Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Autor: Gêgela Santos Penarotti de Lima
Título(s): Arquitetura expositiva moderna: contribuições: de Lina Bo Bardi
Resumo: [pt] Esta dissertação tem como objetivo analisar as relações entre a produção artística e as concepções expográficas no desenvolvimento da arquitetura expositiva concebida por Lina Bo Bardi. Partindo de um panorama histórico sobre a arte e sua relação com a sociedade, a investigação se concentra no cenário artístico brasileiro de meados dos anos de 1950, quando a arquiteta inicia seus primeiros projetos para o campo museográfico nacional, até a realização das mostras populares no Sesc Pompeia nos anos de 1980. O estudo busca desvendar as inter-relações entre instituições culturais, especialmente os museus, e a atividade expográfica, dentro dos processos de concepção de mostras projetados pela arquiteta. Pretende-se compreender as peculiaridades das experimentações e arranjos expositivos nos quais ela conciliou a formação acadêmica e o início da prática profissional, com base nos princípios estabelecidos pelo modernismo europeu, com os processos de criação resultantes do contato com o repertório e os meios de expressão popular brasileiros. Foram selecionados espaços expositivos idealizados e desenhados por ela contemplando desde a organização do acervo da primeira sede do Museu de Artes de SP, o MASP, perpassando por mostras no Sesc Pompeia as quais projetou e montou pautadas pelo compromisso com a conciliação entre os preceitos da modernidade e a cultura popular nacional.
Resumo: [en] This dissertation aims to analyze the relationship between art and expografic conceptions in the development of the exhibition architecture - art exhibition assembly - conceived by Lina Bo Bardi. Based on a historical panorama about art and its relationship with society, the research focuses on the Brazilian artistic scenario of the mid-1950s, when the architect began her first projects for the national museographic field, until the Sesc Pompeia in the 1980s. The study seeks to unravel the interrelationships between cultural institutions, especially museums, and the exhibition activity, within the design processes of samples designed by the architect. The aim is to understand the peculiarities of the expository experiments and arrangements in which it reconciled the academic formation and the beginning of the professional practice, based on the principles established by European modernism, in the processes of creation resulting from the contact with the repertoire and the means of expression popular Brazilians. It was selected exhibition spaces designed and designed by it contemplating from the organization of the collection of the first headquarters of the Museum of Arts of SP, the MASP, passing through exhibitions at Sesc Pompeia which designed and set up guided by the commitment to the conciliation between the precepts of modernity and national popular culture.
Titulação: Mestrado em Arquitetura e Urbanismo
Orientador (a): Eneida de Almeida
Banca

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Assuntos: Arte, Arquitetura, Expografia, Lina Bo Bardi
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