Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Autor: Fabio Sgroi
Título(s): Deu pra entender ou quer que eu desenhe? A pedagogia pela imagem como uma abordagem socioambiental da cidade
Resumo: [pt] Esta pesquisa concebe uma estratégia pedagógica que oportuniza a adaptação dos currículos escolares da Educação Básica aos princípios da Educação Ambiental. O objetivo é ponderar se a associação de saídas ao ar livre para estudos com a produção artística de desenhos proporciona uma conexão mais efetiva entre os alunos e o meio ambiente. A pergunta que buscamos responder é: tal associação estimula os estudantes a participarem na construção coletiva de uma ideia de cidade capaz de vincular a comunidade, o espaço público e os recursos naturais? Estruturamos nossa investigação em três concepções: Ecoplanejamento, Pedagogia para a Gestão Democrática da Cidade e Desenho como Expressão Cultural Local. Estas conjecturas surgem das contribuições teóricas de Ignacy Sachs (1998, 2000, 2009, 2012), Paulo Freire (1986, 1987, 1994, 2002) e Monika Doppert (1985, 2000). A proposta atende à Lei nº 16.817/2018 da cidade de São Paulo, que adota a Agenda 2030 como diretriz de políticas públicas no município, à Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9.795/1999) e dialoga com modelos de Planejamento Urbano Participativo
Resumo: [en] This research conceives a pedagogical strategy that allows the adaptation of school curricula of Basic Education to the principles of Environmental Education. The goal is to consider whether the association of outdoor study trips with artistic production of drawings provides a more effective connection between students and the environment. The question we seek to answer is: does this association encourage students to participate in the collective construction of an idea of a city capable of linking the community, public space and natural resources? We structure our research into three concepts: Ecoplanning, Pedagogy for Democratic City Management, and Design as a Local Cultural Expression. These conjectures arise from the theoretical contributions of Ignacy Sachs (1998, 2000, 2009, 2012), Paulo Freire (1986, 1987, 1994, 2002) and Monika Doppert (1985, 2000). The proposal complies with Law No. 16.817/2018 of the city of São Paulo, which adopts Agenda 2030 as a guideline for public policies in the city, the National Environmental Education Policy (Law 9.795/1999) and dialogues with Participatory Urban Planning models.
Titulação: Mestrado em Arquitetura e Urbanismo
Orientador (a): Profa. Dra. Ana Paula Koury
Banca

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Assuntos: Educação Ambiental. Planejamento Urbano. Narrativa Visual. Ilustração. Desenho.
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)
   

Pesquisa Específica