrados em inglês e espanhol, em que o estudante pode incluir na sua trajetória acadêmica, de acordo com seu projeto de vida. Alguns temas abordados são aquecimento global e sustentabilidade; o impacto global da covid-19; mídias sociais para o desenvolvimento da carreira, entre outros.

Projetos de extensão aproximam aluno da comunidade

Embora as atividades extensionistas tenham, por lei, que ocupar no mínimo 10% da carga horária dos cursos de graduação, na São Judas elas assumem lugar de destaque na jornada do estudante.

Os projetos, disponíveis nas 11 unidades da São Judas, abarcam todas as áreas do conhecimento e são a oportunidade de o estudante colocar em prática seu conhecimento e contribuir com a efetiva transformação da sociedade, a começar pelo seu entorno.

Os exemplos das atividades são variados. Há projetos que oferecem consultoria para melhorar pequenas e micro empresas instaladas na comunidade; que preveem a produção de uma cartilha que lista deveres os deveres de imigrantes e refugiados; que discute os efeitos da covid-19 no turismo brasileiro; ou ainda que ensina estratégias para que os profissionais de meia idade se mantenham atrativos para os empregadores.

Alunos da Saúde têm acesso ao maior ecossistema de ensino da área do país

Para complementar a formação dos alunos da área da Saúde, a São Judas disponibiliza, assim como as demais instituições da Ânima Educação, a Inspirali, o maior ecossistema de ensino de saúde do país.

A empresa oferece ambientes de aprendizagem digitais e presenciais sobre temas alinhados às tendências do mundo do trabalho para que o estudante fortaleça sua formação e se prepare para atender as demandas da sociedade.

O objetivo é que a Inspirali, aliada ao currículo da graduação da São Judas, gere um retorno exponencial para os alunos que atuarão na área da saúde, como futuros médicos e médicas, farmacêuticos e farmacêuticas, enfermeiros e enfermeiras etc.