Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Autor: Rodrigo Pedrassolli
Título(s): A CONSTRUÇÃO DE SABERES EM PROFESSORES DE ESCOLAS DE ESPORTES NO SETOR PÚBLICO
Resumo: [pt] Entre os objetivos relacionados, buscou-se nesse estudo investigar os processos de construção de saberes em professores de Educação Física que atuam na formação esportiva de jovens e adolescentes no conjunto público de escolas de esportes de um município do interior de São Paulo. Esse contexto é tema estratégico para as políticas públicas de desenvolvimento humano por meio do Esporte. Participaram da pesquisa 5 professores, efetivos e envolvidos com as modalidades de futsal, basquete e karatê. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tipo descritiva-interpretativa. Como instrumento de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, analisadas em diálogo com as proposições teóricas propostas por Maurice Tardif e colaboradores. A análise dos resultados indicou que ensinar não era o projeto de vida inicial dos professores; a escolha foi influenciada pelo gosto ao esporte; para os professores que já atuavam com ensino de esporte, ao buscar a formação inicial em Educação Física foi possível maior transposição dos conhecimentos para a prática; os professores reconhecem a importância da fundamentação teórica da Pedagogia do Esporte, mas afirmam não seguir nenhuma linha específica; a principal dificuldade enfrentada é a falta de material adequado; para os participantes a formação inicial e continuada é deficitária; os professores não dispõem de materiais de apoio para apoiar seus saberes curriculares; os saberes experienciais do trabalho e da história de vida são preponderantes para a construção de suas práticas. Concluímos então que os professores carecem de uma política pública que se preocupe com a qualidade dos serviços que são oferecidos aos participantes do programa de formação esportiva do município. Eles não contemplam o amálgama de saberes necessários para construção de sua prática, o que nos remete há um olhar sobre a formação inicial e continuada desses profissionais
Resumo: [en] Among the related objectives, this study sought to investigate the processes of building knowledge in Physical Education teachers who work in sports training for young people and adolescents in the public set of sports schools in a city in the interior of São Paulo. This context is a strategic theme for public human development policies through Sport. Five teachers participated in the research, effective and involved in the modalities of futsal, basketball and karate. It is a qualitative, descriptive-interpretative research. As a data collection instrument, semi-structured interviews were used, analyzed in dialogue with the theoretical proposals proposed by Maurice Tardif and collaborators. The analysis of the results indicated that teaching was not the teachers' initial life project; the choice was influenced by the taste for the sport; for teachers who already worked with sports education, when seeking initial training in Physical Education, it was possible to transpose knowledge to practice; teachers recognize the importance of the theoretical foundation of Sport Pedagogy, but claim not to follow any specific line; the main difficulty faced is the lack of adequate material; for the participants, initial and continuing education is deficient; teachers do not have support materials to support their curricular knowledge; the experiential knowledge of work and life history are preponderant for the construction of their practices. We conclude then that teachers lack a public policy that is concerned with the quality of services that are offered to participants in the municipality's sports training program. They do not contemplate the amalgamation of knowledge necessary to build their practice, which leads us to a look at the initial and continuing education of these professionals
Titulação: Mestrado em Educação Física
Orientador (a): Isabel Porto Filgueiras
Banca

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Assuntos: Saberes docentes; Esporte educacional; Pedagogia do esporte; Formação de professores
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Pesquisa Específica