A linha do tempo do Enem está rolando…

Já começou a se preparar para o Enem?

 

Os últimos tempos fez a gente bugar. Agora, é atingir a meta.

 

JUNHO 2021

No dia 1º foi feita a publicação dos editais para o Enem Impresso. E você, o que estava fazendo? Provavelmente, como a maioria dos brasileiros estava preocupado com a vacina. Afinal, ninguém tinha dimensão do tempo que essa quarentena poderia se estender. Contudo, a vacinação está seguindo e isso é muito bom, não é mesmo?

 

JULHO 2021

No dia 14 finalizou o prazo para as inscrições do Enem 2021. Sendo assim, o pagamento encerrou no dia 19 do mesmo mês.

AGOSTO 2021

O resultado dos recursos foram até dia 4/8. No entanto, os recursos relacionados com o “Tratamento pelo nome social” estão agendados para até 11/8/21. Que bom que, finalmente, apesar do cenário inesperado que vivemos, você que seguiu confiante, garantirá sua participação no próximo exame e com a dignidade e o respeito merecidos. E, dessa forma, estamos juntos nesse feed de acontecimentos.

Esse assunto vale um plus: felizmente, estamos em um tempo em que cada indivíduo merece ser reconhecido pelo gênero e nome que se identifica. Avancemos sempre!

Chegamos, agora, ao que a galera deseja saber na real, as datas das provas.

NOVEMBRO 2021

Nos dias 21 e 28 serão as provas, tanto a versão digital quanto a impressa. Embora ambas terão a mesma estrutura: 4 cadernos de questões e a redação. Cada teste com 45 questões de múltipla escolha. Já no caso do Enem Digital, serão apresentadas na tela do computador. Entretanto, a redação continuará sendo feita em formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel. Haverá folha de rascunho nos 2 casos.

Provas do dia 21

Serão as de linguagens; códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. Duração 5 horas e meia.

Provas do dia 28

Eventualmente, serão os testes de ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias. Duração 5 horas.

Fonte: Agência Brasil

 

Paaara tudoooo! E aí estudante, como está a sua jornada de preparação?

 

Viu a linha do tempo do Enem. Topa fazer uma checagem na sua?

Assim, dá para reparar os pontos que estão sem likes. Bora lá?

 

Você pode fazer a sua avaliação.  A princípio, desenvolvemos alguns questionamentos que ajudará na autoconstrução da sua linha do tempo e uma rápida autoanálise.

 

1. Que tal identificar em que fase de estudos você se encontra?

Afinal, esta resposta só você sabe, faça uma reflexão.

 

2. Você sabe quais erros comete ao estudar?

Avalie os mais comuns: estuda e vê TV ao mesmo tempo; ainda fica com o celular ligado e enviando e recebendo mensagens no Whatsapp; prefere estudar deitado no sofá ou na cama; ou pior, não consegue prestar atenção nem nas aulas? E mais, está dormindo pouco ou mal? Pratica o sedentarismo? E sempre adia pensar no seu projeto de vida?

 

3. Quais são as suas maiores dificuldades com as disciplinas?

Você precisa identificar possíveis problemas com os conteúdos e buscar a raiz do problema, então, foque na melhoria destes impedimentos.

 

Agora, se ainda está na fase inicial dos estudos…

Opa, opa, opa! Está acontecendo uma sabotagem!

 

Lembre-se de que na verdade não está no início. Para fazer o Enem, já estudou pelo menos 12 anos em sua vida. Talvez, se encontre em uma fase chamada de lugar comum – ou seja, está em uma zona de conforto e comodidade ou está com preguiça e prefere procrastinar. Aí colega, desculpe! É contigo… Vai permanecer na inércia? Vai continuar culpabilizando a Covid-19 até 2022?

 

Certamente que não! Se está investindo minutinhos lendo esse post, definitivamente, avançou de fase.

 

Por fim, se você quer vencer e está sem foco. Observe na questão 2 acima qual dos erros está comendo na hora de estudar? Como está o seu estilo de vida? Em suma, mude sua mente imediatamente, precisa alcançar nota adequada para ter aprovação no CURSO DO SEU SONHO.

 

Aí sim! Equilibramos a nossa conversa, estamos na mesma página.

 

Se conseguiu identificar as suas falhas, está por dentro do cronograma do Enem, identificou o curso dos seus sonhos – e o seu sonho é o tema que mais interessa. Bingo! Está dentro da instituição de ensino certa: a Universidade São Judas tem o seu plano de Vida e Carreira como prioridade em seu ecossistema de aprendizagem.

 

E mais, você sabe! Só vence quem consegue traçar bem os objetivos. Sim, é complexo! Mas é determinante, escolha a instituição de ensino que tem essa premissa em seu DNA, todo estudante tem o direcionamento que precisa para ser profissional e líder do futuro. E, esse é o diferencial da São Judas – deu match imediato com sua jornada universitária. Escolha a inclusão e o desenvolvimento ágil no mundo do trabalho.

 

Tá feito o convite!

Foi proposta uma reflexão. Agora é com você.

 

Bora montar o um plano de estudos do seu jeito?

Mas sem sabotagem, beleza?

 

Use post-it;  pode ser uma agenda; se quiser, faça no ambiente digital que certamente domina muito; ou use o Excel, se quiser… Enfim, desde que seja um PLANO ESCRITO, não importa o ambiente. Tem que se permitir e lembrar de dar aquele confere diariamente, marcando o que foi feito, anotando possíveis necessidades de revisão etc. Siga esse fluxo até a data da prova do Enem. Vai sentir próxima a realização do seu sonho.

 

Tá suave? Agora, saia logo deste dispositivo e vá estudar.

Ah, atente-se, em breve, teremos novos posts para você.

 

Bons estudos. Decole na sua linha do tempo do Enem!