7 dicas para desenvolver o hábito da leitura dinâmica 7 dicas para desenvolver o hábito da leitura dinâmica

7 dicas para desenvolver o hábito da leitura dinâmica

Durante certos momentos da vida universitária, a quantidade de conteúdos a serem lidos, estudados e memorizados pode ser surpreendentemente grande. Principalmente durante a época de provas e trabalhos, muitos estudantes têm dificuldades de encontrar tempo para absorver todo o material necessário para fazer as avaliações e, principalmente, aprender tudo o que está sendo passado.

E se existisse uma maneira de diminuir o tempo que você gasta para ler todos os conteúdos que são passados na graduação e, ainda por cima, aumentar sua capacidade de compreensão do que está sendo lido? Parece impossível, mas é isso que as técnicas de leitura dinâmica prometem.

Você sabe o do que se trata essa técnica e como ela pode ser desenvolvida? Confira o post de hoje e aprenda 7 dicas para aprender a ler mais rápido!

O que é a leitura dinâmica?

Dá-se o nome de leitura dinâmica a um conjunto de técnicas que prometem acelerar o processo de leitura e a capacidade de compreensão de textos. Segundo os seus seguidores, uma pessoa com capacidade normal de leitura consegue ler de 200 a 400 palavras por minuto (ppm), compreendendo cerca de 60% do que foi lido. Um leitor considerado rápido lê de 400 a 700 ppm.

Já um leitor treinado nas técnicas de leitura dinâmica pode alcançar a incrível marca de 1000 a 1700 ppm, com percentual de compreensão de 85%! Isso significa dizer que, ao fazer leitura dinâmica da maneira correta, você será capaz de ler um livro inteiro até 5 vezes mais rápido, conseguindo compreender e interpretar melhor o que foi lido.

Como a leitura dinâmica funciona?

As técnicas de leitura dinâmica são baseadas na eliminação de certas etapas cerebrais durante o processo de leitura. A leitura “tradicional” (aquela que aprendemos quando somos alfabetizados) é constituída de 3 etapas:

  • Primeiramente, olhamos para as palavras, no processo chamado fixação. Isso leva cerca de 0,25 segundos.

  • Depois, movemos nossos olhos para a próxima palavra, na etapa denominada “sacada”, que dura 0,1 segundo.

  • Por fim, esses 2 processos são repetidos 2 ou 3 vezes, seguidos de uma pausa para compreensão do que acabou de ser lido, o que leva de 0,3 a 0,5 segundo.

A proposta da leitura dinâmica é justamente diminuir o tempo da etapa da fixação, por meio da eliminação da chamada “subvocalização”, o processo de repetir as palavras mentalmente enquanto lemos.

Se ficou difícil entender, você pode pensar assim: ao ver uma caneta em cima de uma mesa, você não repete mentalmente a palavra “caneta”, porque seu cérebro já sabe que aquilo é uma caneta apenas enxergando-a. É nesse ponto que se sustenta também a teoria da leitura dinâmica.

Ao começar a treinar as técnicas, os estímulos de leitura serão enviados mais rapidamente ao seu cérebro. Segundo os seguidores da técnica, o processo de adaptação de seu cérebro a esse aumento de velocidade é parecido com o que ocorre em nosso corpo quando iniciamos alguma atividade física.

No início, temos extrema dificuldade, nos sentimos cansados e exaustos. Porém, com o passar do tempo e o aumento do tempo de atividade, nosso corpo se acostuma e podemos, inclusive, aumentar a carga do exercício.

Assim, começar a treinar técnicas de leitura dinâmica pode parecer extremamente difícil no início. Porém, nosso cérebro tende a adaptar-se ao aumento da velocidade dos estímulos de leitura após um curto período de tempo.

Deve ficar claro que, como qualquer treinamento, é preciso disciplina e força de vontade para tornar-se um leitor dinâmico. As mudanças não aparecerão do dia para a noite e você terá que ser persistente para começar a enxergar os resultados.

Como para desenvolver a leitura dinâmica?

Se você ficou interessado em iniciar um treinamento em leitura dinâmica, confira abaixo algumas dicas preciosas para quem é iniciante nessa técnica.

Eliminação de ruídos e preparação do ambiente

Desligue a TV, o rádio, o celular e qualquer outra coisa que possa te distrair. Para começar a treinar leitura dinâmica, é necessário que o ambiente esteja silencioso. Sente-se confortavelmente e coloque um abajur ou luminária sobre sua cabeça. É importante contar com boa iluminação.

Lubrificação dos olhos

Como seu olho não está acostumado a esse ritmo de leitura, é bom prepará-lo para o “exercício”. Para isso, esfregue a lateral de suas mãos uma na outra até aquecê-las e encoste-as delicadamente sobre os olhos fechados. Se você usa lentes de contato, é recomendável retirá-las na hora de treinar leitura dinâmica.

Aquecimento

Com o olho já preparado, é hora de aquecê-los. Há vídeos na internet com esse propósito, que consistem em fazer com que você aprenda a olhar diversos pontos de maneira mais rápida, por meio do acompanhamento visual de uma bolinha que pisca em diferentes pontos da tela.

Cronometragem de sua marca inicial

Após o aquecimento, pegue um texto simples e que você já tenha lido outras vezes. Cronometre um minuto no relógio e conte o número de palavras que você é capaz de ler durante esse período.

Utilização dos dedos

Agora é o momento de tentar melhorar seu tempo inicial. Leia o texto novamente, utilizando os dedos para evitar o retorno à linha anterior. Tome bastante cuidado para não pronunciar o que está lendo, pois isso acabará te atrasando demais. Inicie as tentativas de acelerar sua leitura cada vez mais. No início, você não entenderá nada do que está lendo, mas seu cérebro será forçado a absorver as informações.

Visualização de blocos

Com o treinamento, seu cérebro vai mudar a maneira de captar a leitura e seus olhos aprenderão a focar em um único ponto da palavra. A partir daí, ocorre a grande sacada da leitura dinâmica: você passará a enxergar o texto não mais como uma sequência de letras e sim em unidades de pensamento. Assim, você passará a ler palavras em vez de sílabas e, mais tarde, de palavras para as ideias centrais do texto.

Teste de outras leituras

Com o tempo e o aumento do domínio da técnica, comece a variar o tipo de leitura. Passe para outros textos simples e, posteriormente, para alguns mais densos.

Como já dissemos anteriormente, é necessário ter disciplina e força de vontade para dominar as técnicas de leitura dinâmica. Porém, caso você se esforce com afinco, será capaz de ler o livro Dom Casmurro, por exemplo, que tem 65 mil palavras, em apenas 80 minutos! Incrível, não é mesmo?

Você gostou desse conteúdo? Assine a nossa newsletter e tenha acesso exclusivo a todos os posts publicados em nosso blog diretamente em seu e-mail!


Mais lidas:

Inscreva-se