Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Autor: Vinícius dos Santos Moreira
Título(s): Trilhando Caminhos Para Avaliar Na Educação Física Escolar: Uma Pesquisa Colaborativa.
Resumo: [pt] Construir um processo de avaliação que permita acompanhar a aprendizagem dos estudantes e analisar a qualidade das práticas pedagógica implementadas ainda é um desafio para os professores de Educação Física, no Brasil. Cinco professores que atuam na rede pública de ensino do município de Santo André/SP, entre eles o autor deste relatório de pesquisa, decidiram enfrentar o desafio de pesquisar suas próprias práticas, refletindo coletivamente sobre o processo avaliativo que têm implementado em suas práticas pedagógicas. Assim, este trabalho teve por objetivo analisar o processo construído pelos professores para investigar a própria prática avaliativa e discutir as contribuições do trabalho em grupo. A pesquisa foi desenvolvida durante o horário destinado à formação continuada, e adotou os princípios metodológicos da pesquisa colaborativa. As reuniões aconteceram quinzenalmente, em uma escola municipal na qual atua um dos professores colaboradores, totalizando sete encontros, com duração de quatro horas cada um. Esses encontros foram gravados em vídeo, as falas transcritas e submetidas à análise temática, para descrever as experiências, os significados construídos e o percurso da pesquisa do grupo. A pesquisa proporcionou aos professores analisar potenciais e limitações de seus instrumentos de coleta de dados para avaliação, consolidar o trabalho coletivo, compartilhar concepções e compreender a complexidade das praticas avaliativas, contrariando uma lógica predominante nos sistemas educativos de isolamento dos educadores. Aponta para a necessidade de a pesquisa olhar para as necessidades da atuação docente e de investigações que acompanhem com mais profundidade, como podem ser desenvolvidos os processos de avaliação da aprendizagem durante as aulas de Educação Física Escolar.
Resumo: [en] Building an evaluation process that allows students to accompany their learning and analyze the quality of the pedagogical practices implemented is still a challenge for Physical Education teachers in Brazil. Five teachers who work in the public teaching network of the municipality of Santo André / SP, among them the author of this research report, decided to face the challenge of researching their own practices, reflecting collectively on the evaluation process that they have implemented in their pedagogical practices. Thus, this study aimed to analyze the process built by teachers to investigate the evaluative practice itself and discuss the contributions of group work. The research was developed during the hours for continuing education, and adopted the methodological principles of collaborative research. The meetings took place fortnightly, in a municipal school in which one of the collaborating professors works, totalizing seven meetings, lasting four hours each. These meetings were videotaped, the speeches transcribed and submitted to thematic analysis, to describe the experiences, the meanings constructed and the course of the group research. The research allowed teachers to analyze potential and limitations of their data collection instruments for evaluation, to consolidate collective work, to share conceptions and to understand the complexity of evaluative practices, contrary to a predominant logic in educative isolation systems of educators. It points to the need for the research to look at the needs of teaching performance and investigations that accompany, in more depth, how the processes of evaluation of Physical Education Schooling can be developed.
Titulação: Mestrado em Educação Física
Orientador (a): Profa. Dra. Elisabete dos Santos Freire.
Banca

-

Assuntos: Avaliação. Educação Física Escolar. Escola.
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)
   

Pesquisa Específica