Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Autor: Fabiano Dias
Título(s): A inserção das TIC nas aulas de Educação Física escolar: os modos e razões da utilização por professores e professoras
Resumo: [pt] Este estudo busca conhecer os caminhos escolhidos pelos/as professores/as de Educação Física escolar para inserir as TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) em suas aulas. Teve como objetivos caracterizar o perfil do/a professor/a de Educação Física que utilizam as TIC; apresentar as TIC mais utilizadas; identificar os motivos (razões) de utilizar/inserir as TIC nas aulas de Educação Física escolar; compreender os modos (como) os/as professores/as utilizam as TIC; analisar o conhecimento do/a professora sobre o conceito de Mídia-Educação; verificar a avaliação que o/a professor/a tem de seu trabalho com as TIC; conhecer a perspectiva do/a professor/a, sobre como os estudantes percebem o uso das TIC nas aulas de Educação Física escolar; apresentar as dificuldades enfrentadas pelos/as professores/as para utilizares/inserirem as TIC em suas aulas; identificar as necessidades percebidas pelos/as professores/as para aprimorar o trabalho que realizam com as TIC. Adotamos a abordagem qualitativa, sendo realizada uma pesquisa descritiva e exploratória. Investigamos vinte professores/as de Educação Física escolar de diversas regiões do Brasil, por meio de entrevistas semiestruturadas, as quais foram analisadas com a aplicação da técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstram que existem professores/as de Educação Física escolar que tomam a iniciativa e buscam inserir a tecnologia no trabalho que realizam. Predomina o uso instrumental, no entanto, esse uso se dá pela falta de fundamentação sobre outras formas – como a Mídia-Educação – de abordar as TIC nas aulas de Educação Física.
Resumo: [en] His study seeks to know the paths chosen by the Physical Education teachers to insert the ICT (Information and Communication Technology) in their classes. Its objectives were to characterize the profile of the Physical Education teacher using ICT; present the most used ICT; identify the reasons (reasons) to use / insert ICT in the classes of Physical Education in the school; understand how (how) teachers use ICT; analyze the teacher's knowledge about the concept of Media-Education; check the teacher's assessment of his / her work with ICT; to know the perspective of the teacher, about how the students perceive the use of ICT in the School Physical Education classes; present the difficulties faced by teachers in using / inserting ICT in their classes; identify the needs perceived by teachers to improve their work with ICT. We adopted the qualitative approach, with a descriptive and exploratory research. We investigated twenty teachers of Physical Education from different regions of Brazil, through semi-structured interviews, which were analyzed with the application of the technique of content analysis. The results show that there are teachers of Physical Education at school who take the initiative and seek to insert the technology in the work they do. Predominant instrumental use, however, this use is due to the lack of reasoning about other ways - such as Media-Education - to approach ICT in Physical Education classes.
Titulação: Mestrado em Educação Física
Orientador (a): Elisabete dos Santos Freire
Banca

-

Assuntos: Educação Física, Escola, Tecnologia da informação
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)
   

Pesquisa Específica