Ânima Educação amplia bibliotecas virtuais com títulos feministas

Obras podem ser acessadas via plataforma Ulife; acervos reúnem mais de 20 mil obras disponíveis à toda comunidade acadêmica

As bibliotecas virtuais das instituições que integram o ecossistema da Ânima Educação ganharam uma contribuição de peso. Dez obras que tratam sobre feminismo, feminicídio, desigualdade de gênero, sororidade e empoderamento feminino passaram a compor o acervo neste mês de março. 

Mário Fernandes da Silva Marques, bibliotecário da Universidade São Judas, explica que os novos títulos do universo feminista são resultado de um trabalho conjunto dos bibliotecários Ânima. “Escolhemos temas que envolvem o cotidiano da mulher e depois fizemos uma busca nos sistemas das bibliotecas virtuais e chegamos aos títulos”, conta. 

A São Judas possui pelo menos dois coletivos feministas que trabalham e militam pelos direitos das mulheres dentro e fora da instituição. 

Confira as obras selecionadas:

  1. Feminismo no Cotidiano: bom para mulheres e para homens também
    Autora: Marli Gonçalves
  2. Coisa de menina? Uma conversa sobre gênero, sexualidade, maternidade e feminismo
    Autores: Maria Homem e Contardo Calligaris
  3. A Mulher na História da Literatura

Autores: alunos do programa de mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade e do Programa Doutorado em Letras – Associação Ampla UCS/UniRitter, nas disciplinas ministradas pelas professoras Cecil Jeanine Albert Zinani e Salete Rosa Pezzi dos Santos

  1. Mulher, Trabalho e Maternidade: uma visão contemporânea
    Autora: Vera Maluf
  2. Mulheres e Narrativas Identidárias: mapas de trânsito da violência conjugal
    Autora: Marli Gonçalves
  3. Mulheres na Jornada do Herói: pequeno guia de viagem
    Autoras: Beatriz Del Piccha e Cristina Balieiro 
  4. Mulheres dos Anos Dourados 

Autora: Carla Bassanezi Pinsky

  1. As filhas de Eva querem votar: uma história da conquista do sufrágio feminino no Brasil 

Autora: Mônica Karawejczyc 

  1. Uma breve história do feminismo no contexto euro-americano

Autores: Patu e Antje Schrupp

  1. Teorias de Gênero: feminismos e transgressões

Organização de Marlene Neves Strey e Sabrina Daiana Cúnico

Bibliotecas Ânima

Juntas, Minha Biblioteca e Biblioteca Virtual Pearson possuem 20 mil títulos virtuais totalmente à disposição de toda a comunidade acadêmica das instituições que fazem parte da Ânima.

A Minha Biblioteca oferece acesso a milhares de ebooks de diversas áreas do conhecimento. Com ela, o aluno pode otimizar seus estudos por meio de diversas funcionalidades, como busca rápida, anotações, realçadores de texto, acessibilidade digital, entre outras. É formada pelas principais editoras de livros acadêmicos do Brasil, como: Artmed, Bookman, Cengage, Cortez, Forense, Gen-Atlas, LTC, Manole, McGrawHill, Método, Penso, Saraiva, Tekne e Zahar, entre outras.

Já a Biblioteca Virtual Pearson oferece as mesmas possibilidades, com a diferença de que ela reúne títulos das editoras Contexto, Manole, Ibpex, Papirus, Casa do Psicólogo, Ática, Scipione, Cia. Das Letras, Rideel, Jaypee e Educs.

Como acessar as obras

O acesso aos livros é feito por meio da Ulife, plataforma que reúne aulas, materiais complementares e bibliotecas. A universidade também disponibiliza o QR code das obras, possibilitando que ele seja baixado com a câmera do celular. 

Veja o passo a passo

Alunos: Acesse o Ulife Aluno > Clique em Menu > Entre em Biblioteca > Selecione uma das Bibliotecas Digitais.

Professores: Acesse o Ulife Professor > Cliquem em Biblioteca > Selecione uma das Bibliotecas Digitais