11 dicas para economizar com materiais e livros na faculdade 11 dicas para economizar com materiais e livros na faculdade

11 dicas para economizar com materiais e livros na faculdade

Ver seu nome na lista de aprovados no vestibular é uma sensação incrível que não se repete na vida. Sabemos que entrar na faculdade é um trabalho árduo em si; no entanto, se manter em qualquer curso de graduação é tão complicado quanto.

Uma grande parte dos estudantes tem que conciliar diversas tarefas em dias que parecem ter horas faltando e, nessa fase da vida, descobrimos o real valor do dinheiro. O que um estudante consegue fazer com alguns reais chega a ser impressionante, mas não parece ser o suficiente. Se este também é o seu caso, não se preocupe! Fique ligado e encontre aqui 11 dicas para economizar com materiais e livros na faculdade.

Procure materiais e livros da faculdade em sebos

O preço de artigos didáticos para cursos superiores vêm crescendo muito nos últimos anos de modo que a, muitas vezes extensa, bibliografia indicada pode sair muito cara se os estudantes optarem por comprar tudo “brilhante e novo”. Uma ótima alternativa para sair desta situação incômoda é procurar por todos os livros e materiais indicados em sebos — sejam eles on-line ou não.

Neste tipo de estabelecimento é possível encontrar livros e outros materiais com preço, em média, 50% mais baratos do que o seus correspondentes novos. Atualmente, sebos on-line vêm ganhando força e credibilidade, oferecendo aos clientes diversas formas de pagamento e entrega — uma ótima opção para aqueles estudantes que não podem “perder” muito tempo na busca, mas que ainda querem economizar.

Converse com seus colegas

Nem toda a bibliografia indicada será usada ou é imprescindível para acompanhar algumas disciplinas. É claro que existe aquele impulso de querer todo o material, mas tente se segurar um pouco e converse com colegas e veteranos que já fizeram a matéria. Pergunte quais foram os títulos mais utilizados e concentre seus esforços em obtê-los. Muitas vezes, vale mais a pena ter uma pequena quantidade de bons (e úteis) livros do que uma extensa biblioteca de pouca relevância.

Compre com seus colegas

Sabe os colegas e veteranos com os quais conversou sobre a bibliografia? Muitas vezes estes estudantes acabam não usando mais alguns materiais e optam por vende-los com o preço abaixo do comercial — afinal, eles já estiveram onde você está hoje.

Pesquise e compare preços

Hoje em dia, a internet nos ajuda muito em tarefas que antes eram entediantes e muito complicadas, como fazer comparação entre o preço de um mesmo item em diversos sites. Algumas páginas se dedicam exclusivamente em contrapor e monitorar o preço de um mesmo produto em diversas lojas on-line, com a vantagem de apenas usar lojas confiáveis na comparação.

Você pode se impressionar com a diferença encontrada e acabar economizando uma boa quantidade de dinheiro, que pode ser usada em outras compras ou até em lazer.

Peça emprestado

Não tenha medo de pedir livros e materiais emprestados aos colegas que já cursaram uma dada disciplina. Estes estudantes, muitas vezes, já não os usam com tanta frequência e, como um bônus, ainda podem ter anotações de aula, listas de exercícios resolvidos e provas antigas que vão te ajudar muito na hora de estudar. Se disponha, não só a devolver tudo em perfeito estado de conservação, mas também dentro de um prazo. 

Baixe e-books

Conseguimos encontrar de quase tudo hoje em dia na internet, não é mesmo? Por que não artigos didáticos para cursos superiores? De fato existem sites especializados em formar uma rede de alunos, estudantes e professores que trocam este tipo de material entre si — funcionando de maneira similar a uma rede social.

Outra alternativa é o uso de sites que disponibilizam e-books gratuitamente e de maneira legal — afinal, não queremos prejudicar ninguém.

Use e abuse da biblioteca

Toda instituição de ensino possui uma biblioteca. Estes espaços são ideais para quem deseja economizar, uma vez que não se paga para fazer uso dela e de seus serviços. Muitas vezes, a pedido do próprio professor, a instituição compra a bibliografia indicada para que os estudantes possam ter acesso a todo o material necessário para acompanhar o curso.

As bibliotecas possuem sistemas de renovação que se torna extremamente útil quando os livros emprestados serão utilizados durante todo um semestre, por exemplo.

Tire cópias

Percebeu algum trecho de um material que é essencial para você?

Tire uma cópia deste trecho usando exemplares emprestados — de colegas, da biblioteca ou, até mesmo, do próprio professor. É bom se lembrar sempre que a cópia, na íntegra, do exemplar de qualquer livro ou material é crime, portanto selecione apenas aquilo que mais te interessa. Desse modo, é possível estudar economizando e sem lesionar a propriedade intelectual de ninguém.

Procure descontos

Alguns websites se especializam em fazer o cadastro de pessoas para conseguir descontos em parceria com grandes empresas, livrarias e, até, editoras de livros de vários segmentos. Estes cupons são enviados a todas as pessoas com o cadastro, que podem fazer a compra em lojas físicas ou virtuais. Sem dúvida, essa é uma ótima maneira de economizar nos estudos.

Faça estoque

Materiais de uso cotidiano podem sair caro quando comprados em pequenas quantidades. Canetas e borrachas, por exemplo, têm vida própria e acabam sumindo no mundo e serão necessários muitos cadernos até a formatura.

Pesquise em lojas e, se necessário, faça um grupo pequeno de amigos para realizar uma grande compra. Este tipo de produto sai muito mais barato quando comprado em grande quantidade e sabemos que nada disso será desperdiçado, não é mesmo? Um bom estoque possui canetas de diferentes tipos e cores, lápis, borracha e cadernos.

Encontre grupos de troca

Nas redes sociais, certamente, você encontrará outras pessoas que, como você, querem economizar. Grupos de trocas de livros e materiais são benéficos para todos os envolvidos: alguém tem o que você precisa e você tem o que alguém precisa. Um casamento perfeito de interesses. Procure por estes grupos e converse com pessoas que já fizeram operações neles, assim você sabe que não sairá no prejuízo.

Com estas 11 dicas seu bolso, com certeza, ficará mais cheio no fim do mês! Nunca mais se afunde em dívidas para adquirir seus livros e matérias da faculdade. Este é um momento importante na vida de todos e é importante aproveitá-lo ao máximo, se dedicando aos estudos sem ficar apertado.

Você sabia que é possível economizar na hora de comprar seus livros e matérias da faculdade sem ter muito trabalho? Conhece mais alguma dica que pode ajudar outros estudantes? Deixe seu comentário aqui e assine a newsletter da Universidade São Judas Tadeu para sempre ter em mãos ótimas dicas e informações!


Mais lidas:

Inscreva-se