Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Autor: Pollyane de Barros Albuquerque Vieira
Título(s): Os significados dos materiais didáticos na prática pedagógica de uma professora de educação física: uma pesquisa colaborativa
Resumo: [pt] Diante dos novos significados e exigências propostos para a Educação Física na atualidade, as professoras e professores se deparam com atribuições nem sempre percebidas no passado, como a organização e sistematização de um currículo que atenda às necessidades dos estudantes ou a adequação da metodologia de ensino, o que envolve o uso de novos materiais didáticos. Durante muito tempo, os materiais didáticos utilizados nas aulas de Educação Física pareciam estar restritos aos implementos esportivos. Entretanto, tais recursos podem abranger uma infinidade de materiais que são utilizados para mediar o processo de ensino-aprendizagem, como: mapas, vídeos, músicas, livros didáticos, textos, entre outros. Os materiais didáticos são bastante utilizados em outras áreas do currículo escolar e, atualmente, é possível verificar o surgimento de diversas iniciativas, envolvendo tanto o setor público como o privado, que têm estimulado ou exigido que os professores de Educação Física utilizem tais materiais. Assim, por iniciativa própria ou por uma imposição da rede de ensino na qual atua, muitas professoras e professores de Educação Física enfrentam, atualmente, a necessidade de utilizar diferentes materiais de ensino. Diante dessa nova realidade que se apresenta, surgem as seguintes inquietações: quais são os materiais didáticos utilizados pela professora de Educação Física? Como ocorre o processo de seleção e de utilização desses materiais? Qual o significado que essa professora atribui aos materiais didáticos na configuração de sua prática pedagógica? Nesse sentido, a presente pesquisa destinou-se a compreender o significado dos materiais didáticos na prática pedagógica de uma professora de Educação Física escolar. Especificamente, a pesquisa destinou-se a identificar e analisar os materiais didáticos utilizados nas aulas; compreender o que influencia a seleção e utilização desses materiais; compreender e aperfeiçoar a prática pedagógica da professora colaboradora, frente à utilização desses materiais; conhecer e experimentar os referenciais da pesquisa colaborativa e pedagógica, a utilização de narrativas autobiográficas e a influência dessa perspectiva de pesquisa frente a minha futura ação como formadora de professoras e professores de Educação Física. Para atingir tais objetivos foi realizada uma pesquisa colaborativa, pautada na abordagem qualitativa. Assim, realizamos um estudo de caso no qual foi investigado uma professora de Educação Física, por meio da observação das aulas, de narrativas autobiográficas, de entrevistas de explicitação e da análise de imagens, as quais foram analisadas pela técnica de análise temática. Foi possível identificar que, atualmente, existe um vasto acervo de materiais didáticos disponíveis na área da Educação Física; o material didático pode ser uma importante ferramenta para concretizar os objetivos de ensino do professor e sua utilização está muito associada às novas demandas da Educação Física que visam superar o paradigma da aptidão física e da esportivização; os objetivos para a utilização desses materiais podem estar relacionados à necessidade de ilustrar ou facilitar a seleção de temas e conteúdos; estimular a construção de conceitos; oferecer fonte de apoio; estimular a participação familiar, bem como, diversificar as experiências corporais. Foi possível concluir que, a presente pesquisa pode contribuir para a Educação Física Escolar. Ela inova quando traz para a cena o material didático que, por vezes, é negligenciado nas aulas de Educação Física. Ao relacionar o material didático, conectado à prática pedagógica, é possível perceber a sua relevância e como assume um elemento essencial que permite concretizar as intenções pedagógicas.
Resumo: [en] Faced the new meanings and requirements proposed for Physical Education today, teachers are faced with attributions not always perceived in the past, such as the organization and systematization of a curriculum that meets the needs of students or the adequacy of the teaching methodology, which involves the use of new teaching materials. For a long time, the teaching materials used in Physical Education classes seemed to be restricted to sports equipment. However, such resources can cover a multitude of materials that are used to mediate the teaching-learning process, such as: maps, videos, music, textbooks, texts, among others. Teaching materials are widely used in other areas of the school curriculum and, currently, it is possible to verify the emergence of several initiatives, involving both the public and private sectors, which have stimulated or demanded that Physical Education teachers use such materials. Thus, on their own initiative or because of the imposition of the education network in which they operate, many teachers and Physical Education teachers currently face the need to use different teaching materials. Faced with this new reality, the following concerns arise: what are the teaching materials used by the Physical Education teacher? How does the process of selecting and using these materials occur? What is the meaning that this teacher attributes to didactic materials in the configuration of her pedagogical practice? In this sense, this research aimed to understand the meaning of didactic materials in the pedagogical practice of a physical education teacher at school. Specifically, the research aimed to identify and analyze the teaching materials used in the classes; understand what influences the selection and use of these materials; understand and improve the pedagogical practice of the collaborating teacher, given the use of these materials; know and experience the references of collaborative and pedagogical research, the use of autobiographical narratives and the influence of this research perspective in the face of my future action as a teacher of Physical Education teachers. To achieve these objectives, a collaborative research was conducted, based on the qualitative approach. Thus, we carried out a case study in which a Physical Education teacher was investigated, through the observation of classes, autobiographical narratives, explicit interviews and image analysis, which were analyzed by thematic analysis technique. It was possible to identify that, currently, there is a vast range of teaching materials available in the area of Physical Education; the didactic material can be an important tool to achieve the teacher's teaching objectives and its use is very associated with the new demands of Physical Education that aim to overcome the paradigm of physical fitness and sporting; the objectives for the use of these materials may be related to the need to illustrate or facilitate the selection of themes and content; encourage the construction of concepts; offer a source of support; encourage family participation, as well as diversify body experiences. It was possible to conclude that the present research can contribute to Physical Education at School. It innovates when it brings didactic material to the scene, which is sometimes neglected in Physical Education classes. When relating the didactic material, connected to the pedagogical practice, it is possible to perceive its relevance and how it assumes an essential element that allows the pedagogical intentions to be realized.
Titulação: Doutorado em Educação Física
Orientador (a): Elisabete dos Santos Freire
Banca

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Assuntos: educação física; escola; professor; prática pedagógica; materiais didáticos
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