Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Autor: Luís Antônio de Souza Júnior
Título(s): Revisão Sistemática sobre Influência Parental e Motivação de Crianças e Adolescentes no Contexto
Resumo: [pt] Os pais são os principais agentes de socialização na vida das crianças e adolescentes. Dessa forma, o seu envolvimento no contexto esportivo está associado à motivação que pode interferir na prática de esportes. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi verificar a influência que os pais exercem na motivação de crianças e adolescentes no contexto esportivo. Como método, foi adotada a revisão sistemática por meio das seguintes etapas: a) pesquisa de escopo, identificação da questão de revisão e definição do protocolo; b) pesquisa de literatura; c) triagem de títulos e resumos; d) obtenção de documentos; e) seleção de documentos completos; f) avaliação de qualidade; g) extração de dados; h) análises e sínteses; i) redação e edição. Portanto, foi utilizada para a pesquisa de escopo a estratégia P.I.Co., com a definição dos seguintes itens: “P” de População, “I” de Intervenção e “Co” de Contexto, com todos os descritores formulados para língua portuguesa, inglesa e espanhola, da seguinte forma: a) População: Crianças e adolescentes; b) Intervenção: Motivação e Influência dos pais ou do estilo parental; c) Contexto: Esportes. Sendo assim, a estratégia utilizada foi importante para a construção da pergunta de pesquisa, definição das palavras-chave e obtenção dos critérios de inclusão e exclusão. Dessa forma, a busca de escopo foi realizada no período de 02/04/2019 a 28/04/2019 no Google Acadêmico e em diversas bases de dados com intuito de verificar a aderência, robustez e entendimento do fenômeno. Após a definição do protocolo de pesquisa, a revisão foi enviada para a base de dados PROSPERO, a fim de evitar possíveis vieses de pesquisa. A Busca oficial foi realizada entre os dias 27 e 30/06/2019 nas bases de dados: a) SPORTDiscus; b) Pubmed; c) Scielo; d) Portal BVS; e) Embase. Para realizar as buscas, foram utilizados os critérios próprios de cada base de dados com atenção a todos os sinônimos fornecidos, e os respectivos resultados transferidos para o software gerenciador de referências EndNote® 8. Os estudos reportados com as buscas foram 34.786 estudos, dos quais 12273 foram identificados como duplicados, restando 22.513, dos quais foram incluídos 40 estudos, após a leitura na íntegra foram aplicados os critérios de exclusão dos quais 07 foram excluídos por se tratarem de estudos de revisão. Dos 33 estudos incluídos foram extraídos os dados e construída a discussão com base em sete linhas de investigação dos pais em relação à motivação no contexto esportivo: a) Influência dos pais na promoção da motivação; b) A influência dos pais na motivação dos atletas com deficiências; c) As diferenças motivacionais entre crianças e adolescentes; d) A influência dos pais ativos na promoção da motivação do esporte juvenil; e) O resultado negativo do excesso de cobranças e pressão; f) As diferenças motivacionais promovidas entre mães e pais dos atletas e g) A relação do estilo parental na motivação dos atletas, culminando na conclusão dessa pesquisa.
Resumo: [en] Parents are the main agents of socialization in the lives of children and adolescents. Thus, their involvement in the sports context is associated with motivation that can interfere in the practice of sports. In this sense, the objective of the present study was to verify the influence that parents have on the motivation of children and adolescents in the sports context. As a method, systematic review was adopted through the following steps: a) scope research, identification of the review issue and definition of the protocol; b) literature search; c) screening of titles and abstracts; d) obtaining documents; e) selection of complete documents; f) quality assessment; g) data extraction; h) analyzes and syntheses; i) writing and editing. Therefore, the PICo strategy was used for the scope research, with the definition of the following items: population “P”, intervention “I” and Context “Co”, with all the descriptors formulated for Portuguese, English and Spanish, as follows: a) Population: Children and adolescents; b) Intervention: Motivation and influence of parents or parenting style; c) Context: Sports. Thus, the strategy used was important for the construction of the research question, definition of keywords and obtaining the inclusion and exclusion criteria. Thus, the scope search was carried out from 02/04/2019 to 28/04/2019 on Google Scholar and in several databases in order to verify adherence, robustness and understanding of the phenomenon. After defining the research protocol, the review was recorded in the PROSPERO database, in order to avoid possible research bias. The official search was carried out between 27 and 30/06/2019 in the databases: a) SPORTDiscus; b) Pubmed; c) Scielo; d) VHL Portal; e) Embase. To perform the searches, the criteria specific to each database were used with attention to all synonyms provided, and the respective results transferred to the reference manager software EndNote® 8. The studies reported with the searches were 34,786 studies, of which 12273 were identified as duplicates, remaining 22,513, of which 40 studies were included, after reading in full the exclusion criteria were applied, of which 07 were excluded because they were review studies. From the 33 studies included, data were extracted and a discussion was built based on seven lines of investigation by parents in relation to motivation in the sports context: a) Parents' influence in promoting motivation; b) The influence of parents on the motivation of athletes with disabilities; c) The motivational differences between children and adolescents; d) The influence of active parents in promoting the motivation of youth sports; e) The negative result of excess charges and pressure; f) The motivational differences promoted between mothers and fathers of the athletes and g) The relationship of parental style in the athletes' motivation, culminating in the conclusion of this research.
Titulação: Mestrado em Educação Física
Orientador (a): Marcelo Callegari Zanetti
Banca

-

Assuntos: Revisão sistemática; Estilo parental; Motivação; Crianças; Adolescentes; Esporte.
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)
   

Pesquisa Específica