Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Autor: Daniela Gomes Rosado
Título(s): AS VIVÊNCIAS DE LAZER DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DA UFV
Resumo: [pt] Este estudo teve o objetivo de compreender as vivências de lazer dos estudantes de graduação do Campus Viçosa da Universidade Federal de Viçosa. Tratou-se de uma pesquisa descritiva, de campo e de caráter misto (quanti-qualitativa). As coletas de dados foram online por meio da aplicação de um questionário e a elaboração de autobiografias. O primeiro instrumento apresentou 49 questões objetivas e 20 perguntas discursivas inseridas dentro da plataforma Formulários Google. Os(As) alunos(as) acessaram o questionário por meio de um link enviado para todos(as) os(as) estudantes da UFV por email e plataformas institucionais da UFV. A amostra da primeira parte do estudo foi constituída por 666 estudantes de graduação devidamente matriculados no Campus Viçosa da UFV que responderam voluntariamente o questionário. O segundo instrumento de coleta de dados eleito para compor a parte qualitativa dessa pesquisa foi a autobiografia. Os 20 participantes dessa segunda etapa foram aqueles(as) que apontaram interesse na primeira fase da coleta e ratificaram seu desejo após contato da pesquisadora. A ferramenta online utilizada para elaboração da autobiografia foi o Documentos Google. A análise dos dados coletados foi realizada em duas etapas. Primeiro, foi utilizada a estatística descritiva e, segundo, aplicado o teste Qui-quadrado para a associação entre variáveis categóricas. A análise da autobiografia e das perguntas discursivas foi feita por meio da frequência de palavras no programa N-vivo11. Os indivíduos que responderam o questionário associam o lazer principalmente ao divertimento e dizem ter autonomia em suas escolhas, porém, apontam restrições e dificuldades para vivenciar suas atividades, principalmente no que se refere a tempo, ao dinheiro e à falta de opções. As atividades mais realizadas pelos(as) acadêmicos(as) são: navegar nas redes sociais, ouvir música, e, ler sites de notícias. Em relação aos conteúdos do lazer, os mais presentes foram: virtual, artístico, e, turístico. A maioria dos(as) estudantes(as), numa escala de 1(muito insatisfeito) a 5 (muito satisfeito), deu nota 3 relação a satisfação com lazer. Portanto, os universitários usufruem em sua maioria de atividades que podem ser acessada a qualquer momento e ainda possuem anseios e atividades que gostariam de explorar no tempo disponível que se concentra no fim de semana.
Resumo: [en] This study aimed to understand the leisure experiences of undergraduate students at Campus Viçosa at Universidade Federal de Viçosa. It was a descriptive, field and mixed research (quanti-qualitative). Data collections were online through the application of a questionnaire and the preparation of autobiographies. The first instrument presented 49 objective questions and 20 discursive questions inserted within the Google Forms platform. The students accessed the questionnaire through a link sent to all UFV students by email and UFV institutional platforms. The sample of the first part of the study consisted of 666 undergraduate students duly enrolled at the Viçosa Campus of UFV who voluntarily answered the questionnaire. The second data collection instrument chosen to compose the qualitative part of this research was the autobiography. The 20 participants in this second stage were those who showed interest in the first phase of the collection and confirmed their desire after contact with the researcher. The online tool used to prepare the autobiography was Google Docs. The analysis of the collected data was carried out in two stages. First, descriptive statistics were used and, second, the Chisquare test was applied for the association between categorical variables. The analysis of the autobiography and the discursive questions was made through the frequency of words in the N-vivo program11. The individuals who answered the questionnaire associate leisure mainly with fun and say they have autonomy in their choices, however, they point out restrictions and difficulties to experience their activities, especially with regard to time, money and lack of options. The activities most performed by academics are: browsing social networks, listening to music, and reading news sites. In relation to leisure content, the most present were: virtual, artistic, and, tourist. Most students, on a scale of 1 (very dissatisfied) to 5 (very satisfied), rated their satisfaction with leisure 3. Therefore, university students mostly enjoy activities that can be accessed at any time and still have desires and activities that they would like to explore in the available time that is concentrated on the weekend.
Titulação: Educação Física
Orientador (a): Marcelo Callegari Zanetti
Banca

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Pesquisa Específica