8 áreas de atuação para o graduado em Administração

Se você anda ligado aqui no blog, já sabe que Administração talvez seja a graduação com o campo profissional mais vasto. São muitas as possibilidades de quem opta por esse curso, já que ele oferece uma formação bem geral, misturando disciplinas das áreas de Ciências Humanas e Ciências Exatas com outras mais específicas.

Para que você não fique perdido entre tantas opções tão diferentes, preparamos este texto falando um pouco sobre cada uma das principais áreas de atuação a Administração e o que elas requerem do profissional. Confira:

Auditoria

Pense no auditor como uma pessoa que revisa os procedimentos de uma empresa. No dia a dia das organizações, muita coisa pode passar despercebida, gerando desperdício de tempo e dinheiro ou simplesmente transformando procedimentos que deveriam ser simples em coisas mais complexas.

O auditor lança um olhar crítico sobre todas essas etapas, tratando de verificar se as coisas podem ser feitas com menos esforço, em menos tempo ou gastando menos dinheiro. Deu pra perceber que o perfil desse profissional é o de uma pessoa bem metódica, não é? Esse é um trabalho muito valorizado pelas empresas e uma área de atuação muito requisitada.

Comércio exterior

Embora seja mais comum ouvirmos falar do comércio exterior quando alguns países celebram um acordo econômico ou financeiro, essa área está presente no mundo corporativo também. Todas as empresas que dependem de importações ou exportações contratam profissionais especialistas no comércio exterior.

Esse profissional atua estudando o mercado internacional. Por isso, deve entender de economia e política e estar bem informado, já que esses aspectos influenciam muito no preço de uma mercadoria e nas suas condições de compra e venda. É ele também quem aconselha a queima ou manutenção de um determinado estoque, com base nesses mesmos aspectos.

Ouvidoria

Toda empresa, seja pública ou privada, precisa de uma equipe que tenha uma boa comunicação com seus clientes e recolha sugestões, dúvidas e reclamações. Esses dados são muito importantes para melhorar serviços, solucionar mal-entendidos que podem prejudicar a marca e também para a equipe de marketing desenvolver novas campanhas.

O ouvidor é, antes de tudo, um intermediador. Por isso, estão entre suas qualidades saber ouvir (obviamente), ter senso crítico e lidar bem com uma grande quantidade de informações, interpretando-as da melhor forma possível e interferindo nos resultados.

Finanças

Esse aqui é o profissional com a maior responsabilidade dentro de uma empresa. Afinal, é ele quem controla a relação dos gastos com o faturamento, o lucro, o capital de giro e todos os outros assuntos financeiros. Não precisa nem dizer que a pressão sobre ele é grande, não é mesmo? O dinheiro é o ponto crítico de qualquer empresa.

Além de todas essas tarefas, também é ele quem planeja e executa os investimentos da empresa. Tudo isso faz com que seja exigido do administrador que lida com a área de finanças um cuidado, detalhismo e estratégia muito grandes.

Marketing

O administrador que trabalha na área de marketing é encarregado de definir estratégias para trazer novos clientes para a empresa e também para manter os clientes atuais satisfeitos. É uma área que envolve muito planejamento e, ao contrário do que muita gente imagina, não tem nada de “achismo”.

As equipes de marketing definem o público-alvo, a linguagem que será utilizada nas ações para atingir essas pessoas e as melhores formas de gerenciar anúncios e propaganda. É uma área que mudou bastante com a internet e o advento das novas tecnologias e tende a mudar ainda mais. Esteja preparado para atuar num ambiente dinâmico e cheio de boas ideias!

Gestão estratégica

As decisões que são tomadas por uma empresa para reagir às mudanças do mercado são cruciais para que ela continue competitiva. Justamente por isso é que é necessário um profissional da Administração para cuidar dessas decisões.

A gestão estratégica é o que permite um planejamento sólido de cada ação que uma empresa deve tomar. Grandes corporações não tomam decisões baseadas em sorte ou intuição: muitos dados são levantados e estudos são feitos. É só a partir disso que o gestor responsável pela estratégia cria uma linha de ação que minimize as chances de erro e garantam o crescimento da empresa no mercado. Uma área e tanto para quem é fã do raciocínio e da análise!

Recursos humanos

Como o nome indica, a função do profissional da área de recursos humanos é lidar com pessoas. Ele é o responsável pela contratação, recrutamento, processo demissional e suporte material e psicológico para os colaboradores de uma empresa.

Você pode medir a importância desse profissional pela afirmação que diz que o capital humano é o maior bem de qualquer empresa. Uma empresa com as pessoas certas nos lugares certos tem tudo para ter sucesso!

Logística

A logística é o setor de uma empresa que cuida do fluxo dos seus materiais e recursos financeiros. Ele controla como uma determinada mercadoria é estocada, se a quantidade é insuficiente ou excedente, quais são as condições ideais para acondicionar essa mercadoria e como será feito o seu transporte, tanto no momento em que foi comprada como também quando for vendida.

Ela abarca todos os estágios de vida de um produto, da produção e transporte à estocagem até a venda. Todas essas etapas serão pensadas pelo profissional responsável, que tentará otimizá-las constantemente, reduzindo os custos e aumentando a vida útil dos produtos.

Ainda há muitas áreas de atuação da Administração que não citamos aqui. Como dissemos, o administrador tem uma formação muito variada, o que é uma grande vantagem desse curso. Se for mesmo se decidir por ele, saiba que é uma área que oferece bons salários no setor privado, depois de alguns anos de carreira; já no setor público, o salário para os aprovados em concursos é alto desde o início. Além disso, ao sair da faculdade, você tem grandes chances de ter um emprego garantido!

Gostou de saber quanta coisa você pode fazer depois de se formar em Administração? Quer conhecer mais profissões antes de decidir qual será a sua área profissional? Assine a nossa newsletter e receba conteúdo interessante como este direto na sua caixa de e-mail!



Deixe uma resposta