7 dicas para não começar a vida acadêmica com o pé esquerdo 7 dicas para não começar a vida acadêmica com o pé esquerdo

7 dicas para não começar a vida acadêmica com o pé esquerdo

Ingressar na faculdade representa o início de uma importante fase de mudanças na história de qualquer estudante. Novos amigos, responsabilidades diferentes, uma rotina mais corrida e muitas outras transformações. E diante de tantas novidades, se você acabou de entrar no ensino superior ou ainda está se preparando para começar em breve sua faculdade, é normal que tenha muitas expectativas com relação a essa nova etapa, que pode ser muito divertida e proveitosa.

Porém, é preciso lembrar que a vida acadêmica não é brincadeira, e é preciso ter atenção e tomar alguns cuidados para não iniciar seus estudos com o pé esquerdo.

Selecionamos 7 conselhos valiosos para você iniciar seus estudos com sucesso e não pisar na bola em sua vida universitária, confira!

Não falte às aulas

É em sala de aula que você terá o primeiro contato com muitos assuntos relacionados às suas disciplinas e que serão fundamentais em sua vida acadêmica e em seu futuro profissional . Por isso, é importante aproveitar ao máximo as aulas e as explicações do professor. Principalmente no começo do seu primeiro semestre, é normal que você sinta vontade de ficar por aí de bobeira conversando com seus novos amigos ou se divertindo naquele barzinho que fica em frente à faculdade.

Sabemos que a tentação pode ser bem grande, mas acredite: faltar às aulas pode causar muitos danos à sua vida acadêmica. Ainda que você alegue que determinada aula “não é importante”, ou que depois você pode dar conta do prejuízo copiando do caderno de algum colega os assuntos discutidos em aula, na verdade é difícil recuperar o que foi perdido, e se as faltas se tornarem um hábito, aí você irá se complicar seriamente.

Organize-se

Durante o ensino superior, a quantidade de trabalhos, provas e assuntos para estudar é grande, então desde o princípio, é importante que você aprenda a se tornar organizado. Compre uma agenda, uma caderneta ou use recursos virtuais, mas tenha um local confiável e de fácil acesso no qual você possa inserir e centralizar suas obrigações, prazos de entrega e outras informações. Isso ajudará você a planejar melhor seu tempo, sem deixar nada para a última hora.

Mantenha em um lugar visível seu cronograma de aulas, para que você consiga saber quais serão os livros e outros materiais precisará carregar em determinados dias da semana. Isso ajuda você a não ter que carregar à toa toneladas de apostilas, cadernos e outras coisas pesadas.

No início do semestre, providencie tudo o que você precisará ao longo dos próximos meses: fotocópias, livros, cadernos e equipamentos específicos da sua área de estudo. Assim, quando chegar no primeiro dia de aula, você já terá todos os materiais necessários, e sua maior preocupação será apenas ficar atento ao professor.

Organize sua rotina para que você consiga conciliar suas outras atividades com seus estudos. Reserve um tempo para o lazer, para a família e os amigos, exercite-se e mantenha um hobby. Isso ajudará a aliviar o estresse e manterá sua cabeça no lugar e sua saúde em dia!

Estude diariamente

Deixar para estudar na véspera das provas pode ser prática comum entre muitos universitários, mas não há nada mais estressante e nocivo que isso. O ideal é habituar-se a estudar um pouco todos os dias, para não deixar nada acumular.  Com alguns minutos de dedicação por dia, você consegue revisar toda a matéria vista nas aulas do dia anterior e aprende os conteúdos com muito mais eficiência.

Reserve um período do seu dia para estudar fora da classe e colocar em dia seus resumos, exercícios e trabalhos. Isso faz toda a diferença.

Desenvolva disciplina e autonomia

O ensino superior é bem diferente do ensino médio. Na faculdade, seus resultados dependem principalmente do seu próprio esforço e foco, e o papel dos professores é apenas mediar a sua relação com os assuntos estudados. Portanto, é importante criar consciência de suas responsabilidades e começar a desenvolver a própria disciplina e autonomia.

Não espere que os professores deem a você todos os conteúdos e respostas de mão beijada. Você precisará manter-se curioso e proativo. Se tiver dúvidas, você pode sim consultar seus professores e colegas. Mas, acima de tudo, pesquise, leia muito, vá além do que foi ensinado em sala de aula e não se contente em seus apenas um aluno mediano. Supere as próprias expectativas.

Cerque-se de boas companhias

Já ouviu falar que você é a média das pessoas com as quais mais convive? No ambiente universitário, procure cercar-se de boas companhias, e aproxime-se de pessoas que buscam levar a faculdade a sério. Amizades saudáveis são inspiradoras, manterão você no caminho de seus objetivos e farão com que você se sinta desafiado a se tornar cada vez melhor, seja na vida acadêmica ou na vida pessoal.

Mantenha a postura

O ambiente universitário requer certo grau de maturidade. Você não é mais criança, então não aja como uma! Lide de modo respeitoso e cordial com seus colegas, professores e demais funcionários da instituição, vista-se e comporte-se de modo adequado. Evite conversas paralelas durante as aulas, preze pela limpeza e organização da faculdade e nunca se esqueça que a faculdade pode ser um lugar de encontrar os amigos e descontrair mas é, acima de tudo, um lugar de muito estudo, reflexão e concentração.

Lembre-se sempre de seus objetivos

Por quais motivos você quer ou quis ingressar no ensino superior? Provavelmente não foi para ficar matando aula por aí ou para ser o pior aluno da turma. Se você está disposto a a dedicar parte do seu tempo, todos os dias, para ir à faculdade, use essa oportunidade com sabedoria.

Você quer ter uma carreira de sucesso? Quer desenvolver-se como pessoa e aprender muitas coisas? Desejar ser um bom estudante? Manter seus objetivos sempre em mente é a melhor forma de andar na linha durante a faculdade.

A vida acadêmica traz muitas novidades e desafios, e é preciso manter a disciplina e esforçar-se para ter bons resultados. Porém, se você deseja realmente aprender muito e desenvolver-se imensamente durante essa fase, não perca de vista seus objetivos, e procure aproveitar ao máximo todos os benefícios que o ambiente universitário pode oferecer a você.

Assim, não será difícil ser um dos melhores alunos da turma e muito em breve você estará preparado para uma carreira e um futuro brilhantes e promissores!

 

Chamadas para o Facebook:

De olho no futuro: confira 7 conselhos valiosos para não ingressar na faculdade com o pé esquerdo e descubra como se tornar um estudante de sucesso

Vai começar a faculdade? Selecionamos 7 dicas imperdíveis para você que deseja ter sucesso nos estudos e iniciar na vida universitária com o pé direito, confira!

Não é brincadeira! Faculdade é coisa séria! Para não começar a vida acadêmica com o pé esquerdo, confira 7 dicas que vão ajudar você a ser um estudante exemplar!