Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Autor: Marcos Mari Barreto
Título(s): O antigo Ginásio do Estado de Santos (atual Escola Estadual Canadá), 1934-1944: arquitetura e educação
Resumo: [pt] BARRETO, Marcos Mari. O antigo Ginásio do Estado de Santos (atual Escola Estadual Canadá), 1934-1944: arquitetura e educação. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo). Universidade São Judas Tadeu – SP. Este trabalho tem como tema o antigo Ginásio do Estado de Santos, atual Escola Estadual Canadá, com o objetivo de se analisar sua construção e transformações na Era Vargas, sob o enfoque da arquitetura escolar. O estudo fundamenta-se, principalmente, nos projetos arquitetônicos para seu novo edifício, em 1935, e nas modificações realizadas no espaço físico escolar até 1944, relacionando-os com as exigências da legislação nas décadas de 1930 e 1940. Busca-se identificar os elementos constitutivos da arquitetura escolar, entendendo a escola como um espaço sociocultural, em que o espaço físico e a arquitetura são fundamentais para sua constituição, funcionamento e sua construção simbólica. Também são abordadas as relações entre o antigo Ginásio, o espaço público em que se implanta, e o bairro do Boqueirão. Procedeu-se a uma revisão da literatura acadêmica que auxiliou na compreensão da construção da história da instituição e do espaço educacional. Para analisar a problemática foram fundamentais os conceitos de historiadores da educação, bem como os preceitos desse campo e da legislação no período da Era Vargas, que orientaram as análises dos projetos arquitetônicos. Do ponto de vista da arquitetura, analisou-se o art déco, e seu papel na modernização da cidade de Santos. A metodologia da pesquisa é basicamente a histórico-documental, fundamentandose, prioritariamente, na análise de desenhos relacionados ao projeto arquitetônico para a construção do edifício e de outros projetos que revelam suas modificações, assim como dos desenhos de implantação do Ginásio Estadual de Santos e sua inserção na cidade. Esses desenhos constituem basicamente fontes primárias, cuja coleta de dados foi resultado do trabalho de levantamento de documentação original para a presente pesquisa. Esse trabalho pretende contribuir para os estudos de arquitetura escolar, bem como para a história, a memória e a identidade de uma escola que transformou o bairro em que se implantou, e marcou a formação de várias gerações na cidade de Santos.
Resumo: [en] BARRETO, Marcos Mari. The former Santos State Gymnasium (now State School Canada), 1934-1944: architecture and education. Dissertation (Master Degree in Architecture and Urbanism). University São Judas Tadeu – SP. This work has as its theme the old Gymnasium of the State of Santos, current State School Canada, with the objective of analyzing its construction and transformations in the Vargas Era, under the focus of school architecture. The study is based mainly on the architectural projects for its new building, in 1935, and on the modifications carried out in the school physical space until 1944, relating them to the requirements of the legislation in the 1930s and 1940s. Constituent elements of school architecture, understanding the school as a socio-cultural space, in which physical space and architecture are fundamental to its constitution, functioning and symbolic construction. The relationship between the old Gymnasium, the public space in which it is located, and the neighborhood of Boqueirão are also addressed. A review of the academic literature was carried out, which helped to understand the construction of the institution's history and the educational space. To analyze the problem, the concepts of historians of education were fundamental, as well as the precepts of this field and of legislation in the Vargas era, which guided the analysis of architectural projects. From the point of view of architecture, art deco and its role in the modernization of the city of Santos were analyzed. The research methodology is basically historicaldocumentary, based primarily on the analysis of drawings related to the architectural project for the construction of the building and other projects that reveal its modifications, as well as the drawings for the implementation of the Santos State Gymnasium and its insertion in the city. These drawings are basically primary sources, whose data collection was the result of the original documentation survey for this research. This work aims to contribute to the study of school architecture, as well as to the history, memory and identity of a school that transformed the neighborhood in which it was established, and marked the formation of several generations in the city of Santos.
Titulação: Mestrado em Arquitetura e Urbanismo
Orientador (a): Andréa de Oliveira Tourinho.
Banca

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Assuntos: Arquitetura escolar; Escola Canadá; Patrimônio cultural.
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)
   

Pesquisa Específica