Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Autor: Natália Gusmão
Título(s): TREINAMENTO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE (HIIT) CALISTÊNICO ALIADO AOS MÉTODOS GRUPADO POR SEGMENTO E ALTERNADO POR SEGMENTO E SEUS IMPACTOS NA COMPOSIÇÃO CORPORAL, DESEMPENHO E INTENSIDADE.
Resumo: [pt] O HIIT calistênico, tem os mesmos princípios do HIIT tradicional (alta intensidade, seguidos de períodos de descanso), no entanto, utiliza o peso corporal como ferramenta de treino. Por ser considerada uma novidade o HIIT calistênico não tem bem definido um protocolo de treino fixo, uma das questões que não se encontra bem definida é a ordem dos exercícios. Alguns métodos de treinamento de força utilizam a ordem dos exercícios como estratégia, dentre eles o método alternado por segmento e grupado por segmento. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi analisar os métodos grupado por segmento e alternado por segmento, associados ao HIIT calistênico, e seus impactos na composição corporal, desempenho e intensidade. A amostra foi composta por 21 pessoas, de 20 a 30 anos, as quais foram divididas em dois grupos, (grupo alternado por segmento e grupo grupado por segmento). A intervenção foi composta por 10 sessões de cada método de treinamento que foram realizadas em 15 dias, cada sessão teve duração média de 30 minutos. Foram realizadas avaliações de composição corporal, força e intensidade de treino. Para análise estatística foi usado o teste Anova de duas vias e o Teste T de Student, foram considerados estatisticamente significativos os valores de p<0,05. Os dois grupos tiveram aumento significativo na força e nenhum dos grupos teve mudança na composição corporal. O grupo alternado teve melhora significativa na potência muscular e o grupo grupado diminuiu significativamente medidas de circunferência. O grupo alternado apresentou resultados de intensidade maior quando comparado ao grupo grupado. A partir dos resultados encontrados por este trabalho podemos concluir que o grupo alternado por segmento teve resultados melhores em relação a intensidade de treino em comparação ao grupo grupado. Em relação a composição corporal nenhum dos grupos obteve diferença significativa em relação ao peso, massa magra, massa gorda e % de gordura, no entanto, o grupo grupado teve diminuição significativa da circunferência de peitoral e de coxa. Por fim, relacionado ao desempenho, ambos os grupos tiveram melhoras significativas das variáveis de força de membros inferiores, resistência abdominal e resistência de membros superiores, a demais, o grupo alternado demonstrou um aumento da potencia muscular máxima do momento pré para o pós. Concluímos também que treinamento alternado foi mais afetivo, por apresentar uma intensidade mais alta, atingindo um dos preceitos do HIIT. Por fim, afirmamos que a mudança na ordem dos exercícios influenciou tanto na intensidade do treino, quanto em seus resultados.
Resumo: [en] The calisthenic high intensity interval training (HIIT), consists of performing high intensity exercises, followed by recovery periods, however, using the body weight as training load. Because it is a novelty, the calisthenic high intensity interval training does not have a proper protocol, and one important question is the exercises order. Some resistance training methods, use exercise order as a training strategy, they are named alternated by segment and grouped by segment. The aim of this study was to verify the alternated by segment and grouped by segment methods, associated to calisthenics HIIT, and its impacts in body composition, performance and intensity. We recruited 21 participants, from 20 to 30 years, divided into two different groups: alternated by segment (11) and grouped by segment (10). The intervention lasted 15 days, and 10 sessions of each method were made. All sessions lasted an average of 30 minutes. We measured body composition, strength and training intensity variables. As statistical analysis we used Anova two way and Student T Test, significance was set to p<0.05. Both groups increased strength significantly, however body composition did not change. The alternated by segment group increased muscle power significantly and the grouped by segment group decreased circumferences significantly. The alternated by segment group presented larger results of intensity when compared to the grouped by segment group. Thus, we concluded that alternating training by segment is more effective compared to grouped training by segment, we also concluded that the change in order of exercises influenced the intensity of the training and consecutively its results.
Titulação: Mestrado em Educação Física
Orientador (a): Érico Chagas Caperuto
Banca

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Assuntos: Treinamento intervalado de alta intensidade calistênico, composição corporal, desempenho, intensidade.
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)
   

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