9 dicas de como planejar a carreira

Ao entrar na universidade, a grande maioria das pessoas tem um objetivo profissional em mente, certo? Planejar a carreira que você deseja seguir ao sair da universidade, a fim de alcançar esse objetivo, é uma questão muito importante, pois essa organização pode funcionar como uma alavanca para que você chegue onde quer e tenha a vida que sempre imaginou para si.

É necessário ter em mente, porém, que o planejamento de sua carreira e vida profissional não deve ser inflexível. A vida não é totalmente previsível e acontecimentos e fatos imprevistos podem surgir, e é sempre bom ficar atento às oportunidades que essas ocasiões podem trazer, e se você deve aproveitá-las ou não.

Para ajudar você nessa questão, montamos uma lista de 9 dicas de como planejar a carreira. Confira!

1. Conheça-se

Quais são seus principais talentos? Seus pontos fortes e fracos? E seus valores? De que maneira você reage às diferentes situações que a vida apresenta? É muito importante ter essas questões muito claras.

Escolher uma carreira que tenha a ver com suas características, seus interesses e com sua personalidade permitirá que você corra atrás de seus objetivos com mais determinação e vontade, e construa uma carreira sólida e prazerosa. Somente desenvolvendo o autoconhecimento será possível planejar sua trajetória e traçar metas, planos e objetivos que estejam alinhados com sua personalidade e modo de ser.

2. Trace um objetivo claro

Se você não souber onde quer chegar, qualquer caminho servirá, não é mesmo? Com base em seus talentos, vontades, pontos fortes e conhecimentos, trace objetivos claros, de curto, médio e longo prazos.

Porém, lembre-se: na vida, nada vem de graça e esforços são necessários. Tenha em mente que os objetivos têm que estar alinhados com seus valores pessoais e propósitos de vida, para que você tenha maior força de vontade e disposição para alcançá-los.

3. Tenha metas

Para que você alcance os objetivos traçados no item acima, é necessário também planejar os passos, até mesmo os bem pequenos, que terão que ser dados na direção do objetivo final. Se você almeja um determinado cargo em uma empresa multinacional, por exemplo, será necessário desenvolver alguns conhecimentos, como aprender um idioma estrangeiro. Assim, o objetivo é obter o cargo, e aprender uma língua estrangeira, uma das metas para chegar lá.

Uma dica importante: escreva as metas, à mão, em um papel, e o deixe sempre visível. Nosso cérebro pode, às vezes, se esquecer, mas o papel, não. Riscá-las uma a uma à medida que você as for alcançando mantém você motivado para correr atrás das que restam.

4. Analise o mercado

Como está o mercado da área em que você quer atuar e quais são as perspectivas futuras? Quais são as necessidades e habilidades requeridas para atuar nesse nicho? Saber exatamente como se comporta a área de atuação que você escolheu torna mais fácil se preparar corretamente para conquistar seus objetivos.

Converse com profissionais e especialistas da área, leia bastante sobre o assunto, pesquise na internet e participe de fóruns de discussão, para se manter sempre por dentro das tendências de mercado.

5. Tenha um plano B

Como dissemos na introdução desse artigo, fatores não previstos podem surgir durante sua trajetória. Isso é normal, mas é importante que você esteja preparado para isso. Desenvolva a capacidade de adaptação e entenda que ser flexível em seu planejamento é parte do processo. Tenha sempre um caminho alternativo traçado, caso as situações que a vida lhe apresente te favoreçam.

6. Não espere tudo cair do céu

Traçar metas e objetivos de carreira é essencial, mas nada irá se concretizar se você não agir e fazer as coisas acontecerem. Às vezes, os objetivos podem parecer estar extremamente longe de nossa realidade, o que pode fazer com que você desanime.

Entretanto, tenha em mente que um objetivo maior é feito de pequenos passos. Defina quais são esses passos e realize um de cada vez, no seu próprio tempo. Assim, você estará cada dia mais perto de conseguir o que deseja e se sentirá motivado para prosseguir.

7. Tenha foco sempre

Há um ditado popular que diz que cada escolha implica uma renúncia. Se você deseja planejar sua carreira e realmente chegar lá, é necessário focar na realização de seus objetivos.

Para que isso aconteça, provavelmente você terá de abrir mão de algumas coisas para que possa realizar outras. Avalie e reflita o quão disposto você está a renunciar a certas coisas, e o quão importante é para você alcançar seus objetivos. Tendo isso claro, ter foco se tornará muito mais fácil.

8. Mantenha um constante aprendizado

Seja qual for a carreira que você escolher para a sua vida, estar sempre aprendendo é essencial. No mundo extremamente dinâmico em que vivemos atualmente, quem não se atualiza e se aperfeiçoa constantemente acaba ficando para trás.

Faça cursos, pós-graduação, participe de congressos e workshops, leia livros sobre sua futura carreira, mantenha-se atualizado e em contato constante com profissionais e professores da área. O bom profissional, independentemente da área em que atue, está sempre atualizado e ligado nas últimas tendências de sua profissão e se adapta a elas.

9. Acredite em você

Somos ensinados desde muito pequenos a nos julgarmos de maneira muito negativa. Temos tendência a focar apenas nos nossos defeitos e dificuldades, e isso atrapalha imensamente nossos planos de vida e de carreira, pois acabamos nos sentindo incapazes de realizar nossos objetivos.

Sempre tenha muito claro quais são suas qualidades e pontos fortes e foque nisso! Ninguém é perfeito e a maior parte das habilidades e qualidades que você ainda não tem podem ser aprimoradas com dedicação e empenho.

Acredite: você pode ser e ter tudo o que quiser. Basta desenvolver a autoconfiança, acreditar em si mesmo e seguir com foco na direção da carreira que você escolher! Corra atrás do que você quer conquistar e seu esforço será recompensado.

Seguindo essas dicas, você será capaz de fazer um planejamento de carreira alinhado com você e com seu estilo de vida. Gostou desse conteúdo? Tem alguma dica a acrescentar? Escreva pra gente nos comentários!



Deixe uma resposta