
Se você está pensando em onde estudar Arquitetura para potencializar a sua carreira , saiba que está no caminho certo. Um curso de Arquitetura e Urbanismo de qualidade pode ser o diferencial no mercado que você procura.
Neste post, vamos explorar juntos o assunto. Veja por que é tão importante acertar na escolha da graduação, como fazer essa pesquisa e qual é a melhor faculdade para dar o seu primeiro passo para o futuro. Vem com a gente!
Qual a importância de uma faculdade de Arquitetura de qualidade?
É de senso comum pensar que o curso de graduação que entrega a maior qualidade vai formar melhores profissionais. Porém, mesmo sendo algo lógico, a fase de escolha da instituição de ensino superior ocorre em um período conturbado da vida, com muitas mudanças acontecendo.
Então, nós entendemos que é difícil levar em conta tanta informação e fazer a escolha certa . Para ajudar nesse momento, criamos duas listas bem práticas para você.
Veja primeiro as razões de pesquisar bastante antes de escolher uma faculdade.
Aprendizado
O primeiro motivo é o mais determinante: uma faculdade de qualidade é capaz de apresentar, ensinar e fixar o conhecimento da profissão de maneira mais profunda em seus alunos.
Isso é feito com um bom currículo , que combina conhecimentos teóricos da área, ferramentas avançadas de trabalho e processos modernos que são utilizados hoje no mercado.
A combinação entre teoria e prática é ainda mais importante em Arquitetura e Urbanismo, uma área que combina criatividade e precisão.
Preparação para o mercado
Aprender o funcionamento de uma profissão não é suficiente para se destacar de cara na sua carreira. Afinal, o mercado não é apenas a prática do trabalho, mas todo seu ecossistema profissional em volta.
Por isso, uma boa faculdade apresenta cenários reais de atuação , demonstrando como projetos são desenvolvidos , contato com clientes, fornecedores e muito mais. Além disso, abre portas para a realização de estágios, nos quais é possível entender e vivenciar a prática da profissão antes de concluir a formação.
Valorização
Não dá para negar que, em todo mercado profissional, as habilidades não são o único fator de contratação. Empresas buscam arquitetos com potencial, o que significa que olham com mais carinho para aqueles formados em cursos bem-conceituados.
Cultura
Arquitetura e Urbanismo é uma profissão dinâmica, criativa e que está sempre inovando em relação a técnicas e tecnologias.
Para ter sucesso na área, é preciso não apenas saber fazer, mas ter um perfil que se beneficie dessas características.
É por isso que os melhores cursos de graduação em Arquitetura imergem os alunos nesse mundo, incluindo arte, cultura e cooperação.
Como escolher onde estudar Arquitetura?
Agora que entendemos melhor a importância de escolher uma boa faculdade, veja as dicas para escolher a melhor opção e iniciar a carreira do jeito certo. Confira.
Comece a planejar a sua carreira
Sabemos que a escolha da faculdade é uma decisão difícil. Ainda estamos nos preocupando com notas, vestibular, caminhos possíveis de graduação e tantas mudanças. Mas já dá para arrumar um espaço no seu planejamento para onde você quer estar após se formar.
Definições como a cidade em que você mora ou quer morar, o mercado em que quer se inserir, até a forma de trabalho vão influenciar na escolha da faculdade. O ideal é que ela te impulsione, não te segure.
Foque em faculdades de qualidade
A primeira filtragem nas opções é bem fácil de fazer. Use a nota do MEC e outros indicadores para eliminar de cara os cursos que não vão oferecer a qualidade que você exige para o seu futuro.
A nota do MEC é originada de diversos fatores, como o Conceito Preliminar de Cursos , que dá uma nota baseada na investigação de currículo, estrutura e corpo docente. Há também o Índice Geral de Cursos , que avalia não apenas o curso como a qualidade da instituição como um todo.
Por todas essas avaliações, o Ministério da Educação aponta um valor de 1 a 5 para as faculdades, em que:
- Notas 1 e 2: cursos insatisfatórios
- Nota 3: curso regular
- Notas 4 e 5: curso de excelência.
Portanto, pesquisar a nota do MEC dos cursos de Arquitetura é um método bastante confiável para filtrar de cara aqueles que não vão entregar a qualidade que você busca.
Pesquise referências
Além de notas e avaliações, busque informações sobre pessoas que cursaram aquela faculdade e as impressões sobre a experiência.
Outra dica é tentar encontrar profissionais de destaque na área e ver em que faculdade estudaram. Trace uma relação entre os diferenciais dessas pessoas e o que a faculdade ensina.
Busque flexibilidade
Os dias atuais são corridos e muitas pessoas precisam trabalhar enquanto estudam. Se esse é o seu caso, precisa de uma faculdade que seja uma parceira nesse processo de aprendizado.
Veja quais opções tratam os alunos com respeito , incluindo a flexibilização de gastos e horários para que o melhor ensino se adeque à sua melhor rotina.
Atente à infraestrutura
O curso de Arquitetura hoje exige uma boa oferta de instalações e equipamentos para aprender e praticar a profissão.
Das ferramentas analógicas até os softwares mais utilizados na área, a faculdade escolhida precisa disponibilizar o que há de mais avançado para você se formar com conceitos atualizados de mercado .
Pesquise o corpo docente
Por melhor que seja o conteúdo e as instalações da faculdade, isso não é suficiente para formar bons profissionais sem o direcionamento de pessoas capacitadas.
O curso deve oferecer não apenas professores que entendem da matéria, mas que têm contato real com o mercado de Arquitetura e podem fazer essa ponte entre teoria e prática com objetividade.
Fique de olho no currículo
A grade curricular de um curso de Arquitetura e Urbanismo é o coração do seu processo de graduação. Portanto, deve abranger todos os aspectos necessários para se destacar no mercado, entre conhecimento e capacidade prática.
O ideal é que o currículo seja uma trama bem planejada de conceitos da profissão, processos produtivos e sua relação com a sociedade . Ser um profissional é muito mais do que saber como usar ferramentas e a faculdade deve refletir isso.
Qual faculdade mais combina com você?
Depois de tudo o que você viu até aqui, fica mais fácil decidir. Combine os pontos de importância para a escolha da sua graduação com os passos que apresentamos e você com certeza vai achar a melhor opção.
A faculdade que mais combina com você é aquela que apresenta um currículo moderno, conta com grandes professores e, principalmente, mergulha você em um ambiente de experimentação e inovação .
Como visto, decidir-se pelo curso e onde estudar Arquitetura e Urbanismo envolve vários fatores, como considerar as preferências pessoais, localização da instituição, além das oportunidades de estágio na região.
Que tal, então, conhecer um curso de graduação que se encaixa perfeitamente no seu perfil? Conheça mais sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo da São Judas !