Biblioteca - Profª Alzira Altenfelder Silva de Mesquita

Autor: Líslei Rosa de Freitas
Título(s): Idoso e o uso da tecnologia: influência e aprendizado da informática e internet.
Resumo: [pt] O termo envelhecimento ativo é considerado um dos termos mais estudados nos últimos anos e reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como uma fase em que o idoso precisa estar ativo na sociedade, economicamente, socialmente e com saúde e bem-estar. A velocidade de mudança da tecnologia e as facilidades de acesso, faz com que o uso da mesma esteja cada vez mais presente na vida da pessoa independentemente da idade. Em relação ao idoso pode se dizer que a tecnologia tem papel importante no processo do envelhecimento ativo. O presente trabalho teve por objetivo analisar a influência que o aprendizado e o uso da tecnologia (informática e Internet) exerce na vida do idoso. Foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de um estudo de caso e observação, com doze idosos (idade entre 60 e 80 anos). A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas semi-estruturadas em um Espaço Cultural Sênior localizado na Grande São Paulo e para a análise utilizou-se a exploração do material, tratamento, inferência e interpretação dos dados. Os resultados demonstraram que após o aprendizado e o uso das tecnologias os idosos estudados obtiveram ganhos como: aumento da autoestima, melhora na autonomia, independência, inclusão social e digital, entre outros.
Abstract: [en] The term active aging is considered one of the most studied terms in recent years and recognized by the World Health Organization as a stage in which the elderly must be active in society, economically, socially and with health and well-being. The speed of change of the technology and the facilities of access, makes the use of it is increasingly present in the life of the person regardless of age. In relation to the elderly, it can be said that technology plays an important role in the process of active aging. The present work had the objective of analyzing the influence that the learning and the use of technology (informatics and internet) exercises in the life of the elderly. A qualitative study was carried out through a case study, with twelve elderly individuals (age between 60 and 80 years). Data collection was done through semi-structured interviews at a Senior Cultural Space located in Greater São Paulo and for the analysis the material exploration, treatment, inference and interpretation of the data were used. The results showed that after the learning and the use of the technologies the studied elderly obtained gains such as: increased self-esteem, improved autonomy, independence, social and digital inclusion, among others.
Titulação: Mestrado em Ciências do Envelhecimento
Orientador (a): Profª. Drª. Iris Callado Sanches
Banca

-

Assuntos: terceira idade, envelhecimento ativo, tecnologia, informática, internet, aprendizagem.
Arquivo(s): Abrir documento (PDF)
   

Pesquisa Específica