Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Autor: Tiago Bernardes de Jesus
Título(s): Coordenação pedagógica de esporte, formação continuada de professores de educação física e o programa de esporte na educação integral em tempo integral: um estudo de caso
Resumo: [pt] A presença e atuação do Coordenador Pedagógico de Esporte na formação continuada de professores de Educação Física, em programas de Educação Integral em Tempo Integral, é uma novidade no contexto profissional e na pesquisa em Educação Física. Embora existam referenciais teóricos e pesquisas na área de formação docente que indicam e subsidiam a atuação do coordenador pedagógico, como fator estratégico para a melhoria da qualidade do trabalho educativo, pouco se sabe sobre a atuação de coordenadores pedagógicos de esporte. Diante disso, este estudo de caso teve como objetivo: compreender as especificidades e os desafios de atuação do Coordenador Pedagógico de Esporte no acompanhamento do trabalho e na formação continuada de profissionais de Educação Física que atuam em programa esportivo inserido em escolas de Educação Integral em Tempo Integral de um município do interior paulista. Atuantes no programa esportivo encontramos 03 profissionais de Educação Física que desempenhavam a função de Coordenador Pedagógico de Esporte. No programa, eles eram responsáveis por cuidar da formação continuada e acompanhar a aplicação das aulas junto aos professores de Educação Física que atuavam com os alunos nas escolas. Para a coleta de informações foram realizadas entrevistas com os profissionais, que exerceram a função de Coordenador Pedagógico de Esporte durante as fases de elaboração, estruturação, implementação e monitoramento do programa esportivo. A partir das informações coletadas tratadas por meio da análise de conteúdo. Em relação ao contexto da pesquisa, identificamos: 1. que a política de Educação Integral em Tempo Integral do município apresentava sinergia com as políticas públicas nacionais de Educação Integral em Tempo Integral e da presença do esporte neste contexto; 2. que a inserção de profissionais de Educação Física na função de coordenador pedagógico de esporte foi fundamental para a efetivação do programa; 3. que um dos objetivos da criação do programa esportivo foi garantir a permanência dos alunos nas escolas, as tornando mais atrativas e significativas para eles. Em relação às especificidades da atuação destes profissionais, identificamos: 1. Que a formação inicial continuava reverberando na atuação dos coordenadores; 2. Que, embora o município tivesse investido na qualificação dos coordenadores pedagógicos de esporte, os sujeitos reconheciam que não estavam plenamente preparados para atuar na função e precisaram aprender com a própria prática em colaboração com os colegas de função; 3. Que o acompanhamento da prática, pautado na observação de aula era a principal atribuição do Coordenador Pedagógico de Esporte; 4. Que os sujeitos reconheceram essa ação como a principal estratégia formativa desenvolvida por eles, pois, por meio dela, influenciaram a qualificação da prática pedagógica dos professores de Educação Física atuantes no programa; 5. Que os coordenadores pedagógicos acumulavam diversas atribuições: estruturação e desenvolvimento de processos de formação continuada em Educação Física e Esporte, por meio de encontros formativos; organização e execução de eventos esportivos; prestação de contas do programa e da equipe para a Secretaria de Educação e intermediação entre ela, a Secretaria de Esportes e Lazer, os gestores, diretores e os profissionais de Educação Física; 6. Que os sujeitos avaliavam positivamente processos formativos promovidos por eles no programa, pois identificaram avanços no desenvolvimento das práticas docentes, reconhecendo sua atuação como fundamental para que a Educação Integral em Tempo Integral venha conquistando seus objetivos de educar pelo esporte. Em relação aos desafios de atuação, a análise das informações indica que: a gestão de pessoas era o maior desafio enfrentado pelos coordenadores e nela a indiferença dos profissionais em relação aos apontamentos sobre as aulas e os momentos formativos era a maior dificuldade; outra dificuldade estava relacionada ao grande número de unidades escolares para realizar acompanhamentos e o acumulo de funções e responsabilidades; a falta de apoio da Secretaria de Educação na viabilidade e concretização dos processos de formação continuada e do desenvolvimento do trabalho diário também foram apontados como aspectos dificultadores.
Resumo: [en] The Sport Pedagogical coordinator presence and performance in the physical education teachers’ continuing education, in programs of full time integral education, is an innovation in the professional context and in the Physical Education study. Although there are theoretical references and researches in teachers’ education area that indicate and subsidize the Pedagogical coordinator, performance, as a strategic factor for the educational work quality improvement, little is known about the Sport Pedagogical coordinator performance. Thus, this case study aimed: comprehend the specifics and the Sport Pedagogical coordinator performance challenges in the working monitoring and in the Physical Education professionals’ continuing education that perform in sportive program placed in full time integral education schools in Paulista countryside cities. Active members in the sportive program we found 03 Physical Education professionals that developed the Sport Pedagogical coordinator function. In the program, they were in charge of caring the continuing education and monitoring the classes’ application with Physical Education teachers, which performed with students in schools. To collect pieces of information, interviews were conducted with the professionals that executed the Sport Pedagogical coordinator function during preparation, structuring, implementation and monitoring in the sportive program stages. From the pieces of information collected dealt by content analysis. Related to the content research, we identified: 1 - that the full time Integral Education policies in the cities presented synergy with the national public policies in the full time Integral Education and the sport presence in the context; 2 – that the Physical Education professional insertion in the Sport Pedagogical Coordinator function was vital for the program realization; 3 – that one of the sportive program creation objectives was to ensure the students stay in schools, becoming more attractive and meaningful for them. Related to this professional performance specifics, we identified: 1 – that the initial education continued reverberated in the coordinators performance; 2 – Although the town had invested in the Sport Pedagogical coordinators qualification, the individuals recognized that they were not fully prepared to perform in the function and needed to learn by their own practice in collaboration with their function colleagues; 3 – That the practice monitoring, guided by the class observation was the main Sport Pedagogical coordinator attribution; 4 – that the individuals recognized this action as a main formative strategy developed by them, so through it, influenced Physical Education teachers in pedagogical practice that perform in the program; 5 – That the Pedagogical coordinators accumulate several attributions: process structuring and development in Physical Education and Sport continuing Education, through formative meetings; Sportive events organization and execution ; provision of accounts of program and team for the Department of Education and intermediation between it and Sport and Leisure Office, the managers, principals and Physical Education professionals; 6 – that the individuals positively evaluate the formative processes promoted by them in the program, because identified advances in the teachers’ practice development, recognizing their performance as vital in order to full time Integral Education achieve goals by sport education. Related to the performance challenges, the pieces of information analysis indicate that: people’s management was a great challenge faced by the coordinators and the professional indifference related to notes about the classes and the formative moments were a great difficult; another difficulty was related to the great number of school units to conduct monitoring and the function and responsibilities accumulation; the lack of Education department support in the process of viability and implementation in the continuing education and the daily work development were also pointed out as difficulties aspects by the Sport Pedagogical coordinators.
Titulação: Mestrado em Educação Física
Orientador (a): Isabel Porto Filgueiras
Banca

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Assuntos: Escola; Esporte; Formação continuada; Coordenador Pedagógico de Esporte
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