Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Autor: Maria Helena Paiva Da Costa
Título(s): DE PÉ NO CHÃO TAMBÉM SE APRENDE A LER: ARQUITETURA, CIDADE E PARTICIPAÇÃO POPULAR
Resumo: [pt] Nos primeiros anos da década de 1960, o Brasil passa por uma série de experiências educacionais para resolver o problema do analfabetismo no país. A campanha De Pé no Chão Também se Aprende a Ler surge nesse contexto, no ano de 1961, em Natal/RN. Neste trabalho, buscou-se contextualizar a participação popular nas políticas de gestão urbana, pois a população teve papel fundamental para o seu êxito. A presença da cultura popular na campanha, tanto nas práticas educativas, quanto na arquitetura desenvolvida para as escolas, chamada de Acampamentos Escolares, foi fundamental para o êxito do programa, isto é, a grande mobilização e adesão da população local à campanha. Esta pesquisa gerou um produto inédito que trata do mapeamento dos Acampamentos Escolares.
Resumo: [en] In the early years of the 1960s, Brazil underwent a series of educational experiences in the effort to solve the problem of illiteracy in the country. The campaign De Pé no Chão Também se Aprende a Ler (Standing on the Ground Also Learns to Read) arises in this context, in the year 1961, in Natal / RN. In the studies about this campaign, we sought to contextualize popular participation in urban management policies, since the population played a fundamental role in its success. Another factor that deserves to be highlighted is the popular culture that was introduced in the campaign, in both aspects the educational practices and in the architecture developed for the school buildings, called Acampamentos Escolares (School Camps). The present work generated an unprecedented product that deals with the mapping of the School Camps.
Titulação: Mestrado em Arquitetura e Urbanismo
Orientador (a): Dra. Ana Paula Koury
Banca

-

Assuntos: arquitetura popular; participação popular; gestão urbana; erradicação do analfabetismo.
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)
   

Pesquisa Específica