8 dicas para faturar uma grana extra durante a faculdade 8 dicas para faturar uma grana extra durante a faculdade

8 dicas para faturar uma grana extra durante a faculdade

A faculdade é um período de nossa vida em que nos deparamos com os mais diversos tipos de gastos. Entre os materiais que a própria graduação exige, as festas e mais festas que não param de surgir e, é claro, as contas de casa quando você mora sozinho ou em outra cidade, é fácil que o dinheiro vá embora se você perceber.

Por isso, pode ser importante encontrar boas maneiras de conseguir uma grana extra durante a faculdade sem atrapalhar o seu trajeto acadêmico. A boa notícia é que, mesmo que você já faça também um estágio, é possível encaixar algumas atividades no seu tempo livre.

E aí, quer algumas dicas sobre este assunto? Dê uma olhada na lista que separamos para você!

Dar aulas

Dependendo da sua escolha de curso de graduação, com certeza existe alguma matéria específica do colégio em que você se destaca. Pode ser matemática, português, história, física, química, não importa! A questão é que existem muitos alunos do ensino médio que passam por dificuldades nessas diversas matérias. Além de ajudá-los, você pode cobrar por algumas aulas de reforço.

E isso pode rolar na faculdade também: que tal dar aulas para os seus colegas naquela matéria que você arrebenta, mas em que muitos têm dificuldade? Basta estudar um pouco antes e passar alguns exercícios para eles. E lembre-se: só tente ganhar um dinheiro assim se você for muito paciente com as pessoas e souber se comunicar bem.

Revender produtos

Uma boa forma de descolar uma grana é ser revendedor de alguma marca. Muitas empresas (bem famosas e procuradas) não têm lojas físicas, apenas distribuem seus produtos para que sejam revendidos entre as pessoas. Isso acontece com a Avon e com a Natura, por exemplo, ambas no ramo dos cosméticos. Mas você pode procurar algo de que realmente goste também.

A revenda acontece de forma bem simples, e você pode começar se cadastrando no site da marca escolhida. A maior vantagem dessa maneira de ganhar uma grana extra durante a faculdade é a flexibilidade que ela proporciona. Você não tem um horário a cumprir, por isso é mais fácil conciliar com os estudos.

Vender o que você não usa mais

Provavelmente existem várias coisas paradas na sua casa que não têm mais uso para você, como jogos de videogame, roupas, móveis. No outro extremo, com certeza alguma outra pessoa gostaria de tê-las. Não importa o que seja: um brechó parte da premissa de que não devemos deixar nada encostado, nem jogar fora. Tudo tem alguma utilidade para alguém!

Para organizar um, basta você separar tudo aquilo que não tem usado e colocar para vender (a preços módicos, é claro). Você pode anunciar no seu próprio Facebook, contar para seus colegas pelo boca a boca mesmo, ou vender tudo pela internet, em sites como Enjoei ou Mercado Livre. Além de ganhar um dinheiro, você também fará a vida de alguém mais feliz.

Tornar-se freelancer

Ser freelancer é, basicamente, realizar trabalhos para alguém ou para alguma empresa sem vínculo empregatício, por demanda ou projeto. Essa é uma ótima maneira de render uma grana extra durante a faculdade sem precisar necessariamente trabalhar em um lugar fixo. E existem trabalhos de freelancer nos mais diversos ramos que você possa imaginar!

Redatores e designers podem achar jobs com facilidade, mas quem estuda Comunicação e sabe muito de social media também pode descolar algo na área. Além disso, pessoas que mexem com números são muito requisitadas e podem trabalhar como freelancer também. Basta achar alguém à procura!

Criar um blog

Você sabia que criar um blog pode lhe render uma ótima quantia em dinheiro no final do mês? É por isso que existem tantas blogueiras na internet pelo mundo inteiro. Porém, é importante ressaltar que isso vai além de apenas escrever e tirar fotos por prazer. Existem muitas maneiras de faturar com o seu conteúdo na web, mas elas exigem trabalho!

Primeiramente, escreva sobre algo que você realmente goste e domine. Depois, quando o seu site já tiver uma audiência bem consolidada, basta deixar espaços publicitários abertos para que os anunciantes comprem. E não se preocupe em como encontrá-los: o Google AdSense, ferramenta de publicidade do Google, pode ajudar bastante!

Vender suas fotos

Se você curte muito tirar fotos e tem uma câmera boa, vender suas fotos pode ser a forma ideal de fazer um dinheiro a mais. Existem muitas formas de fazer isso. Você pode, por exemplo, começar a fotografar pequenas festas e eventos que vão te ajudar a construir um bom portfólio.

Outra opção é vendê-las para bancos de imagem, como o ShutterStock ou o iStockPhoto. Esses sites vendem imagens para empresas que querem ilustrar seus conteúdos ou criar anúncios, por exemplo, e você pode ganhar parte da grana se colocar suas fotos a venda por lá.

Alugue um quarto

Essa é uma ótima opção principalmente para aqueles que moram sozinhos. Em altas temporadas, principalmente durante eventos municipais de grande porte ou feriados prolongados, é muito comum que as pessoas procurem quartos para alugar.

Para isso, você pode contar com a ajuda de diversas plataformas online, que facilitam muito todo o processo — Airbnb e CouchSurfing são os mais conhecidos. Os sites também têm de faturar, então existem taxas para mostrar o seu quarto por lá. Mesmo assim, vale muito a pena, pois é você quem determina o seu preço (e as regras de sua casa, é claro).

Faça vídeos para o YouTube

Assim como blogs, ter um canal no YouTube é uma excelente forma de conseguir dinheiro pela internet. Grande parte da produção de conteúdo atualmente é feita em vídeo: muitas pessoas têm buscado por tutoriais, por exemplo, na maior plataforma de vídeos do mundo. Você pode aproveitar essa tendência para criar um canal para falar sobre algo que tenha domínio.

Para isso, faça vídeos não muito longos, bem produzidos e muito simples. Assim, seu conteúdo será ainda mais fácil de digerir! Divulgue bastante o seu trabalho por meio das redes sociais e não hesite em ler tudo o que receber de seus inscritos. A partir de um determinado número de visualizações, você já poderá começar a ganhar dinheiro com o canal!

Gostou dessas formas de faturar uma grana extra durante a faculdade? Temos certeza de que alguma dessas maneiras com certeza funcionará para você. Enquanto pensa nisso, não deixe de conferir nosso guia completo sobre como não passar aperto financeiro nessa fase de sua vida!



Inscreva-se