Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Autor: Paulo Clepard Silva Januario
Título(s): Formação continuada em educação física escolar: construindo olhares para inclusão
Resumo: [pt] As questões formativas dos professores, à luz do processo de inclusão escolar, ainda tem muito a avançar. Os professores necessitam de um espaço reflexivo para que, diante das incertezas, possam enfrentar e intervir em situações complexas do cotidiano. O espaço de formação continuada pode proporcionar e subsidiar ações para o professor de Educação Física Escolar (EFE), a fim de construir respostas à proposta de inclusão escolar, que configura um desafio na atividade docente. O objetivo desta pesquisa pedagógica foi compreender como grupos de professores de EFE do município de Santo André/SP desenvolvem temas relacionados à inclusão escolar no espaço de formação continuada. Assim, foram acompanhados quatro grupos, que escolheram estudar, durante seis encontros, a temática Inclusão na EF, e, no final, mostraram, para o coletivo, seus percursos. As reuniões e apresentações foram registradas verbalmente, transcritas e submetidas à análise de conteúdo. A pesquisa proporcionou vários olhares relacionados à importância do trabalho colaborativo; às diversas fragilidades do cotidiano escolar; implicações da estrutura educacional; concepções de inclusão escolar; à necessidade de reflexão crítica e importância de existirem espaços formativos para o desenvolvimento contínuo dos professores de EFE na perspectiva da inclusão escolar, com olhares para a diferença.
Resumo: [en] The formative issues of teachers on inclusive education perspective have to advance a lot. Teachers need a reflective space to create possibilities to face and to intervene in complex daily situations, against uncertainties. Continuing education moment can provide and subsidize School Physical Education teacher actions in order to constructo answers to inclusive education proposal, wich sets up a challenge to teachers performance. The objective of this pedagogical research seeks to comprehend how groups of school physical education teachers, from Santo André City/ São Paulo State, develop subjects related to inclusive education in their continuing education moment. Four studies groups were accompainied, wich chose to study the issue ‘inclusion in School Physical Education’ in six meetings and, in the end, they presented to the other teachers their routes. The meetings and the presentation were verbaly registered, transcribed and submitted to content analysis. This research provided a lot of interrelated points of view, as: the importance of collaborative work; the many frailties of daily schooling; the implications of the educational structure; the conceptions of inclusive education; the need of critical reflection and the importance of formative moments to the continuous development of Physical Education teachers in the perspective of inclusive education, looking at the differences
Titulação: Mestrado em Educação Física
Orientador (a): Profa. Dra. Graciele Massoli Rodrigues
Banca

-

Assuntos: Educação Física Escolar; Inclusão Escolar; Formação continuada do professor.
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)
   

Pesquisa Específica