Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Autor: Marcelo Villas Boas Junior
Título(s): MOTIVAÇÃO E EMPODERAMENTO: PERCEPÇÕES DE ATLETAS ANÕES
Resumo: [pt] São muitas variáveis psicológicas que podem interferir na prática esportiva. Nesse estudo, destacamos a motivação percebida por anões no contexto do esporte adaptado. Buscamos abordar alguns pressupostos da teoria da autodeterminação a fim de atingirmos os objetivos do estudo: investigar os aspectos motivacionais que permeiam o contexto esportivo de atletas anões à luz da teoria da autodeterminação e apresentar aproximações do desenvolvimento do empoderamento pelo contexto esportivo adaptado. A pesquisa contou com 4 atletas anões sendo 3 do sexo masculino e 1 do sexo feminino das classes F40 e F41 participantes do Circuito Brasil Loterias Caixas. Essa amostra foi não probabilística e intencional e por acessibilidade. A coleta das informações foi realizada com entrevista individual semiestruturada com 6 perguntas temáticas. A organização das informações aconteceu com o uso do programa NVivo e análise foi feita com base na análise de discurso proposta por Bardin (2011). Os resultados foram discutidos em três categorias: Minhas histórias e o preconceito social: primeiros passos no esporte; Minhas construções na trajetória esportiva e Minhas percepções sobre o contexto esportivo. Verificamos que durante o período de infância, o preconceito social foi vivenciado por todos os participantes, contudo os atletas relataram que mesmo em meio a discriminações, foi importante manter boas relações no seu meio social. Foi ressaltada a importância da família como suporte para a prática esportiva e o fomento da motivação por parte de seus treinadores, bem como o apoio de amigos. Para os atletas, a motivação e o empoderamento estão vinculados com as percepções de competência, relação social e autonomia. Vimos que a motivação no contexto esportivo adaptado pode proporcionar maior permanência dos anões no esporte, auxiliando também no processo de inclusão e empoderamento desses atletas. Esse estudo possibilitou apresentar percepções sobre o meio esportivo de atletas anões e os agentes que os esportistas julgam importantes para o desenvolvimento da motivação e empoderamento no contexto esportivo adaptado.
Resumo: [en] There are many psychological variables that can interfere with sports practice. In this study, we highlight the motivation perceived by dwarves in the context of adapted sports. We seek to address some assumptions of the theory of self-determination in order to achieve the objectives of the study: to investigate the motivational aspects that permeate the sports context of dwarf athletes in the light of the theory of self-determination and to present approaches to the development of empowerment through the adapted sports context. The survey included 4 dwarf athletes, 3 male and 1 female from classes F40 and F41 participating in the Brazil Lotteries Box Circuit. This sample was non-probabilistic and intentional and due to accessibility. The collection of information was carried out with a semi-structured individual interview with 6 thematic questions. The organization of the information happened with the use of the NVivo program and analysis was made based on the discourse analysis proposed by Bardin (2011). The results were discussed in three categories: My stories and social prejudice: first steps in sport; My constructions in the sports trajectory and My perceptions about the sports context. We found that during the childhood period, social prejudice was experienced by all participants, however the athletes reported that even in the midst of discrimination, it was important to maintain good relations in their social environment. The importance of the family as support for sports practice and the promotion of motivation by its coaches was highlighted, as well as the support of friends. For athletes, motivation and empowerment are linked to perceptions of competence, social relationship and autonomy. We have seen that motivation in the adapted sports context can provide greater permanence of dwarves in sport, also helping in the process of inclusion and empowerment of these athletes. This study made it possible to present perceptions about the sports environment of dwarf athletes and the agents that sportsmen consider important for the development of motivation and empowerment in the adapted sports context.
Titulação: Mestrado em Educação Física
Orientador (a): Graciele Massoli Rodrigues
Banca

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Assuntos: Motivação; Empoderamento; Nanismo
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)
   

Pesquisa Específica