Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Autor: Juliana Bonformagio de Castro
Título(s): Ladrilho hidráulico e o desenho de superfície
Resumo: [pt] Esta dissertação compreende o estudo do ladrilho hidráulico, material de revestimento que teve origem a partir do surgimento do cimento Portland, no século XIX, sua técnica desenvolvida em 1859, na França e sua superfície decorada. Abordando o ladrilho hidráulico a partir de três aspectos distintos e inter-relacionados: suas características técnicas, suas características artísticas e os princípios de composição, condicionadores do desenho da peça e de sua combinação. O estudo da genealogia do desenho e das suas características, no momento que se desenvolvia a técnica do ladrilho hidráulico, foram desenvolvidas através dos movimentos artísticos Arts and Crafts, Art Nouveau e Art Déco, por meio de autores como Nikolaus Pevsner, Giulio Carlo Argan, Owen Jones, Alan Colquhoun, Renato de Fusco e por fichamentos dos períodos artísticos antecedentes e ilustrados por edifícios da cidade de São Paulo constituídas em ladrilhos hidráulicos, em arquiteturas respectivamente Art Nouveau e Art Déco. O tipo de fabricação em que se enquadra o ladrilho hidráulico, como a manufatura e as características técnicas de fabricação, dada a partir da realização da visita às fábricas de ladrilhos Ladrilar (Bom Retiro, São Paulo, SP, BR) e Dalle Piagge (Vila Humaita, São Paulo, SP, BR). O modo de análises desenvolvidas propriamente para as peças dos desenhos de superfície do ladrilho hidráulico através do catálogo da empresa Casa Franceza, entre o período de 1917 e 1940. Sendo as análises a partir do desenho da peça isolada, da composição/arranjo e do resultado gráfico, por meio de referências de autores como Wucius Wong, Rudolf Arnheim e Ellen Lupton. em Chicago.
Resumo: [en] This dissertation comprises the study of hydraulic tile, a coating material that originated from the appearance of Portland cement in the 19th century, its technique developed in 1859 in France and its decorated surface. Approaching the hydraulic tile from three distinct and interrelated aspects: its technical characteristics, its artistic characteristics and the principles of composition, conditioners of the design of the piece and its combination. The study of the genealogy of the drawing and its characteristics, when the hydraulic tile technique was developed, were developed through the artistic movements Art and Crafts, Art Nouveau and Art Déco, through authors like Nikolaus Pevsner, Giulio Carlo Argan, Owen Jones, Alan Colquhoun, Renato de Fusco and for archives of the artistic periods antecedent and illustrated by buildings of the city of São Paulo constituted in hydraulic tiles, in architectures respectively Art Nouveau and Art Deco. The type of fabrication in which the hydraulic tile fits, such as the manufacturing and the technical characteristics of the fabrication, given the visit to the Ladrilar (Bom Retiro, São Paulo, SP, BR) and Dalle Piagge (Vila Humaita, São Paulo, SP, BR). The analysis mode developed for the tiles of the surface of the hydraulic tile through the catalog of the company Casa Franceza, between the period of 1917 and 1940. The analyzes are based on the design of the isolated part, the composition / arrangement and the result graphic, by means of references of authors like Wucius Wong, Rudolf Arnheim and Ellen Lupton.
Titulação: Mestrado em Arquitetura e Urbanismo
Orientador (a): Maria Isabel Imbronito
Banca

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Assuntos: Ladrilho Hidráulico; Arts and Crafts; Art Nouveau; Art Déco; Manufatura.
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)
   

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