Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Autor: Janísio Xavier de Souza
Título(s): A percepção do empoderamento nos projetos e programas de educação física e esportes para pessoas com deficiência.
Resumo: [pt] Nas últimas décadas, o termo empoderamento vem ganhando relevância acadêmica e social, passando a fazer parte dos mais diversos campos do conhecimento. O objetivo desse estudo foi investigar projetos e programas de Educação Física e Esporte para pessoas com deficiência que valorizem o empoderamento como estratégia de ensino aprendizagem para seus participantes. Numa perspectiva qualitativa, de caráter descritivo e utilizando a análise de conteúdo, realizamos essa pesquisa com cinco projetos e programas de Atividades Físicas e Esporte para pessoas com deficiência no Brasil que, contemplassem, nas suas propostas pedagógicas, o empoderamento. A seleção desses programas/projetos foi a partir da indicação de especialistas acionados por acessibilidade e por vínculos à Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada. Por meio da análise conteúdo das entrevistas semiestruturadas que foram feitas com cinco (5) coordenadores, dez (10) professores e (10) participantes dos programas, foi possível verificar, que as intervenções realizadas por profissionais de diferentes regiões e realidades do Brasil, embora não explicitamente, têm estratégias de busca de autonomia e propostas de inclusão que implicam em percepções de empoderamento veiculadas pela prática da Atividade Motora Adaptada, tanto pessoal quanto coletivo.
Resumo: [en] In the last decades, the term empowerment has gained academic and social relevance, becoming part of the most diverse fields of knowledge. The purpose of this study was to investigate Physical Education and Sport projects and programs for people with disabilities who value empowerment as a strategy of teaching and learning for their participants. Under a qualitative perspective, of descriptive character and utilizing the analysis of content, we conducted this research with five projects and programs of Physical Activities and Sports for people with disabilities in Brazil that, in their pedagogical proposals, contemplated the empowerment. The selection of these programs / projects was based on the indication of specialists actuated by accessibility and by links to Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada. Through analysis content of the semi-structured interviews that were done with 5 coordinators, 10 teachers and 10 participants of the programs, it was possible to verify that the interventions carried out by professionals from different regions and realities of Brazil, have autonomy seeking strategies and proposals of inclusion that imply in perceptions of empowerment conveyed by the practice of Adaptive Motor Activity, both personal and collective
Titulação: Doutorado em Educação Física
Orientador (a): Profª. Drª. Graciele Massoli Rodrigues.
Banca

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Assuntos: Educação Física. Práticas Pedagógicas. Educação Inclusiva.
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Pesquisa Específica